28/02/2015

[Resenha] Simplesmente Acontece - Cecelia Ahern




Sinopse: Simplesmente Acontece - O que acontece quando duas pessoas que foram feitas uma para outra simplesmente não conseguem ficar juntas? Todo mundo acha que Rosie e Alex nasceram para ser um casal. Todo mundo menos eles mesmos. Grandes amigos desde criança, eles se separaram na adolescência, quando Alex se mudou com sua família para os Estados Unidos. Os dois não conseguiram mais se encontrar, mas, através dos anos, a amizade foi mantida através de emails e cartas. Mesmo sofrendo com a distância, os dois aprenderam a viver um sem o outro. Só que o destino gosta de se divertir, e já mostrou que a história deles não termina assim, de maneira tão simples.

Autora: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Páginas: 448
Classificação: 4/5


Eu não tinha vontade de ler esse livro, mas me vi induzida a ler graças ao trailer do filme (disponível no final do post) que me chamou muito a atenção e me fez perceber que eu poderia estar perdendo uma boa história, Ok, eu também queria ler antes de ver o filme.

Quero começar dizendo que não gostei da tradução do título, eu sei que vocês estão se perguntando o que eu sei sobre tradução já que nem leio em inglês, mas qualquer leigo sabe que Simplesmente Acontece nunca será tradução de Love, Rosie e eu acho que o título original teria ficado melhor, pois nesse livro nada simplesmente acontece, tudo é batalhado, Rose se dobra em milhares para conseguir dar conta de tudo e por conta disso não aprovei a tradução do título.

“A vida é dura, mas e daí? É difícil pra todo mundo, não é? Quem disser que é fácil está mentindo.”

O livro conta a história de dois amigos de infância, Rose e Alex, eles se conhecem a vida toda e eram inseparáveis até que Alex tem que se mudar com a família para Boston e Rose permanece em Dublin até a formatura, mas as coisas não acontecem como o planejado e Rose acaba não podendo se mudar para Boston e estudar hotelaria como planejado.  A partir desse ponto a vida dos protagonistas muda drasticamente, pois enquanto Rose está comendo o pão que o diabo amassou, tendo muitas dificuldades em aceitar e se adaptar a sua nova condição, Alex está progredindo nos estudos e tem tudo para se tornar um grande profissional.

Todo o livro acontece por meio de cartas e e-mails o que tornou a narrativa rápida (no meu caso), o que me pegou de surpresa é que o tempo passa, não é o tipo de livro que acontece no período de um ano, a cada cartão de aniversário eu ficava mais boquiaberta, pois não era o que eu esperava, nem queria. Simplesmente Acontece (Love, Rosie) é um livro cheio de sentimentos contraditórios, encontros e desencontros, coisas que podem parecer ficção, mas eu garanto que podem acontecer na vida real.

“Sabe, vocês dois têm a pior sincronia do mundo! Quando é que vão aprender a caminhar no mesmo passo?" 

Eu observei que a história de Cecelia Ahern lembra muito, muito o filme Um Dia, eu não li o livro então não posso dizer com certeza se os livros se parecem, mas que eu lembrei muito do filme há eu lembrei, mas isso não é algo ruim e nem chega a ser um clichê, talvez o lance de se apaixonar pelo melhor amigo seja, sei lá.

“A vida gosta de fazer isso com a gente de vez em quando: te joga num mergulho em alto-mar e, quando parece que você não vai suportar, ela te traz para a terra firme de novo.”


Eu gostei muito mesmo do livro, pois tenho uma história parecida, amar o melhor amigo de infância que se muda com a família para outro estado (com a Rosie foi País, mas tá valendo), manter contato por anos, etc.. Só que no meu caso a história não teve um final feliz. Enfim, eu recomento muito a leitura para todos que querem um entretenimento romântico, engraçado e leve.


Confira o trailer do filme! 



Beijos e até a próxima!

2 comentários:

  1. Que lindo!
    Já quero ler. Fique curiosa por essa narrativa em cartas. Parecer ser uma perspectiva bem interessante. Sobre a tradução, tem umas que ngm merece mesmo. Acabam com o sentido da história. Mas amei a dica, vou procurar esse livro.
    Bjs
    entrereaiseutopias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Parece incrível mesmo,
    eu quero ler e assistir ao filme *--*
    bjuu.

    www.apartirdos23.com.br

    ResponderExcluir