17/01/2020

[Resenha] Corte de asas e ruínas - Sarah J Maas




Sinopse: Em meio à Corte Primaveril, num perigoso jogo de intrigas e mentiras, a Grã-Senhora da Corte Noturna esconde seu laço de parceria e sua verdadeira lealdade. Tamlin está fazendo acordos com o invasor, Jurian recuperou suas forças e as rainhas humanas prometem se alinhar aos desejos de Hybern em troca de imortalidade. Enquanto isso Feyre e seus amigos precisam aprender em quais Grãos-Senhores confiar, e procurar aliados nos mais improváveis lugares. Porém, a Quebradora da Maldição ainda tem uma ou duas cartas na manga antes que sua ilha queime.

Autora: Sarah J. Maas
Editora: Galera Record
Páginas: 686
Classificação: 5/5


Pensa em uma resenha difícil de ser feita, essa foi de longe uma desafio. Demorei mais que o habitual para expressar o que eu acho, porque eu acho tantas coisas que não sabia no que me ater na hora de contar para vocês e não quero levantar comparações com TOG. Então, no grupo do Facebook de fãs da série uma menina levantou uma discussão e eu vi a luz do que eu realmente quero falar para vocês sobre esse livro.

O que mais me chama a atenção em Corte de Espinhos e rosas no geral é sua humanidade, é de longe a fantasia mais humana que eu já li, com tantas nuances e questões que você não sabe bem para onde olhar e no que focar, ao mesmo tempo que  essa cacofonia de acontecimentos não deixa o leitor perdido, pois lidamos com isso diariamente, com erros, acertos, escolhas difíceis, decisões conflituosas e seguimos, assim é ACOTAR.

“A pessoa mais improvável pode mudar o curso da história”

No post que eu comentei acima, a menina questiona ações da Feyre lá no primeiro livro e isso me fez pensar na personagem que por mais que tenha me agradado, não tinha me chamado a atenção completamente até agora. Percebi que cada erro da Feyre foi sentido por três livros, mas precisamos lembrar que ela não é uma guerreira, todos nós somos lutadores, acordamos todos os dias para ter o melhor, dar o melhor para quem amamos, mas quem aqui encararia uma guerra? Quem aqui entende de estratégia tática? Quem aqui sabe do que é realmente capaz até ser forçado a descobrir? E assim é a Feyre, uma lutadora, que ganha na força de espírito e vontade, cheia de erros pela caminho, mas sempre tentando acertar, lutando primeiro pela sua sobrevivência, depois pelos do que ela ama e DEPOIS pelo mundo e é assim que vivemos todos os dias da nossa vida sem nos damos conta, coisa que a Sarah esfrega na nossa cara e nem percebemos, até alguém levantar uma questão hipócrita em um post do Facebook.

“Apenas você pode decidir o que a destrói”

A mesma coisa com Rhysand, a princípio ele é o rei que salvou a princesa do calabouço, perfeito, engraçado, carismático e depois, olhando mais de perto vemos que o personagem é cheio de falhas, defeitos, medos e puxa vida isso humaniza tanto o Rhys que ele ser o mais forte e blábláblá fica pequeno. Enquanto viver ele vai sofrer pelo que fez na montanha, culpa, não arrependimento, pois ele defendida algo precioso para ELE e tendemos sim a colocar os nossos a frente de todos os outros. Quantas vezes ao longo desse livro vi o personagem demonstrar força e frieza e depois desabar com seus medos, afundar na escuridão da culpa, não achar ser merecedor da felicidade. Para mim existe uma diferença entre defender uma causa, combater uma onda de ódio e está super tranquilo em sacrificar quem você ama pelo bem maior. Isso não existe, queremos o bem, lutamos pelo bem, defendemos o bem, mas não se isso exigir um sacrifício pessoal extremo, não vamos subir em um pedestal de “eu não faria” porque na real ninguém sabe o que faria até ter que fazer alguma coisa.

“É raro uma pessoa encarar quem realmente é e não fugir, não ser destruída por isso”

No mais tantas outras coisas acontecem, temos traumas de tudo que é lado, temos Nestha que é odiada, mas tem meu afeto, Elain que tem tudo para ser amada, mas é uma planta e me estressa. Temos Lucian que está tentando se encontrar na nova realidade, temos Tamlim e não sei o que pensar a respeito dele ainda, não gosto do cara, mas não quero seu mal. E temos nossa corte dos sonhos, Mor e suas questões, Cass e seu masoquismo (figurado), Az e suas questões, sendo que uma delas só será resolvida quando outra questão for resolvida e Amrem que é ranzinza, mas é tão encantadora e está para encarar uma mudança tão significativa. Como eu disse esse livro é muito mais do que aparenta, traz muitas questões de auto-conhecimento, trauma psicológico e perdão, essa trilogia vale tanto a pena que nem sei, só tenho certeza que a Sarah arrasa muito.


Deixando as comparações com a vida real de lado e mergulhando unicamente na história, quero dizer que Feyre foi jogada para escanteio na guerra, não foi nada aproveitada, teve sua participação, foi importante, mas poderia ter rendido cenas muito impactantes e de força, faltou luta nessa guerra e isso me incomodou, pois a cada passo da personagem eu esperava e nada acontecia. Muito foi dito ao longo dos livros sobre o Mor e Amren e eu queria ter visto essa força, temos uma demonstração? Sim, mas nem 1% do que eu gostaria que tivesse sido, além de perdas um tanto insignificantes no final das contas, deixando uma sensação de “cade essa guerra sangrenta que eu sempre esperei”, talvez eu tenha esperado uma Aelin da vida, mas Feyre não é uma guerreira lembram? Sendo assim, mesmo me incomodando essa falta da personagem na luta corpo a corpo acho coerente, a falta da Mor não tem desculpa, a autora errou feio nesse ponto.
"Mas isso é guerra. Não temos o luxo de ter boas ideias, apenas de escolher entre ideias ruins."

Terminei o livro querendo mais, questionando um monte de coisas, imaginando inúmeros cenários, mas com a sensação de final. Não tivemos arcos 100% fechados, mas o problema central foi resolvido e isso me basta por hora, não sei dizer se por se tratar de uma trilogia eu tive pouco tempo para me apegar aos personagens, mas se acabasse de fato aqui bastaria para mim. Mas sabemos que tem mais e acredito que em Corte de gelos e estrelas Sarah vai puxar alguns fios e ai sim abrir a história para mais possibilidades, tem muito para ser contado ainda, muitos personagens ótimos que merecem desfechos conclusivos e algo me diz que o próximo livro é na verdade uma porta para mais um capítulo dessa história e não apenas um livro para saciar curiosidade de fã.

"A grande alegria e honra de minha vida foi conhecê-los. Chamar vocês de minha família. E sou grato, mais do que posso expressar, por ter recebido esse tempo com vocês."

Sei que essa resenha não é exatamente convencional, mas o que foi dito aqui realmente me chamou a atenção e eu queria dividir com vocês essa minha perspectiva da história, espero que tenham curtido, deixem nos comentários suas opiniões.

Beijos a e até a próxima!


15 comentários:

  1. Nunca li nesses livros, e fico um pouco perdida, porque ele é continuação
    Pelo que entendi bem Feyre ficou bem jogada nesse livro e foi mal aproveitada. Sendo bem honesta fico super triste em ver isso, já passei por leituras assim. Eu fico bem decepcionada quando vejo que alguns personagens não tem o desfecho merecido também. Sua sinceridade foi justa menina

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Ainda não tive a oportunidade de ler essa trilogia, mas tenho bastante curiosidade, mesmo não sendo meu estilo de leitura, porque vejo falarem super bem. Adorei tua resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Oi, Thayza.
    Tem livros que são realmente difíceis de resenhar, né?!
    Eu li o primeiro livro da trilogia quando ele foi lançado e me lembro de ter gostado bastante.
    Acho que preciso fazer uma releitura rápida dele e dar sequência na história, porque só leio ótimas críticas sobre a série toda!!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  4. Oi, amei essas questões que você levantou sobre a humanidade dos personagens. Ainda não li a série, mas pelo seu post já deu vontade de ler.

    ResponderExcluir
  5. Oi,tudo bem?

    Nessa história mostra os dilemas diários de nós mesmos entre as lutas, os desafios, as escolhas e tudo isso e muito mais a autora criar nesse universo. Já li i primeiro livro da saga e pretendo terminar e depois de sua resenha expressando que vai além da nossa curiosidade mas com aprofundamento dos personagens.
    Obrigada por sua opinião sincera.Adorei!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Não é uma resenha convencional, mas é uma resenha apaixonada, de quem se jogou na leitura, ao meu ver e prefiro resenhas assim, com paixão, lógico que em alguns casos, nada sabemos do livro porque a pessoa não consegue sair de seu próprio transe, mas não foi o seu, trouxe o que é relevante da obra e mostrou como a leitura foi para você. Já conheço o livro é bem interessante mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Olá...
    Eu estou loooooooouca pra ler essa série!!! Vários leitores já me indicaram e tenho certeza que é uma história que irá me encantar... Preciso ler logo logo :)
    Seus comentários me animaram ainda mais!
    Bjo

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Eu ainda não li nada da autora, mas TODO mundo me indica e falo que eu preciso ler pra ontem. O que mais me chamou atenção e também me fez querer dar uma chance à historia é o fato de você ter sentido certa humanização. Isso me chamou atenção, e me fez especular de que forma a autora fez isso.
    Gostei da resenha, me instigou a enfim dar uma chance aos livros da Sarah.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho essa trilogia, porém eu ainda não o li. Por isso no decorrer da sua resenha fiquei meio perdida com as descrições dessa guerra e dos personagens. Mais pelo visto a sua personagem preferida não teve seu papel central, e a guerra que esperava ser sangrenta não foi nada do que imaginava. Da para ver que se trata de uma leitura e tanto, e por isso não vejo a hora de iniciar a leitura dessa série e poder tirar minhas próprias conclusões.

    ResponderExcluir
  10. Nossa eu amei a sinceridade na sua resenha, realmente tem livros que me deixam louca pois são mega difíceis de resenhar. Eu ainda não li os da Sarah mas eles estão na minha wishlist e meta 2020!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  11. Oi Thayza,
    Sua resenha me fez lembrar de que preciso ler essa trilogia. Muitos amigos amam esses livros, mas ainda não tive oportunidade de ler. Adoro uma boa serie de aventura e fantasia. Como esse é o terceiro livro da série, li sua resenha por alto, para não pegar um grande spoiler. Gostei muito de você ter levantado a questão da humanidade dessa história, porque são esses pontos que fazem a gente se apaixonar ou não por uma história. Quando a gente pode se identificar com os personagens.
    Obrigado pela lembrança. Vou colocar na lista de Livros para Ler em 2020.
    Com amor, André
    Garotos Perdidos

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Comecei a ler o primeiro livro, pois as meninas do grupo falavam muito bem, não consegui me encantar com a história acho que faltou alguma coisa ou eu não estava muito bem para ler esse tipo de enredo e até hoje escuto comentários sobre como é extraordinário essa série. Eu comprei a série então ainda tenho chance de terminar e me apaixonar. Adorei sua resenha todos os pontos que você destacou vou ter em mente quando for ler, principalmente sobre as reações de Feyre que é a personagem principal. Obrigado pela dica, bjs!

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bom?
    Como eu não li o segundo livro ainda, li a resenha bem por cima para evitar spoilers rs Eu gostei muito das suas ponderações e é uma pena saber que a Feyre não foi tão aproveitada na guerra. Curti saber que mesmo não acabando tudo redondinho, o final é satisfatório. Espero ler em breve <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem? Está ai uma trilogia que vejo todo mundo falando, e amando, porém que ainda não tive coragem de ler. Pulei algumas partes da resenha para tentar não pegar spoilers, admito, porém curti seu modo diferenciado de expressar sobre e a uma perspectiva diferente da história. Adorei e que traga mais resenhas assim!
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Então... eu desisti da trilogia na primeira obra. O livro não me conquistou de forma nenhuma! Forcei até a metade, mas não rolou para mim. Vendo sua resenha e apesar de ser positiva e saber que o ponto principal foi totalmente esclarecido, confesso que ainda não desperta meu interesse, pois vejo que ficaram pontos pendentes e isso não é bacana para finalizar uma trilogia.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir