28/06/2019

10 livros com temática LGBT



Olá!!

            Hoje dia 28 de Junho é comemorado o dia mundial do orgulho LGBT e como forma de comemoração dessa data tão importante, eu separei uma lista de livros com temática LGBT para indicar para vocês.




O que aconteceu do dia 28 de Junho de 1969?
A marca um episódio ocorrido em Nova Iorque, em 1969. Naquele dia, as pessoas que frequentavam o bar Stonewall Inn, até hoje um local de frequência de gays, lésbicas e trans, reagiram a uma série de batidas policiais que eram realizadas ali com frequência.

Singular  - Thati Machado

Sinopse: Noah sempre quis ser um garoto. Exatamente desse jeito. Com ponto final depois do substantivo masculino. Bom, ao menos era assim que as outras pessoas viam a situação. Para Noah, ele era um garoto. Novamente: ponto final. Durante toda uma vida Noah se sentiu deslocado, diferente, estranho. Era como se ele fosse um pacote que precisava vir acompanhado de cuidados e explicações. O que ele não sabia - mas estava prestes a descobrir - é que era único. Era singular. Como muitos garotos - com ponto final - Noah também esperava encontrar alguém com quem dividir absolutamente tudo. E enquanto isso não acontecia, ele achou que seria uma excelente ideia curtir o carnaval na cidade maravilhosa. Ele só não esperava que a terra de clima quente e pessoas calorosas pudesse lhe oferecer muito mais.

O guia do cavalheiro para o vício e a virtude – Mackenzi Lee

Sinopse: Henry "Monty" Montague nasceu e foi criado para ser um cavalheiro, mas nunca foi domado. Os melhores internatos da Inglaterra e a constante desaprovação do pai não conseguiram conter nenhuma das suas paixões – jogos de azar, álcool e dividir a cama com mulheres e homens. Mas agora sua busca constante por uma vida cheia de prazeres e vícios está em risco. O pai quer que ele tome conta dos negócios da família. Mas antes Monty vai partir em seu Grand Tour pela Europa, com a irmã mais nova, Felicity, e o melhor amigo, Percy – por quem ele mantém uma paixão inconsequente e impossível. Monty decide fazer desta última escapada uma festa hedonista e flertar com Percy de Paris a Roma. Mas quando uma de suas decisões imprudentes transforma a viagem em uma angustiante caçada através da Europa, isso faz com que ele questione tudo o que conhece, incluindo sua relação com o garoto que ele adora.

Minha versão de você – Christina Lauren

Sinopse: Há três anos a família de Tanner Scott se mudou da Califórnia para Utah, fazendo com que sua bissexualidade voltasse para o armário. Agora, com apenas mais um semestre até o fim das aulas no colegial e seu tão sonhado futuro em uma universidade longe da família, ele só deseja que o tempo passe mais depressa. Quando Autumn, sua melhor amiga, se inscreve na aula de escrita e o desafia a participar, Tanner não consegue recusar o convite, afinal de contas, quatro meses é tempo mais do que suficiente para escrever um livro, certo? o garoto está mais certo do que imagina, pois leva apenas um segundo para que ele note Sebastian Brother, o prodígio mórmon que, nas aulas de escrita do ano anterior, escreveu e publicou o próprio livro, e agora orienta a turma. Se quatro meses é muito tempo, um mês pode não ser. E é exatamente esse tempo que leva para Tanner se apaixonar por Sebastian. Mais uma vez assinando como Christina Lauren, Christina Hobbs e Lauren Billings (The House) abordam religião, identidade e sexualidade, entrelaçando perfeitamente as aulas de escrita de Tanner, sua paixão por Sebastian e os problemas surgidos quando os sentimentos de Sebastian entram em conflito com o que a igreja espera dele.

Um milhão de finais felizes – Vitor Martins


Sinopse: Jonas não sabe muito bem o que fazer da vida. Entre suas leituras e ideias para livros anotadas em um caderninho de bolso, ele precisa dar conta de seus turnos no Rocket Café e ainda lidar com o conservadorismo de seus pais. Sua mãe alimenta a esperança de que ele volte a frequentar a igreja, e seu pai não faz muito por ele além de trazer problemas.

Mas é quando conhece Arthur, um belo garoto de barba ruiva, que Jonas passa a questionar por quanto tempo conseguirá viver sob as expectativas de seus pais, fingindo ser uma pessoa diferente de quem é de verdade. Buscando conforto em seus amigos (e na sua história sobre dois piratas bonitões que se parecem muito com ele e Arthur), Jonas entenderá o verdadeiro significado de família e amizade, e descobrirá o poder de uma boa história.

Á primeira vista – David Levithan

Sinopse: Mark e Kate são da mesma turma de cálculo, mas nunca trocaram uma única palavra. Fora da escola, seus caminhos nunca se cruzaram... Até uma noite, em meio à semana do orgulho gay de São Francisco. Mark, apaixonado pelo melhor amigo ― que pode ou não se sentir do mesmo jeito ―, aceita o desafio que mudará sua vida. E sobe no balcão do bar em um concurso de dança um pouco diferente... Na plateia, Kate, fugindo da garota que ela ama a distância por meses e confusa por não se sentir mais em sintonia com as próprias amigas, se encanta pela coragem e entrega do rapaz. E decide: eles vão ser amigos. Em meio a festas exclusivas, fotógrafos famosos, exposições em galerias hypadas, essa ligação se torna cada vez mais forte. E Mark e Kate logo descobrem que, em muito pouco tempo, conhecem um ao outro melhor que qualquer pessoa. Uma história comovente sobre navegar as alegrias e tristezas do primeiro amor... uma verdade de cada vez.

Não conte nosso segredo – Julie Anne Peters

Sinopse: Julie Anne Peters é uma autora americana muito conhecida por suas obras de ficção infanto-juvenil. Peters publicou 20 obras, principalmente romances, voltados para crianças e adolescentes, muitas das quais apresentam personagens LGBTQ+. Além dos Estados Unidos, os livros de Peters foram publicados em vários países, incluindo Coréia do Sul, China, Croácia, Alemanha, França, Itália, Indonésia, Turquia e agora no Brasil com a obra Não conte nosso segredo. Prêmios: Best-seller no New York Times; Indicada ao prêmio de Melhor Ficção Juvenil pela ALA; Finalista do prêmio de melhor livro do Colorado; Nominada para a lista de livros Feministas para adolescentes pela ALA.

Quinze dias – Vitor Martins

Sinopse: Felipe está esperando por esse momento desde que as aulas começaram: o início das férias de julho. Finalmente ele vai poder passar alguns dias longe da escola e dos colegas que o maltratam. Os planos envolvem se afundar nos episódios atrasados de suas séries favoritas, colocar a leitura em dia e aprender com tutoriais no YouTube coisas novas que ele nunca vai colocar em prática. Mas as coisas fogem um pouco do controle quando a mãe de Felipe informa que concordou em hospedar Caio, o vizinho do 57, por longos quinze dias, enquanto os pais dele estão viajando. Felipe entra em desespero porque a) Caio foi sua primeira paixãozinha na infância (e existe uma grande possibilidade dessa paixão não ter passado até hoje) e b) Felipe coleciona uma lista infinita de inseguranças e não tem a menor ideia de como interagir com o vizinho. Os dias que prometiam paz, tranquilidade e maratonas épicas de Netflix acabam trazendo um turbilhão de sentimentos, que obrigarão Felipe a mergulhar em todas as questões mal resolvidas que ele tem consigo mesmo.

Ele – Elle Kennedy e Sarina Bowen

Sinopse: James Canning nunca descobriu como perdeu seu melhor e mais próximo amigo. Quatro anos atrás, seu tatuado, destemido e impulsivo companheiro desde a infância simplesmente cortou contato. O que aconteceu na última noite daquele acampamento de verão, quando tinham apenas 18 anos, não muda uma verdade simples: Jamie sente saudade de Wes.

O maior arrependimento de Ryan Wesley é ter convencido seu amigo extremamente hétero a participar de uma aposta que testou os limites da amizade deles. Agora, prestes a se enfrentarem nos times de hóquei da faculdade, ele finalmente terá a oportunidade de se desculpar. Mas, só de olhar para o seu antigo crush, Wes percebe que ainda não conseguiu superar sua paixão adolescente.

Jamie esperou bastante tempo pelas respostas sobre o que aconteceu com seu relacionamento com Wes, mas, ao se reencontrarem, surgem ainda mais dúvidas. Uma noite de sexo pode estragar uma amizade? Essa e outras questões sobre si mesmos vão ter que ser respondidas quando Wesley e Jamie se veem como treinadores no mesmo acampamento de hóquei.


KIT GAY – Galera Record
Ele é real!!!
A editora Galera Record em uma jogada de marketing maravilhosa lançou o Kit gay tão falado durante as eleições. Que ideia genial, sério. O box conta com 3 livros de temática LGBT, são eles...



George – Alex Gino

Sinopse: Quando as pessoas olham para George, veem um menino. Mas ela sabe que é menina. George acha que terá que guardar esse segredo para sempre: ser uma menina presa em um corpo de menino. Até que sua professora anuncia que a turma irá encenar “A teia de Charlotte”, e George quer muito ser a aranha protagonista. Mas a professora diz que ela não pode porque... é um menino. Com a ajuda da sua melhor amiga, George elabora um plano, e todos saberão que ela pode ser Charlotte.

Dois garotos se beijando - David Levithan

Sinopse: Rodeados por uma multidão, Craig e Harry estão tentando quebrar o recorde mundial do beijo mais longo. Eles não são mais um casal, mas já foram.

Peter e Neil são um casal. Seus beijos são diferentes.

Avery precisa decidir como contar para Ryan que é transexual, mas está com medo de não ser aceito.

Cooper passa suas noites em claro, no computador, criando vidas falsas online e seduzindo homens que jamais conhecerá na vida real.

Cada um desses meninos tem uma situação diferente. Mas no centro de todas essas histórias está o amor e a coragem para lutar por um mundo sem preconceitos.

Você tem a vida inteira – Lucas Rocha

Sinopse: As vidas de Ian, Victor e Henrique são entrecortadas pelo diagnóstico do HIV. Victor fica inseguro ao descobrir que Henrique, com quem está começando uma relação, é soropositivo. Depois de fazer um teste onde o resultado é negativo, Victor conhece Ian, que, como ele, que acabou de receber uma notícia que pode mudar sua vida. No impulso de ajudá-lo, Henrique entrelaça os destinos dos três.

Lucas Rocha narra, a partir das três perspectivas, os medos e as esperanças de quem convive com HIV. Uma história que não é sobre culpa ou estar doente, e sim sobre nunca esquecer que ainda temos a vida inteira.

                       Essa é a nossa lista, espero que tenham gostado e que levem muitas indicações de leitura desse post. Lembrem-se sempre que preconceito e intolerância se combatem com conhecimento, informação e muito amor. Vamos amar e respeitar o amor do próximo.

Beijos!






7 comentários:

  1. Quero comprar o Box do Kit Gay, que aliás uma baita jogada.
    achei a ideia muito inteligente.
    Dos livros que você citou não li nenhum! Que vergonha.

    ResponderExcluir
  2. Olá, adorei a sua listinha! Achei esse kit gay muito maravilhoso e fiquei feliz quando a responsável pelo marketing da editora enviou ele para o governo, mostrando como dá pra tratar de temas importantes na literatura e que não há cura para o que não é doença! Não conhecia alguma das obras mas com certeza irei procurar.

    ResponderExcluir
  3. Fui vendo suas indicações e pensando "esse eu quero ler, esse também, e esse...", enfim, todos são livros que tenho vontade de ler, só George eu já li e gostei muito.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Uma lista muito interessante. Tenho vontade de ler o livro O guia do cavalheiro para o vício e a virtude e a autor Vitor Martins. Gostei da escrita da Elle e Sarina.

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  5. Oi Thayza!
    Adorei seu post, ainda não li nenhum desses livros, conheço alguns por resenhas que leio e me surpreende cada trama, cada história. O preconceito ainda existe para aqueles que tem mente fechada, mas um dia chegamos lá. Anotei suas dicas e vou procurar as resenhas para saber mais sobre os enredo, obrigado, bjs!

    ResponderExcluir
  6. Conheço alguns títulos que citou, mas ainda não li nenhum. Para quem curte esse estilo literário, essas dicas são um prato cheio, pois tem muita coisa boa aqui no post!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá! Eu não li nenhum desses livros, não pela temática, mas porque não tive oportunidade mesmo. Não vejo nada demais, e inclusive acho mais que válido! Há que se ter representatividade em tudo e sobre tudo, afinal, qual a diferença de um romance com um sala de homens ou mulheres para um casal de um homem e uma mulher? Se há histórias para todos os casais, que sejam escritas então. Amei, e espero ter logo a chance de ler qualquer um deles!

    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir