30/04/2019

[Resenha] Obsidiana - Jennifer L. Armentrout




Sinopse: Começar de novo é um saco. Quando a gente se mudou para o interior, bem no início do último ano do colégio, eu já vinha me preparando para o sotaque caipira, o tédio, a internet lenta e um monte de chatices…Até dar de cara com o meu vizinho lindo, alto de dar tontura e com intimidantes olhos verdes. Hummm…os prognósticos estavam melhorando. Até que…ele abriu a boca. Daemon é irritante. Arrogante. Dá vontade de matar. A gente não se dá bem. Não mesmo. Mas, quando um caminhão quase me transforma em panqueca, o garoto literalmente congela o tempo com um aceno de mão e aí, bom, algo inesperado acontece. O alien gato (meu vizinho) tem poderes!!! Você me ouviu bem. ALIEN! A verdade é que ele e a irmã têm uma galáxia de inimigos que querem roubar seus poderes. O rastro que deixou em mim brilha como árvore de natal e isso não é nada bom. O único jeito de sair viva dessa é ficar colada em Daemon até a magia alienígena desaparecer.
Quer dizer, isso se eu não matar o cara primeiro.

Autora: Jennifer L. Armentrout
Editora: Valentina
Páginas: 320
Classificação: 4/5


A premissa do livro me chamou a atenção logo de cara, eu nunca tinha lido ou escutado falar de um YA nessa temática até Obsidiana. Fui apresentada a história por uma página no Facebook, o intuito da página era de trazer o livro para o Brasil, então eu fiquei bem curiosa a respeito já que tinha várias pessoas falando bem e pedindo que o livro fosse publicado aqui, sendo assim eu passei a acompanhar as notícias até que foi anunciado que a editora Valentina decidiu publicar o livro, depois disso foi só esperar um pouco para me jogar nessa história e tirar minhas próprias conclusões.

“- Por que você é tão babaca? 
— Todo mundo tem que ser bom em alguma coisa, certo?  
— Bem, você tá fazendo um ótimo trabalho.”

            Obsidiana conta a história de Katy, uma menina que perdeu o pai a três anos e por conta disso se muda com a mãe para uma nova cidade, mais conhecida como West Virginia. A princípio sair da Florida não era uma ideia bem aceita por ela, mas sabia que sua mãe precisava de um recomeço e como uma boa filha apoiou a decisão. Devido a carga horária extensa de sua mãe, Katy passa bastante tempo sozinha e não tem muita facilidade para fazer amigos, até que descobre que na casa ao lado vivem dois adolescentes e em um rompante de coragem decide bater na porta e “se apresentar” é nesse momento que ela conhece Daemon um cara lindo, charmoso e encantador (oops, desculpe história errada) voltando... Ele é um cara lindo, mas um tremendo babaca e o encontro foi desastroso, regado a muito deboche, arrogância e bate boca, nada melhor que isso para começar uma história não é mesmo?

Katy poderia ser minha melhor amiga, a personagem tem uma personalidade aparentemente tranquila, mas sabe se defender muito bem e usa as palavras sempre a seu favor, corajosa, leal e verdadeira. A protagonista é louca por livros e tem um blog literário (não é legal?) e esse fato ajudou muito para que me identifica-se com ela. Daemon por outro lado é a arrogância em pessoa, fechado, porém lindo e muito corajoso, mesmo não querendo, ele está sempre disposto a ajudar Katy e isso mostra um traço muito positivo da sua personalidade, fica claro logo no inicio que ele gosta de provocar, mas não de ser provocado e preza muito por sua privacidade e por isso mantem as pessoas em uma distancia segura. A terceira personagem “principal” é Dee, não é um triangula amoroso, ela é irmã gêmea de Daemon e diferente do irmão é um doce de pessoa, amável, sociável, alegre e muito encantadora, mesmo sendo uma pessoa de fácil convívio Dee é bem forte e decidida, só quem não percebe isso é seu irmão que a mantem superprotegia e por vezes bem entediada até que Katy entra na sua vida e muda o jogo.

''Sempre fui capaz de me deixar levar pela leitura. Os livros são uma válvula de escape necessária, à qual sempre recorria sem pensar duas vezes."

         Obsidiana é um livro de fácil leitura, possui um ritmo tranquilo, mas não arrastado. Ao longo da história a autora coloca pequenas situações para que a personagem possa ir identificando o que está acontecendo de fato e essas situações movimentam á história da maneira certa. A narrativa é cativante e despretensiosa, com uma protagonista real e dentro da nossa realidade, a parte sobrenatural é bem explicada e explorada, mas ainda ficaram muitas perguntas no ar, suficientes para incentivar o leitor a continuar acompanhando a série. As brigas da Katy e Daemon são engraçadas e proporcionam boas risadas, eles sempre têm uma resposta na ponta da língua o que deixa a situação bem dinâmica e deixando o leitor na expectativa para saber quem vai ganhar o round.

Mesmo a história sendo bem clichê e previsível, Jennifer conseguiu me surpreender com a forma que criou a forma alienígena dos personagens, isso sim eu achei bem original, essa coisa lúdica de luz contra escuridão me agradou bastante, já que foi abordada de uma forma personificada bem legal e interessante. O destaque fica a cargo do Daemon, ele é o babaca mais fofo que você respeita, os lindos olhos verdes iluminam a narrativa e as cenas dele com a Katy em que se deixam levar pelo coração (ou pelo corpo) são bem sensuais e cheias de tensão, bem no estilo jovem de quem quer chegar a algum lugar, mas sabe que aquele não é o momento.

“Sempre achei que as pessoas mais bonitas, bonitas de verdade, por dentro e por fora, são aquelas que não tem noção do efeito que causam.”

         Esse livro cumpriu o proposito dele na minha vida, pois se trata sem dúvida de uma leitura leve e agradável, eu já imaginava que seria algo do tipo Crepúsculo então não comecei a ler esperando outra coisa e essa foi a melhor decisão que eu tomei, sem decepções, sem esforço, sem dificuldades. Esse é de longe o livro ideal para passar o tempo de quem gosta de um livro jovem e clichê, a essa altura do campeonato vocês já devem ter percebido que eu adoro esse tipo de leitura. Enfim, Obsidiana tem minha recomendação.

            Esse é o primeiro volume da série Lux que até o momento já conta com cinco livros publicados, deles três já estão disponíveis em português. Eu estou bem ansiosa para conferir as continuações, conforme eu for lendo venho contar para vocês o que estou achando ok?

Beijos



Nenhum comentário:

Postar um comentário