29/11/2019

[Resenha] Os 12 signos de Valentina - Ray Tavares




Sinopse: Isadora é ariana e seu ex namorado pisciano... Inferno astral! Em busca da combinação astrológica perfeita, ela cria um blog para relatar suas experiências. Isadora descobriu da pior forma possível que o namorado a traíra. E com sua melhor amiga, ainda por cima! A estudante de jornalismo entra numa fossa sem fim. Sem nenhum estágio à vista, ela se afoga em filmes feitos para chorar, pizza e em sua mais nova obsessão: stalkear o perfil do ex namorado no Facebook. Até descobrir exatamente o que deu errado entre ela e Lucas: seus signos são incompatíveis. Basta encontrar um rapaz de libra e seu mundo entrará nos eixos novamente. Com a nova obsessão e a desculpa do trabalho final de jornalismo online, uma reportagem investigativa sob um pseudônimo, Isadora une o útil ao agradável e cria um blog para relatar a experiência: Os 12 signos de Valentina. Já que precisa encontrar o libriano perfeito, por que não aproveita e experimenta os outros signos do zodíaco para ter certeza mesmo?

Autora: Ray Tavares
Editora: Galera Record
Páginas: 392
Classificação: 5/5


            Vou começar essa resenha rasgando seda para Ray Tavares, tive a oportunidade de conhecer a autora em Julho de 2017 no lançamento de Os 12 signos de Valentina. Na época eu estava em outro projeto com uma amiga e naquela loucura de “fazer o blog crescer” me perdi no caminho e fui deixando esse livro para depois, só conseguindo realizar a leitura esse ano. Antes de falar do livro quero dizer que a Ray é um amor de pessoa, lembro nitidamente de dizer para o meu marido o tanto que eu achei ela uma querida, atenciosa, espirituosa e acolhedora. Também sigo a autora nas redes sociais e sempre admirei seu humor, suas posições políticas e sociais, a verdade é que estamos falando de uma fada sem defeitos e após concluir a leitura do meu primeiro contato real com seu trabalho posso afirmar que Ray Tavares é minha religião e só minha opinião importa.


            Posso ser amiga da Isa? Que personagem maravilhosa, doidinha, real e ... Só quero ser amiga dessa pessoa, por favor. A personagem amadurece ao longo da narrativa, mas continua sendo tão ela que só percebemos o quanto ela cresce e se encontra, reparando nos detalhes de sua vida. Vemos Isadora colocar os pés pelas mãos em algumas situações e  não enxergar a verdade bem diante de seu nariz, mas vemos ela reconhecer cada erro, cada burrada e aprender para errar diferente logo ali na frente, não se confunda, eu estou falando da personagem não da sua melhor amiga doida que te proporciona muita dor de cabeça.


            Falando em cabeça, vamos levantar a questão de que Marina é a segunda melhor personagem desse livro, que menina foda, que prima maravilhosa, que amiga leal, que centrada, inteligente, já disse maravilhosa? Enfim, não é à toa que Marina é a voz da consciência de Isadora e não é coincidência que ela é de Capricórnio, mais conhecido como o melhor signo do zodíaco.

            A empreitada da Isa começa de forma despretensiosa, eu acredito ter acontecido a mesma coisa com esse livro e como a vida imita a arte assim como o blog, esse livro virou um sucesso. Acredito que esse aumento de visibilidade da astrologia tenha ajudado muito nas vendas, vamos combinar que 80% de nós (dados tirados da minha cabeça) já fez um mapa astral on-line e sempre inclui um “qual seu signo?” em uma conversa. Signos hoje em dia é socializar, astrologia não é ciência exata, mas é viciante e quanto mais sabemos, mas procuramos saber e nessa onda, uma pesquisa que visa passar o rodo no zodíaco é muito interessante.


 “Porque esse é o grande problema das decepções amorosas e finais de relacionamento: tudo o que é maravilhoso um dia acaba.”


            Ao longo das páginas somos brindados com muitas referências de cultura pop (ou geek, como preferir) e o melhor é se enxergar nessas referencias, pois são do mundo, mas são nossas também, está ai uma das belezas de ler um nacional. Em uma decisão um pouco ousada Ray inseriu crítica política e social de forma leve, reconhecendo os privilégios da Isa e nós fazendo ter consciência dos nossos, levantando questões de desigualdade social, feminismo e sororidade. Na minha visão é um livro leve, divertido, interessante, crítico e clichê, mas um clichê de primeira qualidade.

            E temos o romance que eu já ia esquecer. São 12 signos, 14 caras e uma história bem enrolada para colocar aqui, vocês vão precisar ler, se envolver e se apaixonar juntinho com a personagem. Eu sei que fiquei mexida, apreensiva, feliz, preocupada com o papel de trouxa da Isa e encantada com o final, até que o livro acaba e eu só conseguia pensar “PQP Isadora”.


"Astrologia não é destino, é possibilidade."

            De verdade gente, se você curte astrologia esse é O LIVRO, se você curte comédia romântica esse é O LIVRO, se você curte nacional esse é O LIVRO. E tenho a satisfação de dizer que segundo informações em algum momento poderei dizer que esse é O FILME, já que os direitos de adaptação foram comprados, eu juro que durante a leitura eu pensei umas mil vezes que essa história daria um um filme e tanto. Então leiam e se divirtam.

Um beijão!

ThaYZA!
           

7 comentários:

  1. Olá...
    Eu também AMEI DEMAIS esse livro! Não sou de acreditar em signos e essas coisas, mas, a Ray me conquistou! Esse livro é divertidíssimo e nos ensina muito sobre amor próprio, né? E, assim como você, também quero ser a melhor amiga da Isa!
    Bjão

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Eu não curto muito astrologia, mas esse é um livro que os leitores do meu blog me indicam muuuuito! Eu conheci a Ray na bienal e além de minha xará, ela é uma pessoa incrível que você quer ler os livros só pela simpatia!
    Com certeza irei ler um dia!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Thayza.
    Se fosse só pela empolgação da sua resenha, eu com certeza leria.
    Sou ariana e tive dois namorados librianos, mas para mim essa coisa de astrologia nunca deu certo. Terminei mesmo com um ariano como eu e estamos super bem assim, obrigada! Rs...
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li esse livro, embora ele tenha entrado na minha lista de leitura já há algum tempo. Gosto de astrologia, comédia romântica e de nacional. Você falou tão bem da leitura que fiquei repensando se já não o deveria ter lido rs Mas uma hora chego nele.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Thayza!
    Eu já li um livro da Ray e gostei bastante! Esse parece ser um livro delicinha de se ler, a sua resenha foi realmente cativante!
    bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  6. Oi, eu amo comédias, e gosto disso de signos - que bom ver alguém que não critica capricórnio, rsrs -, então acho que vou gostar muito dessa leitura. Amei seu post!

    ResponderExcluir
  7. Eu não curto enredos que tragam essa temática de horoscopo. Eu não acredito, mas sei que muita gente leva isso a serio e acho problemático abordar isso sem a devida seriedade.
    Beijos

    ResponderExcluir