27/04/2021

[Séries] Sombra e Ossos


SinopseBaseada no livro homônimo de Leigh Bardugo, Sombra e Ossos conta a história do Reino de Ravka, que, há milênios, se encontra dividido em dois por uma tenebrosa barreira. Nesse mundo não muito diferente da Rússia imperial, vive Alina Starkov (Jessie Mei Li), uma órfã que foi recrutada pelo Primeiro Exército do czar para acompanhar os Grishas, figuras mágicas responsáveis por combater as forças malignas. Para vencer a guerra contra o mal e unir seu país, a jovem vai aprender a controlar seus poderes e a confiar em si mesma.

 

Informação


Gênero:  Fantasia, Drama, Ação

Canal: Netflix

Ano de lançamento: 2021

Temporadas: 1 temporada

Status: Indefinido (rezando pela segunda temporada)


Minha opinião


            Mais uma vez a Netflix não deixou a desejar e fez uma série de respeito, eu li apenas o primeiro livro Sombra e ossos e me baseando ao que eu sei, os roteiristas conseguiram trabalhar a essência da história e colocar o principal em tela. Para alguém que leu apenas o primeiro livro e não é fã desse universo posso afirmar que me agradou muito e acredito que por mais pontuações que possam existir os fãs devem ter ficado bem satisfeitos com o resultado.



            A série não se detém em Sombra e Ossos e usa do universo expandido dos Grihas para compor a narrativa, sendo assim temos outros personagens inclusos nessa história que pelo que eu saiba fazem parte de Six of Crow, que tem seu próprio arco que se funde ao arco principal, no primeiro episódio fiquei um pouquinho perdida com essa junção, mas logo me acostumei e fiquei bem interessada em conhecer o outro livro, achei os personagens ótimos e quero descobrir mais, então vou ler a duologia.



            Os personagens principais de Sombra e ossos são: Alina, Maly (Mal) e Darkling (segura essa informação). Um ponto importante é que na série existem flashbacks que fazem total diferença na forma em que vemos os personagens, principalmente o Maly, sinceramente achei uma boa jogada para criar a ligação do personagem com a Alina sem parecer tão forçado, mas o personagem ainda não me agrada, ele é bem simplório para um aspirante a mocinho. Achei que ele ganhou muito tempo de tela o que prejudicou a exploração do crescimento e questões da Alina, que no meu ponto de vista foi minimamente explorada, assim como suas interações no pequeno palácio, Alina é o sol, mas ela gira em torno de Maly e isso é irritante.



               Quando eu vi que o General Kirigan (Darkling) seria interpretado pelo Ben Barnes o coração já deu uma palpitada, depois de testemunhar sua atuação eu perdi tudo, meu coração é dele e meu pano está pronto. Esse já era meu personagem preferido nos livros, agora então nem se fala. As demais atuações foram muito boas, poucas carinhas conhecidas e muitas novas.



            A série é mais clara (no quesito iluminação) do que eu imaginei que seria, tem uma fotografia digna de Netflix, o roteiro ficou muito satisfatório (como eu já mencionei), assim como o número de episódios. A trilha sonora é apenas instrumental, mas proporciona o clima perfeito e músicas não fazem falta. As dúvidas que ficaram durante a minha leitura continuam, eu estou apostando muito em uma segunda temporada, ainda existe muito a ser explorado e como ficou provado a série funciona absurdamente bem visualmente.

 

            Eu indico muito para quem é fã de fantasia no geral, essa série tem tudo para agradar uma grande parcela das pessoas. Espero que tenham curtido a resenha e que gostem da série.


Promo


Beijos e até a próxima!

3 comentários:

  1. Oi Thayza.

    Eu estou bem curiosa para conferir essa série e sua opinião aumentou minha curiosidade para assistir. Porém quero ler pelo menos o primeiro livro Sombra e ossos porque eu ainda não li. Vou tentar adicionar o livro na meta de maio para ler logo e embarcar na série. Parabéns pela opinião, eu adorei.

    Bjos
    https://consumidoradehistorias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Eu assisti a série logo no final de semana que saiu e amei, já quero assistir de novo. Confesso que algumas decisões que os produtores não me agradaram, como o fato de terem adiantado algumas informações de "Sol e Tormenta" e "Ruína e Ascensão" e deixado de lado o treinamento da Alina. Porém, de um modo geral, achei que a série ficou muito boa e estou curiosa para a segunda temporada. Além disso, Ben Barnes é tudo para mim. Também já estou com os panos prontos para passar kkkk.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Não li os livros mas sei que os fãs de Sombra e Ossos estavam esperando a adaptação. Fico feliz que tenha ficado de um jeito bom, eu também não curto séries com iluminação muito escura.

    ResponderExcluir