19/03/2014

[Resenha] O Beijo das sombras - Richelle Mead


Sinopse: Lissa Dragomir é uma adolescente especial, por várias razões: ela é a princesa de uma família real muito importante na sociedade de vampiros conhecidos como Moroi. Por causa desse status, Lissa atrai a amizade dos alunos Moroi mais populares na escola em que estuda, a São Vladimir. Sua melhor amiga, no entanto, não carrega consigo o mesmo prestígio: meio vampira, meio humana, Rose Hathaway é uma dampira cuja missão é se tornar uma guardiã e proteger Lissa dos Strigoi os poderosos vampiros que se corromperam e precisam do sangue Moroi para manter sua imortalidade. Pressentindo que algo muito ruim vai acontecer com Lissa se continuarem na São Vladimir, Rose decide que elas devem fugir dali e viver escondidas entre os humanos. O risco de um ataque dos Strigoi é maior, mas elas passam dois anos assim, aparentemente a salvo, até finalmente serem capturadas e trazidas de volta pelos guardiões da escola. Mas isso é só o começo. Em O beijo das sombras, Lissa e Rose retomam não apenas a rotina de estudos na São Vladimir como também o convívio com a fútil hierarquia estudantil, dividida entre aqueles que pertencem e os que não pertencem as famí­lias reais de vampiros. São obrigadas a relembrar as causas de sua fuga e a enfrentar suas temí­veis consequências. E, quem sabe, poderão encontrar um par romântico aqui e outro ali. Mais importante, Rose descobre por que Lissa é assim tão especial: que poderes se escondem por trás de seu doce e inocente olhar? Richelle Mead dá uma nova face à literatura vampiresca com este romance: mais ácida, apimentada e inteligente do que nunca, a saga dos Moroi e seus guardiões surpreende pelas reviravoltas e pela ousadia desses cativantes personagens.

Autora: Richelle Mead
Editora:  Nova Fronteira 
Páginas: 320
Classificação: 4/5


Eu não dava nada por essa série, sinceramente só comecei a ter algum interesse nela por causa do filme. Comecei a ler e olha que surpresa boa, eu que pensei da minha fase de YA de vampiros já ter acabado me vi envolvida mais uma vez por esses maravilhosos seres com presas.

É meio complicado explicar a história, o que você precisa saber logo de cara é que no mundo criado por Richelle Mead é que existem:

Humanos

Dhampir: São filhos de humanos com Moroi ou Dhampir com Moroi, eles tem poderes dos vampiros e nenhuma de suas fraquezas.

Moroi: São vampiros mortais, eles bebem sangue para sobreviver, mas não matam e sua mordida é como uma droga que deixa a pessoa “doidona” de prazer.

Strigoi: São vampiros “imortais”. Eles se alimentam especialmente de sangue Moroi o que os deixa infinitamente mais fortes e sua mordida transforma qualquer vitima em um Strigoi.

Entendendo isso e sabendo quem é o que, outra coisa básica que você precisa saber é que os Dhampir protegem os Moroi dos Strigoi e colocam a vida de seu protegido acima de tudo.

"Eles vêm primeiro. Protegê-los é o mais importante."

A protagonista Rose é uma Dhampir que protege a sua melhor amiga Moroi Lissa, Rose é de longe a personagem mais peculiar das minhas ultimas leituras, ela não é nada santa, vive surpreendendo com seus atos inesperados e sabe usar da sexualidade como ninguém, protagonizando cenas quentes. Ela se parece muito comigo aos 17 anos (personalidade) e isso me fez gostar dela ainda mais, ao mesmo tempo em que é rebelde e faz as coisas a sua maneira ela sabe das suas responsabilidades e nuca negligencia os cuidados com a Lissa. Em alguns momentos eu quis gritar para que ela seguisse sua própria vida e parasse de se importar tanto com a amiga/protegida, mas ela é a Dhampir mais foda da academia e sempre faz a coisa certa, mesmo que isso venha a partir seu coração. É fácil perceber o quanto ela amadurece ao longo do livro e muito disso se deve a presença do Dimitri que é um Dhampir lindo, misterioso, intenso, sexy, perfeito, seu tutor nos treinamentos, o novo guarda costas de Lissa e uma possível paixão.

 Lissa é uma princesa Moroi (confesso que ainda não entendi como funciona essa monarquia.) que tem um distúrbio emocional gigantesco, eu a achei meio irritante em algumas partes, o que a Rose tem de forte ela tem de frágil, vive se lamentando por isso ou por aquilo, porém ela não é de todo mal, ela é bondosa, leal e ama Rose como uma irmã, mesmo com toda a sua fragilidade emocional ela tenta ajudar a amiga da melhor maneira que pode.

"Todos temos de fazer coisas que não gostamos. Essa é a vida."

O Beijo das sombras é uma história original, envolvente e cativante, a leitura flui e os personagens têm personalidade forte. O legal é que no meio de todo o sobrenatural existe a pura maldade adolescente e a briga pelo poder da popularidade o que dá leveza a narrativa e preenche os espaços dando movimento a história.

"Me ensine a lutar. Fugir eu já sei."

De uma chance para esse livro, se você gosta de YA, de vampiros e de histórias sobrenaturais não vai se arrepender.

Beijos e até a próxima!

7 comentários:

  1. Eu tenho aqui os três primeiros volumes da série, mas não comecei a ler ainda. Já tentei ler o primeiro várias vezes, mas não consegui levar a leitura adiante! De qualquer maneira espero ler logo para poder ver o filme.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já também já tinha tentado ler algumas vezes e não tinha conseguido passar da segunda página, mas depois que a história engrena é muito rapida a leitura.

      Beijos

      Excluir
  2. Esse blog é perfeito <3 Nunca exclua ele e nem pese em abandonar <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que eu já pensei em abandonar o blog muitas e muitas vezes, mas não consigo rs...

      Obrigada pelo elogio!!!

      Beijos :)

      Excluir
  3. Eu já pensei em ler esses livros quando comecei a ver imagens do filme.. Sério que foi cancelado? WHYYY? Eu ja tava querendo ir ver quando saísse... Enfim.. gostei, vou tentar ler quando possível rs..
    Beijos

    Blog Devolva Meu Clichê!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!

      O filme vai direto para DVD (triste :/) eu já estava contando os minutos para a estreia, mas como o que conta é o lucro e não a satisfação da população ficamos sem o filme.

      Tenta ler sim, acredito que você vá gostar.

      Beijos

      Excluir
  4. resenha ótima com certeza lerei
    @livroazuis
    livro azul.blogspot.com.br

    ResponderExcluir