04/09/2019

Bate-Papo: Livros



Olá!

Tudo certinho? Andei pensando e achei que seria legal bater um papo com vocês de vez em quando sobre assuntos variados, quem topa?




Hoje o papo vai ser sore livros e quero começar com a seguinte pergunta: Por que você lê?

Sem resposta certa, vamos só trocar uma ideia ok? Vou começar respondendo.

Eu leio por diversão, da mesma forma que que algumas pessoas gostam de TV, outras curtem malhar e umas tantas preferem sentar com os amigos para conversar. Parece uma pergunta simples vista em um primeiro momento, mas ela rende um textão e até uma parte 2, quem sabe. Enfim, quando leio mergulho para bem longe da minha realidade, problemas, boletos, tristezas etc.. Tudo fica para trás, a leitura me possibilita descansar a mente ao mesmo tempo que preenche minha vida de imaginação, despertando vários sentimentos. Eu só sei que desconecto da realidade e vou fundo na história, me perdendo e preenchendo a cada página e isso me deixa feliz.

Depois dessa resposta vamos partir para aquela coisa de que leitura precisa ter conteúdo. O que vocês acham?

No meu caso, como eu leio 99% por prazer afirmo que toda leitura tem conteúdo, difere muito do que você procura, por exemplo, eu AMO fantasia e romance, são dois gêneros que me atraem e me proporcionam leituras maravilhosas e momentos incríveis e para alguns são livros sem “cultura” já que não se trata de clássico, sendo bem sincera acho isso uma besteira sem tamanho, eu já aprendi tanto em romances e fantasia. Sou da crença que TODO livro tem uma mensagem, independente do gênero sempre podemos tirar alguma coisa, seja para replicar ou para evitar. Como eu sempre digo, conhecimento é poder e leitura é conhecimento, podemos aprender nos divertindo e é, por isso, que o livro é meu refúgio.

Para terminar esse nosso primeiro bate-papo e não estender muito, me digam qual seu gênero preferido e porquê?

Como já falei eu sou a doida da fantasia e do romance, fantasia é imaginação pura, repleta de possibilidades que não precisam ser lógicas, ao mesmo tempo que é cheia de descobertas interessantes e eu gosto de apreciar a criatividade do autor na hora de construir o universo, tá bom, eu amo tudo que envolve o gênero, mesmo reconhecendo que existem características que podem incomodar. Romance é para ser leve, clichê, despretensioso e apaixonante, está ai um gênero que eu leio com uma rapidez alarmante rs, quando eu vi já acabei. Não importa muito o sub gênero, por mais que eu leia New Adult com frequência, Colleen Hoover é uma autora que amo, ela sabe escrever um romance que ao mesmo tempo estremece as estruturas do leitor e levanta um assunto delicado. No mais eu leio de quase tudo, YA, Hot (bastante) e ultimamente tenho lido uns contemporâneos que me acrescentaram muito como pessoa.

Para o próximo bate-papo sobre livros vamos falar do que não gostamos, então fiquem ligados, não deixem de comentar com suas respostas.

Nota: Esse post é meio nada com nada, mas eu gostei de escrever mesmo assim, queria que fosse mais pessoal, sem maiores firulas, espero que curtam o formato. Se tiverem dicas para melhorar deixem nos comentários.

Obrigada pela visita.

Beijos

8 comentários:

  1. Olá, tudo bem?

    São perguntas que apesar de saber as respostas, trazem profunda reflexão. Acho que a primeira pergunta a resposta da maioria deve ser a mesma "leio para fugir da realidade", inclusive a minha. Quando era criança eu lia muito mangá. Nas escola eu detestava ler [minha escola não foi grande coisa]. A faculdade até despertou minha vontade. Mas o motivo principal foi pra fugir da realidade.

    A segunda pergunta: Acho que todo livro, não importa o gênero, tem conteúdo. Talvez por gostar do gênero, você absorva o conteúdo mais rápido e fácil do que um gênero que você não goste, porém todo livro tem algo para ensinar a gente.

    Terceira pergunta: Romance [erótico, new adult, histórico, de época]. Sempre fui uma menina romântica, desde criancinha sempre sonhei com um amor eterno.

    Gostei desse post, espero encontrar os próximos!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá! Eu leio porque a leitura me faz bem e não deixa de ser uma maneira de me divertir. Concordo com você que toda leitura que me interessa tem um bom conteúdo para mim . Cada um deve ler o que lhe interessa, sem preconceitos literários. O meu gênero favorito é o romance de preferência que envolva dramas, pois gosto muito de ver como as pessoas agem diante das durezas da vida. Beijos! Karla Samira

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da proposta desse bate-papo" :)

    Eu leio basicamente pelos mesmos motivos que você. Leio por prazer, por diversão, porque a leitura me faz esquecer o monte de problemas que tenho, nem que seja por alguns minutos ou poucas horas no dia, eu preciso do livro para fugir da minha realidade, preciso desse refúgio para não enlouquecer. Sempre digo que os livros me salvaram, foram importantíssimos em certos momentos da minha vida, nos quais se eu não tivesse os livros provavelmente não suportaria. Livros literalmente podem nos salvar.

    Penso como você em relação a isso também, pois todo livro tem conteúdo, por mais que não tenha para algumas pessoas. Ainda que eu julgue que um determinado livro não me acrescenta nada e foi só perda de tempo, vai existir um outro alguém que vai ler aquela mesma história e aprender muito com ela, talvez até modificar algo em sua vida, para melhor, por causa daquele livro que eu li e não gostei. Então, todo livro tem conteúdo, do mesmo modo que cada pessoa é diferente e lê uma história absorvendo algo diferente da outra pessoa.

    Meus gêneros favoritos: romances (sobretudo os de época) e suspenses (sobretudo os psicológicos), mas costumo ler de tudo.rs Antes eu me focava muito nos meus gêneros preferidos, mas de uns anos para cá tenho variado ainda mais, me permitindo conhecer gêneros e autores diferentes.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Oiiii,

    Adorei o bate papo kkkkkk
    Eu comecei a ler porque meu português era horrível, isto quando eu tinha uns 11 anos, depois disto eu descobri que a leitura me insere em mundos maravilhosos e estas descobertas me fascinam.
    Eu acredito que toda leitura tem conteúdo, pode ser um conteúdo mais raso, mais leve ou algo complexo e reflexivo, mas independente do teor as histórias sempre trazem conteúdo, eu acho que toda leitura é um aprendizado em algum nível, ainda que seja só aquele hot com cenas super picantes.
    Eu sou apaixonadaaaa por romances de época e fantasia, então acho que são meus gêneros preferidos rs.

    Beijinhos...
    http://www.equipenerd.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Eu leio porque assim posso me desligar da minha realidade e viajar para onde eu quiser sem sair do lugar. Além disso, a leitura fortalece nossa mente e amplia nossos horizontes, nos proporcionando novos aprendizados, reflexões e histórias capazes de nos encantar.

    Costumo ler de tudo, mas gosto muito de romance, fantasia e infanto-juvenis.

    Adorei seu post!
    Parabéns!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Muito legal essa ideia de bate papo, então vamos as respostas:
    1° Meu interesse em leitura começou na escola, quando li O Lusíadas de Luis de Camões fiquei maravilhada com o poema, depois daí lia pouco mas não o suficiente, por causa do trabalho, mas retornei com força total quando fui diagnosticada com depressão, o médico me conselhou a fazer o que mais gosto isso já faz 25 anos, leio pois foi meu escape e me recuperei graças a Deus.
    2° Assim como você também acho que toda a leitura é válida, a partir de que faça por prazer, por amar, sem pressão, sinto uma alegria lendo que é difícil descrever.
    3° Essa pergunta é complicada, gosto de tudo, leio de tudo, mas sou de época, agora estou na época de ler suspense/ terror, mês passado li romance de época, e assim vou seguindo, com meus próprios gostos de leitura e sendo muito feliz assim.
    Parabéns pelo seu post foi um prazer responder as perguntas e que venham mais. Bjs!

    ResponderExcluir

  7. Eu gosto de ler por hobbie, acho muito legal conhecer novos mundos e histórias foras do comum. É muito bom poder fugir um pouquinho da reladidade quando pegamos um livro bom que faz a gente mergulhar de cabeça na história
    2: Também acho que leitura tem counteudo, o bacana é exatamente essa variedade que sempre faz a gente achar algo gostoso para ler naquele momento.
    3: Meu gênero favorito é fantasia, como disse antes, amo conhecer novos mundo e principalmente personagens que possuem dons que não existiriam. Também leio de tudo um pouco, acho que a única coisa que não gosto de me aventurar muito são biográfias, sempre acabo largando o livro.

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bom?
    Adorei este post diferente e conhecer suas respostas. Eu, assim como você, leio porque amo e porque a leitura é o que me deixa feliz, me transporta para outros lugares e sempre me faz bem. E também acho que toda leitura acaba por acrescentar algo em nós, acaba por nos ensinar. Engana-se quem acredita que só livros clássicos e teóricos fazem isto! Quanto ao gênero preferido, o meu é sem dúvida os romances, com um foco maior em romances de época! Sempre que preciso de uma leitura que me conforte, é a esse gênero que recorro e simplesmente adoro isso. ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir