24/06/2013

[Resenha] Cidade dos Ossos - Cassandra Clare




Sinopse: Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando a jovem Clary decide ir para Nova York se divertir numa discoteca, ela nuca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece no ar e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.

Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Páginas: 462
Classificação: 4/5



Eu demorei em terminar a leitura, lembro que precisei parar no meio e ler um “livro do respiro” para me ajudar, mas não me arrependo de ter sido perseverante e lido até o final, até porque hoje sou doida pela história. O problema é que eu esperava muito, só tinha lido resenha falando maravilhas e isso deixou minhas expectativas bem altas e quando é assim fica fácil se decepcionar.

“Acho que não causei uma boa primeira impressão e gostaria que você me desse uma chance de compensar.”


Para quem não conhece, o livro conta a história da Clary uma menina com uma vida normal, que vive com a mãe e é cercada de muito cuidado (até demais para uma adolescente). No seu aniversário ela vai com o melhor amigo Simon a uma boate chamada Pandemônio e sua vida vira de cabeça para baixo quando encontra três jovens estranhos que matam um cara e ninguém no local parece ver a cena e o mais assustador é que o corpo some sem deixar vestígios diante de seus olhos. Depois do acontecimento Clary não consegue tirar os jovens da cabeça, mas segue sua vida normalmente, ou tenta seguir, até que um dia um deles aparece para conversar e explica que faz parte de uma raça nefilin que se chamam Caçadores das Sombras, grupo esse que protege os “mundanos” de seres sobrenaturais, principalmente demônios, nesse meio tempo a mãe dela é sequestrada e ela se vê jogada nesse mundo e descobre que mãe guardava muitos segredos e que sua vida sempre foi uma grande mentira.

O mundo criado pela Cassandra é magnífico, tanto que estou pensando em fazer post apenas sobre isso. Mas infelizmente nesse primeiro livro eu não consegui me conectar com os personagens e me aprofundar na história como deveria. Os personagens são bem construídos e possuem características próprias e personalidades distintas, mas infelizmente não conseguir gostar tanto deles, parecia que tinha uma parede de vidro entre eu e a história que me impossibilitava de sentir realmente.

“A marca para consertar um coração partido é a que dói mais.”

Nesse primeiro livro eu não gostei muito da Clary, a imaturidade e imediatismo da protagonista me irritou em alguns momentos, porém ao mesmo tempo sua coragem de enfrentar tudo de cabeça erguida e ir em busca de seus objetivos mesmo estando completamente perdida soma alguns pontos a seu favor e me fez acreditar que ela poderia evoluir ao longo da história. O Jace por sua vez é muito cheio de si, eu adoro um bad boy e não nego, a personalidade dele me agrada muito. Forte, focado, sarcástico etc... De tudo, o que eu mais gosto nele é que o menino é completamente apaixonado por si mesmo, coisa que pode parecer ruim, mas faz dele muito engraçado. A medida que a Clary começa a ganhar seu coração, ele modifica um pouco, mostrando um lado dele que ficava escondido em baixo da capa de arrogância, Jace é um cara doce e muito preocupado com as pessoas que ama, seu problema é carregar o mundo nos ombros por ser o melhor, mesmo ADORANDO ser reconhecido acaba sendo um fardo pesado as vezes e sua história de infância só contribui para que ele seja um pouco fechado. Mas com o amor que começa a nutrir pela Clary ele se abre e deixa ser consumido por esse sentimento passando a acreditar que amar não o faz fraco e sim alguém mais forte.

Vale lembrar que fiquei completamente abismada com o final do livro, achei a jogada da autora muito audaciosa, porém certeira para aguçar a curiosidade dos leitores, lembro que quando eu terminei só pensava “não acredito” eu senti como se ela tivesse me dado um soco no estômago tirando o romance das minhas mãos.  Nesse primeiro livro a narrativa é um pouco lenta, como se trata de um livro introdutório a autora (acredito eu) optou por ir mais devagar, por um lado isso permite que tenhamos tempo para assimilar o novo mundo, por outro fica um pouco arrastado e cansativo.
“Eu termino comigo de vez em quando só para ficar interessante.”

Esse é um livro sobre lealdade, amor, sacrifício e redescoberta. Quando Clary percebe que muita coisa na sua vida foi uma mentira, ela se agarra no amor que sente pela mãe e segue em frente, mas ao mesmo tempo que está focada na busca começa a descobrir um lado dela adormecido, pois você nasce shadowhunters, não se torna um.

Para vocês que ainda não leram, atenção no que eu vou dizer agora: Cidade dos Ossos não é NADA parecido com Harry Potter, tirando o fato de ser uma fantasia e a Cassandra ter sido muito feliz em criar um mundo em que a história acontece assim como a J.K em HP. Não vi nenhuma semelhança.

“Você não precisa fingir ser gentil. Prefiro quando age naturalmente.”

Esse livro só não me agradou totalmente por dois motivos, primeiro porque eu não gostei muito da Clary em um primeiro momento e mesmo o livro sendo em terceira pessoa tudo gira em torno dela e segundo foi minha falta de conexão com a história (culpa minha), fora isso Cidade dos Ossos é um livro que merece uma atenção toda especial e gente (spoiler rápido) melhora muito.

Beijos



4 comentários:

  1. Nossa sua resenha foi espetacular, porque todas que eu leio sobre a série falam a mesma coisa e não abordam nenhum ponto mais ruim, você já fez isso com excelência parabéns, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  2. Olá Thayza!!
    Eu li Cidade dos Ossos e os outros dois da série ,está faltando somente o Cidade dos Anjos Caídos, não sei se já tem algum outro depois desse!
    Hahaha!! Fica assim não, eu também fiquei com um ódio mortal da escritora por ter feito isso com Jace e Clary
    Espero que no final da sga a escritora faça algo a respeito!
    Beijos
    Rê Souza
    http://entreresenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. nossa, nao conhecia o livro
    mas fiquei com vontade de ler

    beijos
    http://acessoriosecafeina.com

    ResponderExcluir
  4. Cara, eu preciso muito, muito, muito ler esse livro!
    Quanto a ser parecido com HP, ignore esses Potterheads que envergonham o nosso fandon. Essas pessoas precisam parar de dizer que tudo se parece com Harry Potter!

    Beeijo
    http://estoriasdacarter.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir