05/07/2013

[Resenha] Cinquenta tons (3 em 1)







Cinquenta Tons de Cinza - #1 

Sinopse: Quando Anastásia Steele entrevista o jovem empresário Christian Grey, descobre nele um homem atraente, brilhante e profundamente dominador. Ingênua e inocente, Ana se surpreende ao perceber que, a despeito da enigmática reserva de Grey, está desesperadamente atraída por ele. Incapaz de resistir à beleza discreta, à timidez e ao espírito independente de Ana, Grey admite que também a deseja, mas em seus próprios termos. Chocada e ao mesmo tempo seduzida pelas estranhas preferências de Grey, Ana hesita. Por trás da fachada de sucesso, os negócios multinacionais, a vasta fortuna, a amada família, Grey é um homem atormentado por demônios do passado e consumido pela necessidade de controle. Quando eles embarcam num apaixonado e sensual caso de amor, Ana não só descobre mais sobre seus próprios desejos, como também sobre os segredos obscuros que Grey tenta manter escondidos. 


Cinquenta Tons Mais Escuros - #2

Sinopse: Assustada com os segredos obscuros do belo e atormentado Christian Grey, Ana Steele põe um ponto final em seu relacionamento com o jovem empresário e concentra-se em sua nova carreira, numa editora de livros. Mas o desejo por Grey domina cada pensamento de Ana e, quando ele propõe um novo acordo, ela não consegue resistir. Em pouco tempo, Ana descobre mais sobre o angustiante passado de seu amargurado e dominador parceiro do que jamais imaginou ser possível. Enquanto Christian tenta se livrar de seus demônios interiores, Ana se vê diante da decisão mais importante da sua vida.

 Cinquenta Tons de Liberdade - #3

Sinopse: Quando a ingênua Anastasia Steele conheceu o jovem empresário Christian Grey, teve início um sensual caso de amor que mudou a vida dos dois irrevogavelmente. Chocada, intrigada e, por fim, repelida pelas estranhas exigências sexuais de Christian, Ana exige um comprometimento mais profundo. Determinado a não perdê-la, ele concorda. Agora, Ana e Christian têm tudo: amor, paixão, intimidade, riqueza e um mundo de possibilidades a sua frente. Mas Ana sabe que o relacionamento não será fácil, e a vida a dois reserva desafios que nenhum deles seria capaz de imaginar. Ana precisa se ajustar ao mundo de opulência de Grey sem sacrificar sua identidade. E ele precisa aprender a dominar seu impulso controlador e se livrar do que o atormentava no passado. Quando parece que a força dessa união vai vencer qualquer obstáculo, a malícia, o infortúnio e o destino conspiram para transformar os piores medos de Ana em realidade.


          Todo mundo já sabe que essa trilogia é originalmente uma Fanfic de Crepúsculo, então é de se esperar que não seja lá essas coisas (não que eu não goste de Fanfics, pelo contrário), enfim, essa trilogia começou despretensiosa e causou muito de forma independente, a ponto de chamar atenção da editora e se tornar um fenômeno literário, gerando milhões de dólares.

“Minha deusa interior brilha tanto que poderia iluminar toda a cidade de Portland.”

            Eu particularmente não gostei da história, li os três livros bem rápido, pois não tem nada que precise de uma atenção extra, na verdade eu li para acabar e pronto. O que incomodou de fato foi que tinha tudo para ser uma puta história, a ideia foi brilhante, pena que a autora não soube trabalhar e ficou tudo raso, feito nas coxas e não tem nada que me irrite mais do que uma história que não é contada como deveria. Um bom exemplo é que o sadomasoquismo foi colocado ali apenas para justificar as porradas, porque a autora não explica nada, os princípios, a preparação, o ambiente, nada, absolutamente nada.

            Como se trata de uma Fanfic, temos uma overdose de Crepúsculo, eu evito ao máximo comparar, mas nesse caso fica impossível, tem trechos que são idênticos, então eu achei que faltou um pouquinho de originalidade. Mas uma coisa me agradou bastante foi a forma como a Ana foi criada, não sei se foi a intenção, mas a personagem é bem cômica em alguns momentos me proporcionando boas risadas, inclusive em horas impróprias. Já o Christian é um caso de amor e ódio, foi impossível não sentir toda a tenção que emana do personagem, mesmo com os pontos positivos, acho que  ele foi pouco trabalhado, ele é profundo sem ser, um enigma sem ser e de novo fica muita coisa no raso, coisas essas que devem ser respondidas no livro com o ponto de vista dele (oremos).

  “A gente precisa aprender a caminhar antes de correr.”  

          Algo muito positivo foi a forma como os dois evoluíram ao longo dos livros e a forma como tentam desesperadamente se encaixar na vida um do outro com base apenas no amor que sentem, a forma como ficou claro a diferença entre querer e precisar de algo ou de alguém. Christian aos poucos se torna mais romântico sem perder sua personalidade e Ana se torna mais mulher, mais dona de si mesma e se liberta no quesito sexo, experimentando coisas não tão convencionais, não apenas para agradar e sim para experimentar algo que pode vir a ser prazeroso para ela.  A autora pecou em muitos pontos, mas soube trabalhar bem na “balança”, mostrando que é possível equilibrar as diferenças e se encaixar para existir em um só, ela mostrou que não precisamos ser apenas baunilha ou apenas quarto vermelho da dor, podemos nos encontrar no meio e ser feliz.

            Enfim, não foi o primeiro Hot que eu li, então eu já tinha parâmetro para comparação e muito livro de jornaleiro tem melhor desenvolvimento que toda a trilogia. O que eu mais gostei foi do segundo, para mim é o que se destaca mais, o mais original e parece que foi feito com mais capricho, esse segundo livro me ajudou muito a não abandonar a leitura, Cinquenta Tons Mais Escuros foi o melhor, mais profundo e bem escrito.

“Às vezes, me assusta perceber o quanto eu te amo.” 

            Não vou entrar nos assuntos machismo e desconstrução, como diz minha amiga “Christian é a última gota de machismo que existe em mim” e se eu for parar e problematizar não saímos daqui hoje.

Beijos

5 comentários:

  1. AMEEI! Parabéns pelo trabalho!! *-*
    Beijos, sucesso! www.kaoliveira.com

    ResponderExcluir
  2. Curti a resenha, nunca li esses livros e nem tenho vontade depois de saber o conteúdo dos mesmos...rsrs

    http://justonemomentt.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oiii linda tudo bem? Espero que sim.
    Amei seu blog, adorei saber que tem um blog com resenha de livros ja que sou amante de livros desde pequena.
    Gostei da sua pauta com relação ao cinquenta tons, eu terminei de ler semana passada a trilogia e por mais que no inicio pareça crepusculo, é impossivel nao torcer para os dois darem certo e ficarem juntos. Acho que eles nao abordaram de forma significativa pois as pessoas de hoje em dia só pensam em sexo sem sem nexo, tipo por um motivo se é que me intende. Ele so era uma pessoa que dominava as mulheres pois adorava essa abordagem mas ele encontrou uma pessoa que o ama e que "aceita" sua estilo de vida. Espero que nao tenha falado besteira aqui e que tenha me intendido. Eu particularmente amei Cinquenta tons de liberdade, e estou um pouco ansiosa para ver como será o filme, a abordagem desse tema pois ninguem vai pagar para ir ao cinema para ver só sexo, voce tambem nao concorda?

    Estou seguindo seu blog amigah, parabens
    Conheça o meu tb, se gostar, volte sempre!
    Beijos!

    makeuparte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Verdade né? Tinha esquecido que eram primas, já corrigi no blog...

    Seguindo seu blog, segue de volta?
    www.cupcaketaste.com

    ResponderExcluir
  5. Com certeza a Anastacia (que eu acho um porre), é bem melhor que a Bella. E pelas coisas que ouvi e li antes de comprar o livro, também esperava bem mais sadomasoquismo. E sim, falta história. Vc pode pular várias e várias páginas que não vai fazer diferença nenhuma. e as evidências com Crepúsculo (principalmente no segundo livro) são um tédio. E convenhamos, mesmo se tratando de um livro, ninguém se casa em 3 meses. Fla sério! É demais!!!

    Bjos (Ficou ótima a resenha. Sinceridade Top)
    http://entrereaiseutopias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir