15/08/2015

[Resenha] Breakable - Tammara Webber


Sinopse: Landon Lucas Maxfield teve uma infância privilegiada, levando uma vida tranquila com os pais e tendo um futuro promissor à sua frente, até que uma tragédia impensável destruiu sua família e o fez duvidar de tudo que um dia pareceu tão certo. Agora um intenso e enigmático homem, Lucas só quer deixar o passado para trás. Quando ele conheceu Jacqueline, foi fácil desejar ser tudo aquilo de que ela precisava. Mas se há uma coisa que a vida lhe ensinou é que a alma é frágil e que todos os seus sonhos podem ser destruídos em um piscar de olhos.



Autora: Tammara Webber
Editora: Verus
Páginas: 364
Classificação: 5/5 - Favorito


Se eu já amava Easy (AQUI) imaginem como eu estou com Breakable, dizer que esse livro entrou na minha lista de favoritos da vida ainda é pouco para definir o que eu senti com essa leitura, estou suspirando até agora.

A narrativa vai além do ponto de vista do Lucas em Easy, por mais que a proposta seja essa não é nem de longe a mesma história. Tammara conseguiu criar com maestria uma história dentro da história, Breakable é dividido por toda a narrativa entre presente e passado divididos por capítulos alternados entre Lucas pontuando bem o tempo em que se passa e deixando claro que o personagem se tornou outra pessoa, a personalidade é diferente, os pensamentos, as escolhas, sem falar dos erros e atitudes que divergem muito de um tempo para o outro. O livro se inicia no passado de Landon, a partir do trauma que o personagem sofre e é abordado em Easy, porém visualizar o ocorrido de outra perspectiva, ou seja, em primeira pessoa desperta uma emoção completamente diferente no leitor.

Pode ser impressão minha, mas no meu ponto de vista acredito que faltou Jacqueline, entendam que ela ainda aprece bastante no presente do personagem e sua história de amor é contada pelo ponto de vista dele, mas parece que o foco da autora foi para que conhecêssemos melhor o Lucas e suas nuances e isso tirou um pouco o foco do romance que foi bem abordado no primeiro livro. Sendo assim também não vejo motivo para fala mais do mesmo, sobre Jaqueline e Lucas quero dizer apenas que a narrativa é mais apimentada vista pela perspectiva masculina. Voltando... Lucas é o tipo de cara que você quer por perto, tanto para se sentir amada, quanto para se sentir protegida, alguém em quem você pode se recostar e fechar os olhos, pois sabe que ali está perfeitamente segura, vamos classificar a fase Lucas como um porto seguro. Já Landon é aquele menino que a princípio você quer abraçar, escutar, cuidar e nunca mais soltar, depois ele se transforma no menino problema que toda jovenzinha (olha a velha falando) quer conhecer, ele é um risco, aventura e ousadia. Depois ele realmente vira um problema você quer salvar, Landon é mar aberto e até chegarmos no porto enfrentamos muitas tormentas.

“O amor não é a ausência de lógica, mas a lógica analisada e recalculada, aquecida e curvada para caber no interior dos contornos do coração.”

Antes de terminar essa resenha eu quero levantar um assunto que é um dos principais do livro, o estupro. Quero dizer que a autora soube em Breakable abordar o assunto ainda melhor que em Easy (se isso é possível), ela levantou uma bandeira que muitos tem receio, Tammara falou principalmente de como os nossos entes queridos lidam com o sentimento de impotência e culpa quando algo acontece e falou de uma forma clara e simples com os jovens, deixando explicito que temos o direito de sair, de ir e vir e não é só por que é o amigo do namorado ou um conhecido que você deve se calar, quando sentir que alguém passou do seu limite dê um basta, conte para alguém de sua confiança e denuncia mesmo que não chegue as vias de fato, precisamos estar ligadas nas intenções não apenas no ato em si e vale lembrar que assédio também é crime. Lembre-se que a culpa é da vítima, procure a justiça pelos meios cabíveis, lute por você e pelas outras, estenda a mão para uma amiga, ajude sem nem mesmo saber a quem.

É isso, eu espero que tenham gostado de conhecer minha opinião, fica aqui minha recomendação de leitura.

Beijos e até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário