04/04/2018

[Resenha] Orgulho e preconceito - Jane Austen



Sinopse: Poucos romancistas conseguiram transmitir as sutilezas e nuances de seu próprio meio social com a inteligência e a perspicácia de Jane Austen. Em Orgulho e preconceito, ela nos presenteia com personagens memoráveis, como a jovem Elizabeth Bennet, que se julga desprezada pelo rico e orgulhoso Mr. Darcy, e começa a se interessar pelo militar Wickham. Nesta comédia de costumes, a escritora inglesa mostra os perigos do julgamento à primeira vista e evoca as amizades, fofocas e vaidades da classe média provinciana. Com mais de 20 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, Orgulho e preconceito tornou-se um dos romances mais populares da literatura.

Autora: Jane Austen
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 368
Classificação: 4/5


EU LI JANE AUSTEN.

Pensei que iria tirar de letra, afinal adoro o filme, mas não foi bem assim que aconteceu. Eu senti uma dificuldade tremenda de engrenar na história, me arrastei por semanas e fiquei com uma ressaca literária nada saudável após a leitura. A culpa é do livro? Não, a culpa é minha que não consigo me adaptar a forma da narrativa e linguagem, mas esse fato não tira em absoluto a beleza da história e sua genialidade.

A história narra os costumes, limitações, preconceitos e modo de vida do século XVIII. Como não se trata de um livro pesquisado e sim de vivencia tudo descrito na narrativa é mais intenso e podemos sentir na pele como era a época retratada. Esse é um livro que não trata apenas de um romance atemporal e encantador, trata de preconceito velado, da arrogância dos ricos, do desdém e dos julgamentos daqueles que se achavam melhores que os outros por terem o que tinham ou porque agiam de certa forma sempre presando a hierarquia.

Em vão tenho lutado comigo mesmo; nada consegui. Meus sentimentos não podem ser reprimidos e preciso que me permita dizer-lhe que eu a admiro e amo ardentemente.

O título do livro tem tudo a ver com a história em si. Podemos pontuar Mr. Darcy como o homem mais orgulhoso da literatura e bem preconceituoso, seu dinheiro o fazia exigente ao extremo e muito crítico, quando comecei a leitura, logo nas primeiras páginas peguei um ranço dele que Jesus, pois mesmo já conhecendo e sabendo como de fato é o personagem e que eu ia me apaixonar por ele (de novo) não tem como simpatizar com ele no começo, pelo amor, que homem mais arrogante. Elizabeth não fica atrás dele quando o assunto é orgulho, a menina é orgulhosa que só e algumas vezes pisa no próprio coração por causa dessa característica defeituosa em sua personalidade, no mais a personagem é maravilhosa, se eu já amava apenas pelo filme imaginem agora, tão decidida, boa, generosa e amável (com quem merece), não tem como não se encantar e torcer muito por sua felicidade e do Mr. Darcy também.

Não preciso ficar aqui falando do livro e sua história porque todos já conhecem e se não conhecem corram, mas corram muito para tirar o atraso.

O meu amor e os meus desejos permanecem inalterados.Mas basta uma única palavra sua para que nunca mais lhe fale no assunto. 

Existem inúmeras edições dessa história, disponibilizadas por diversas editoras diferentes, com diferentes capas, acho que formas de tradução, etc. Eu tenho duas versões, uma eu comprei na Bienal de 2017, bem baratinha, eu comprei para me forçar a ler, mas não é uma edição notória, então quando eu recebi de cortesia a edição Clássicos de ouro da editora Nova Fronteira, que é um LUXO, morri de amor na hora, capa dura, acabamento impecável, fonte, letra e espaçamento confortáveis, folhas amarelas e grossinhas, realmente é uma edição maravilhosa, eu já disse que é um Luxo neh?!  Enfim, só de pegar o livro já dá vontade de ler, eu sou muito visual confesso, então a apresentação desse livro ganhou muitos e muitos pontos, pois no fim a história acaba sendo a mesma, mas a beleza da obra como um todo conta, lembrando que a editora ainda tem um boxcom Orgulho e Preconceito, Emma e Razão e sentimento que tem uma ilustração de capa maravilhosa, Nova Fronteira quer me leva a falência, não é possível

Por mais amável que seja o seu gênio, seu coração não é dos mais fáceis de atingir.

Fugindo rapidamente do assunto livro, mas continuando em Orgulho e Preconceito, vale lembrar que o livro foi adaptado e o filme se encontra na Netflix e é muito bom. Se não bastasse isso a Rede Globo está produzindo uma novela inspirada (repito, INSPIRADA) na obra de Jane Austen, eu assisti até agora quatro capítulos e estou gostando bastante, só o nome da protagonista que é meio “blá”, mas isso não é importante no final das contas. Percebi que tem algo de Emma nessa novela também, então parece ser uma pedida bem bacana, mas vão sem pré-conceitos, sem medo e se joguem, lembrando sempre que não estão estragando nada, acredito que estão homenageando e levando a ideia e o conceito para a massa o que só faz bem, quanto mais curiosidade, mais procura e mais pessoas se encantando pela história original e sendo inseridas no mundo da leitura.

É isso, foi complicado, foi demorado, mas eu amei ter lido, estou muito orgulhosa de mim, mas devo dar um tempo de clássicos por um tempinho. Sendo assim fica aqui a minha mais sincera indicação, leiam Orgulho e Preconceito, conheçam a história, tenho certeza que vão amar.

Beijos e até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário