03/09/2020

[Resenha] Tudo nela brilha e queima - Ryane Leão



Sinopse: Livro de estreia de Ryane Leão, mulher negra, poeta e professora, criadora do projeto onde jazz meu coração, com mais de 150 mil seguidores nas redes. “a poesia é minha chance de ser eu mesma diante de um mundo que tanto me silencia. é minha vez de ser crua. minha arma de combate. nossa voz ecoada. nossa dor transformada. nela eu falo sobre amor, desapego, rotina, as cidades que nos atravessam, os socos no estômago que a vida dá, o coração desenfreado, a pulsação que guia as estradas, os recomeços, os dias, as noites, as madrugadas, os fins, os jeitos que a gente dá, as transições, os discos, os tropeços, as partidas, as contrapartidas, os pés firmes que insistem em voar, e tudo isso que é maluco e lindo e nos faz ser quem somos.”

 

Autora: Ryane Leão

Editora: Planeta

Páginas: 192

Classificação: 5/5 – Favorito


Devido ao movimento Black Lives Matter que se originou nos EUA e ganhou o mundo, com uma repercussão gigantesca e imensamente importante, algumas pessoas que eu sigo no Instagram começaram a divulgar o trabalho de pessoas pretas e foi nessa onda mais que bem vinda que eu conheci a Rayane Leão e seu trabalho, vendo um IGTV dela declamando um de seus poemas e estou aqui hoje para dividir com vocês o que eu achei.

 

Observação: Não quero entrar em discussões raciais nesse post, mas preciso, dizer que o movimento Black Lives Matter me proporcionou conhecer muito conteúdo bacana de pessoas mega talentosas e de diferentes nichos.

 

Como eu já deixei claro em outro post, não cabe e ninguém analisar poemas de maneira estritamente técnica, pois tudo se trata de sentimento e reconhecimento. Eu sei que existem estruturas e tal e um professor de literatura pode vir a olhar de outra forma, mas eu não consigo, basicamente classifico no quanto o que foi escrito me tocou individualmente com base nas minhas experiências ou de forma humana gerando um outro olhar sobre algo.

 

“Eu sou um monte de constelações

 brilhando e ardendo

 mas nem todo mundo sabe ver

ou só vê a parte que arde

 ou só vê a parte que brilha.”

 

A pergunta que me fiz durante a leitura foi “pode um livro falar diretamente com o leitor?” Tanto pode que isso aconteceu comigo e essa maravilha que é “Tudo nela brilha e queima”. Assim que iniciei a leitura do primeiro poema me reconheci, parecia que as palavras foram postas ali pensando em mim e isso é tão louco e sentimental que sinto minha alma um pouco mais cicatrizada depois dessa leitura.

 

“ A vida anda

E eu vou com ela

Se você não vem

Tudo bem

Vou mesmo assim.”

 

Acredito que 90% dos poemas falaram diretamente comigo, eu nunca destaquei tanta coisa em uma leitura. Os 10% onde não me reconheci serviram para que eu refletisse sobre o outro, especificamente sobre a mulher preta e suas dores particulares, me fez ver que dentro do fato de ser mulher existe um outro universo bem diferente do meu, bem mais difícil que o meu. Eu já tinha conhecimento dessa vertente, mas nunca me foi apresentado de forma tão crua quanto durante a leitura. Acho realmente que eu terminei esse livro uma pessoa mais “evoluída”, com um olhar mais empático, não sei explicar o que mudou, mas alguma coisa aqui dentro está diferente.

 

“Falar é veneno ou antidoto?

O que você diz

Pode ecoar durante anos

As palavras ficam para sempre no universo.”

 

O poema acima me fez parar e refletir, sobre o tanto de palavras que eu guardo e de alguma forma me envenenam, me fez pensar também nas que eu disse e continuam flutuando como fantasmas. Para mim o poema acima é tão assertivo quanto uma flecha bem mirada. Falar tem o poder de curar, mas também tem o poder de ferir, então falar ou calar é responsabilidade de cada um, pois só nós sabemos o poder das palavras dentro de nós.

 

“Quanto a mim

Serei poesia

Até o fim.”

 

É isso, espero que tenham gostado da resenha, que se interessem em realizar essa leitura, pois de fato foi muito significativa na minha vida e que sigam a autora nas redes sócias para conhecer mais do seu trabalho.


@ondejazzmeucoracao (autora)


Beijos e até a próxima!


6 comentários:

  1. Nossa eu tenho muita vontade de ler os livros dela, eu adoro poesia e minhas amigas falam muito bem da escrita dessa mulher e os textos dela no instagram também são incriveis e ela é lésbica, então já tem um ponto mais do que positivo comigo ahahahahahaha
    Adorei sua resenha, ficou incrivel!

    ResponderExcluir
  2. Vi algumas movim3ntacoes pelas redes e muita gente acabou sendo reconhecida. Bom pra gente em descobrir esses artistas. Fico feliz que tenha se conectado tanto a obra, eu amo poesia e vezemquando vejo pessoas divulgando o trabalho de Ryane.
    Tschüss 😘

    ResponderExcluir
  3. Oiiiieee

    Achei a capa desse livro incrivel de linda, mas confesso que poesia não me anima muito, custa me prender pra falar a verdade. Fico feliz que tenha sido uma leitura bacana e que tenha rolado uma identificação tão forte com a maioria dos poemas, isso é ótimo.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Fico feliz demais em ver tanta gente conhecendo essa autora maravilhosa, ela tem um trabalho incrível e realmente seus poemas conversam conosco, vale a pena a leitura.

    ResponderExcluir
  5. Oi, eu conheço o livro, é juvenil e como você disse, dialoga bem, apesar de não ser muito meu estilo na literatura, reconheço sua importância.

    ResponderExcluir
  6. Olá.
    Eu amo poemas escritos por mulheres! Acompanho a Ryane pelo Instagram e, mesmo não tendo lido nada dela ainda, a admiro demais! Peguei esse no catálogo de e-books da Prime e espero lê-lo em breve, pois sei que são poemas que iria adorar e tive ainda mais a certeza disso ao ler a sua resenha.

    www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

    ResponderExcluir