07/07/2020

Bate-Papo: Hipocrisia ou mudança de opinião?

Olá!


            Depois de tanto tempo voltei para um bate-papo de rexxpeito... (para quem não é carioca, fica ai nosso sotaque de respeito rs). A ideia do post de hoje surgiu de algo que me incomoda profundamente na vida e se encontra muito presente na internet, ondo todos somos julgados e julgamos o tempo inteiro.




        Nossa conversa vai seguir o modelo perguntas e respostas, vamos lá?

Antes uma cola básica.

Hipocrisia: É o ato de fingir ter crenças, virtudes, ideias e sentimentos que a pessoa na verdade não possui, frequentemente exigindo que os outros se comportem dentro de certos parâmetros de conduta moral que a própria pessoa extrapola ou deixa de adotar. (Wikipédia)

Opinião: julgamento pessoal; parecer, pensamento. (Dicionário)


Para você qual a diferença entre ser hipócrita e mudar de opinião?

 

Simples. Se eu aponto meu dedinho para alguém, julgo e/ou crítico enquanto não sigo aquela conduta na minha vida ou faço coisas piores na mesma linha do que eu estou julgando, isso me torna hipócrita. Pessoalmente isso me irrita, pois as pessoas não costumam admitir a hipocrisia e muitas vezes isso vem na embalagem de “só quero seu bem”.

Mudança de opinião é quando eu me permito aprender e refletir sobre inúmeros assuntos, deixando de pensar e agir de maneira X.


Você reconhece seus atos de hipocrisia?


Sim, eu acho que todos somos em algum nível. Meus momentos geralmente são maquiados de “só quero seu bem”. Um exemplo, quando alguém próximo está passando por qualquer problema eu sou a primeira a levantar a bandeira de “você é foda”, mas quando eu estou no problema não consigo ser positiva, me culpo absurdamente, me cobro absurdamente enquanto espero do outro uma energia e equilíbrio que muitas vezes me faltam. Outro exemplo, fico puta com gente furando a quarentena para fazer vários nadas, mas quando tive a oportunidade (depois da flexibilização) de ir fazer minha tatuagem eu fui e mesmo tomando todos os cuidados não era algo necessário, mas foi o momento que encontrei coragem de fazer e fui. Não me orgulho, mas foi algo que me fez bem feliz como eu não vinha sendo a tempos, porém não me redime da hipocrisia.


Já mudou de opinião? Quais foram as mudanças ultimamente?

 

Muitas e muitas vezes.


A mudança mais recente foi quando postaram telas pretas no Instagram, eu achei uma iniciativa muito legal e fiz. Depois disso, entrei no Twitter e tinha um monte de gente “reclamando” disso, meu primeiro pensamento foi “quanto drama para uma coisa tão legal” e ai eu li o quão prejudicial para causa aquilo era, li inúmeras explicações, entendi que eu estava errada e aquela não era a forma correta de dar visibilidade e apaguei, substituindo por indicação do livro e do filme O ódio que você semeia (inclusive recomendo que leiam e assistam), coloquei também alguns prints de uma dessas explicações. Pronto, eu escutei, aprendi e corrigi. E agora, não concordar com a tela preta no feed me faz hipócrita? Não acho, eu apenas mudei de opinião.

 

Aqui eu entro com minha indignação, me mata de ódio quando eu vejo pessoas chamando outras de hipócritas baseada no que a pessoa pensava a anos atrás. Poxa, a gente fala tanto de feminismo, racismo, política etc... Para que? Se quando o outro reflete e chega na conclusão que estamos certos, recebemos o indivíduo com cinco pedras nas mãos. É para se escutar/ se ler militando ou é para realmente ajudar o outro a mudar de opinião fornecendo novas perspectivas? As duas coisas não dá, ou você aceita que pessoas podem mudar de opinião e posicionamento (aqui pode ser genuíno ou por conveniência, vale a analise) ou a gente larga mão de falar e falar e falar para mudar alguma coisa, desiste do mundo e vamos ai na merda até o fim.


Meu posicionamento é claro, se a outra pessoa mudou de opinião eu primeiro acredito e fico feliz, se com o tempo percebo que é hipocrisia e conveniência, corto relações, deixo de seguir, seja o que for, pois ai é uma questão de caráter e isso não muda.


     Espero que tenham gostado do bate-papo de hoje, deixem nos comentários as respostas de vocês, vou adorar conhecer diferentes maneiras de pensar.

 

Beijos e até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário