29/06/2020

[Resenha] Sinceramente, Carter - Whitney G.

Sinopse: O que acontece quando você se apaixona por seu melhor amigo? Apenas amigos. Somos apenas amigos. Não, sério. Ela é só minha melhor amiga. Arizona Turner é minha amiga desde a quarta série, mesmo quando a gente “se odiava”. Acompanhamos a vida um do outro desde o primeiro beijo, a primeira vez, e somos uma constante na vida do outro quando os bons relacionamentos ficam ruins. Até nossas faculdades ficavam a minutos de distância uma da outra. Com o passar dos anos, e apesar do que dizem por aí, nunca ultrapassamos nenhum limite. Nunca sequer pensei a respeito.Nunca quis. Até que, certa noite, tudo mudou. Pelo menos devia ter mudado… Apenas amigos. Somos apenas amigos. Só estou dizendo isso até descobrir se ela ainda é “apenas” minha melhor amiga.

 

Autora: Whitney G.

Editora: Universo dos livros

Páginas: 400

Classificação: 4/5

 Olá!

            A leitura do projeto Leitura Unlimited foi uma indicação da Laura que precisava de respiro de suas leituras de fantasia e acabou me contagiando para ler esse livro até então desconhecido.

 

            Como podemos perceber pela sinopse, o livro é aquele romance clichê bem água com açúcar que eu adoro. Mas aqui o formato da narrativa me interessou muito, mesmo não sendo algo novo funcionou muito bem com essa história a alternação entre presente e passado conforme a história vai se desenrolando, mostrando pontos específicos dessa amizade e como ela foi construída. Em alguns livros acho esse recurso chato ou faz com que eu me perca, mas aqui fez total sentido, já que o leitor consegue perceber o que tudo sempre foi mais que uma amizade comum, eu fiquei me perguntando “como eles não perceberam antes?”.

 

“Algumas pessoas entram na sua vida por uma razão, algumas duram apenas um verão e outras permanecem pelo resto da vida.”

 

            A narrativa é extremamente fluida, tanto que o livro foi devorado em um dia, chocando profundamente até a mim.  O diferencial desse clichê é a forma com ele é conduzido, como eu disse, temos umas passagens de passado, mas a autora não fica enchendo linguiça, ela vai de A até B sem enrolação, as “reflexões” dos personagens são rapidamente resolvidas. É possível enxergar perfeitamente o quadro da história por um todo já que a narrativa é em primeira pessoa predominantemente pela visão do Carter, mas com as pitadas certeiras de Arizona.

 

            Os personagens são bem comuns, mas possuem suas peculiaridades. Carter é o mocinho padrão, dinheiro, cursando a faculdade escolhida, mulherengo, mas que não consegue manter um relacionamento por muito tempo já que todas as suas namoradas morrem de ciúme de sua relação com a Ari e ele fica entediado rapidamente já que não encontra nelas o que está bem na sua cara. Já Arizona é uma figura, a personagem tem quase um TOC quando se trata de relacionamentos, faz planilhas para medir a compatibilidade e demora um vida para fazer sexo, o que muitas vezes acaba colocando o relacionamento abaixo. A questão é que Ari e Carter são um casal desde o princípio, tem aquela coisa “a Arizona do Carter”, então é nítido que o lugar romântico da vida deles já está preenchido e eles forçam outros relacionamentos, simplesmente por cegueira.

 

“Eu nunca tinha sido beijada como ele me beijou, nunca tinha sentido aquilo em cada veia do meu corpo e ficado desejando mais. Muito mais.”

 

            O livro tem esse nome, pois os personagens trocavam bilhetes de desculpas na época que se odiavam na escola e sempre terminava da seguinte forma “Sinceramente, Carter” e depois que ódio se foi e nasceu a amizade e cumplicidade eles continuaram se comunicando com bilhetinhos, mensagens de texto e e-mail, sempre terminados da mesma maneira. Está ai uma coisa legal para se comentar, achei uma jogada inteligentíssima da autora as mensagens constante entre os dois, me passou uma sensação de conhecer realmente os dois, já que estamos em suas conversas mais absurdas, sobre os mais diversos assuntos, entre duas pessoas que se conhecem mais que a si mesmos.

 

“Você sempre foi tudo para mim, mas só percebi o quanto você realmente significa quando você se foi…”

 

            A minha ressalva fica por conta do desfecho corrido, assim que o envolvimento amoro acontece as coisas começam a correr de maneira absurda, passagens de tempo de semanas, uma problemática que é resolvida em questão de segundos e quando de fato o romance toma prumo e vai acontecer o livro acaba e sinceramente isso me decepcionou um pouquinho, pois eu senti que o livro terminou na mesma hora que começava de fato. Como eu disse não teve enrolação, mas a dinâmica da narrativa faz parecer que a autora precisava entregar o material e pulou algumas etapas que fariam o leitor se envolver e curtir muito mais a história.

 

            No mais, foi uma bela surpresa, uma leitura agradável que me ajudou a passar tempo e não afundar em uma ressaca sinistra, então eu recomendo que conheçam essa história e para quem já leu deixa nos comentários o que achou.

 

Essa leitura faz parte do projeto

#leituraunlimited

 

Beijos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário