04/06/2020

[Resenha] Confidências de uma ex-popular - Ray Tavares


Sinopse: Beleza, poder, popularidade. O que mais uma garota pode querer? Renata acaba de ser expulsa de sua antiga escola. Perdeu seu status, seus amigos, seu namorado e sua antiga vida de privilégios. Agora, precisa recomeçar do zero, em um rígido internato católico. Possessa e nada disposta a construir novos laços de amizade por conta das frustrações do passado, ela se vê, de repente, perdida. Sem largar sua essência, a garota se equilibra entre lidar com o desprezo constante dos alunos do colégio, recusar as investidas do presidente de um grupo misterioso e, nesse meio, administrar seu interesse por um aluno em particular. Será que Renata vai conseguir superar seu passado e iniciar uma nova jornada mostrando uma nova versão de si mesma ou insistirá em seus velhos erros?

Autora: Ray Tavares
Editora: Galera Record
Páginas: 434
Classificação: 5/5

Olá!

            Hoje nós vamos começar essa resenha pelo final do livro, não se preocupem porque não contém spoiler, só gostaria de falar algumas coisas sobre o desfecho para depois seguirmos com a resenha. Primeiro, que P**** Ray, como assim o final é esse? Vou precisar escrever uma fanfic para não ficar doida? Concordo que foi real, foi o certo, mas poxa pensa com carinho em escrever um conto sobre você sabe o que. Segunda coisa, não se enganem pela capa fofinha e o ar juvenil que ela passa, essa história vai muito além do que aparenta. A última coisa é, vai chega em um ponto do livro que vai ser soco no estomago e quando você terminar a leitura (ou surra) você vai agradecer a Ray por isso, vai encerrar o livro uma pessoa melhor e mesmo que o final tenha me deixado doida, eu agradeço por ter colocado essa preciosidade nacional na meta do ano.

 “Sempre existem dois lados de uma mesma história.”

            Eu reparei uma coisa, pode ser impressão minha e eu estar falando besteira, mas assim que o livro começa parece que demos play a um filme, não sei é proposital, ou porque eu sei que autora também é roteirista, mas a história é muito adaptável para outros formatos e como eu gosto muito do tipo de história que o livro apresenta isso fica muito mais vivo para mim, durante a leitura pareceu de fato que eu estava assistindo a um filme, premonição? Talvez. Enfim, eu já conhecia a escrita da Ray, mas aqui ela se superou, que talento Brasil, sinceramente estou sem palavras para descrever tamanha qualidade. 

            Mesmo Renata Vincenzo iniciando a história como uma mimadinha de merda, eu simpatizei com ela logo de cara, pois tenho consciência que os personagens muitas vezes tem um propósito de serem um pé no saco e aqui o motivo é cristalino. Rê é uma personagem que pode escolher entre dois caminhos, não apenas uma vez, mas inúmeras. Vivenciar o conflito interno dela foi uma experiência e tanto, já que é muito real, não apenas para meninas de 17 anos, mas para todas as idades o tempo todo. A personagem falou comigo diretamente, eu pude entender cada pequeno detalhe, os motivos de suas decisões, os erros, os acertos, etc... Falo isso, pois um dia eu fui uma Renata (sem todo o dinheiro), amadureci, aprendi com os erros e escolho todos os dias o caminho certo.

“Por mais divertido e rebelde que seja, precisamos pensar duas vezes antes de tomar alguma decisão, porque ela pode ter consequências severas no futuro.”

            Os assuntos abordados no livro são de uma seriedade absurda, mas são tratados com tanta simplicidade que fica fácil para o público juvenil entender e internalizar, ao mesmo tempo que temos temas de extrema importância, contamos com uma leveza e um bom humor surreal, mesmo tratando de assuntos complexos a leitura é leve, espirituosa, engraçada, acolhedora, fluida e maravilhosa. Não vou levantar quais assuntos são tratados no livro, acho importante vocês terem o prazer de se deparar com eles da maneira que autora escreveu, sério gente essa é uma história cinematográfica e real ao mesmo tempo. 

“Se não der certo, você tenta de novo. Ou tenta outra coisa . Se adapta. A vida é assim, Renata. Cheia de surpresas, deliciosas e amargas.”

            Outros personagens compõem esse livro, Guilherme e Lívia, por exemplo, dois personagens impares, que contribuem muito na construção da história. Acho que essa é a chave do livro, por mais que o ponto principal seja a Renata e seu desenvolvimento, Ray deu a seus coadjuvantes uma importância impressionante, todos sem exceção, contribuíram para que essa história seja o que é. Fica uma dica importante, ninguém cresce sozinho, por mais que seja nossa responsabilidade nos tornamos pessoas melhores, ter ajuda externa é mais que necessário. E a importância que ela colocou na professora Trentin foi muito bacana, a forma como ela apresenta a literatura e a importância do professor na vida de um aluno é coisa de outro mundo. Pode passar despercebido para alguns que vão focar em outra linha da narrativa, como a investigação, as amizades e o romance, mas no meu caso marcou muito a forma como a autora chama a atenção para essa profissão tão linda e essencial, que infelizmente é muito desvalorizada no nosso país, pelo estado e muitas vezes pelos cidadãos também. Eu posso apostar com vocês que em algum momento na vida, vocês tiveram um professor que fez a diferença, pensem bem e deixem nos comentários.

“Era impossível mensurar a influência de uma boa professora na vida de um adolescente.”

       Eu gostaria de dissecar cada pequena coisa dessa história com vocês, mas vou ficando por aqui, com essa resenha que não saiu da maneira que eu imaginava quando coloquei o livro na minha meta de leitura, mas satisfeita com o resultado, não apenas da leitura maravilhosa, mas da forma que eu internalizei cada aprendizado proposto. Eu recomendo MUITO a leitura, com fervor, é quase uma obrigação. Leiam, percebam os pontos que eu destaquei e comentem a opinião de vocês. E para Ray Tavares fadinha acessível, eu deixo meu muito obrigada pela história maravilhosa que ela escreveu.

Beijos e até a próxima!



13 comentários:

  1. Muito bom quando a gente se apega ao livro e aos seus aprendizados, né?
    Ler um livro com "cara/escrita" de filme deixa tudo bem mais fluido e facilita bastante na hora da leitura, acho incrível quando a gente devora o livro e nem percebe.

    A capa me lembrou muito uma selfie de patricinha antes de ir pra alguma festa haaha

    Adorei a resenha!

    Beijos!
    www.marcasliterarias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Thayza!!

    Eu lembro bem de quando esse livro foi lançado, todo mundo queria ler ou estava lendo ele hahaha ainda que eu goste muito de YA, eu não senti muito interesse pela leitura na época e hoje continuo do mesmo jeito, mas, acho maravilhoso a forma como o livro consegue tocar as pessoas que leem ele, você não foi a primeira pessoa que vi trazendo uma resenha positiva sobre ele!! Fico feliz que tenha gostado tanto!!

    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir
  3. AAAAAAAAAAA!! eu quero tanto ler esse livro <3

    Eu amei o 12 signos de Valentina, gosto da escrita da autora é sutil e leve como vc disse, fiquei curiosa em saber sobre esse final, meudeus agora mais do que nunca preciso do livro!

    A resenha está incrivel! PArabéns

    Beijinhos,
    Ani
    www.entrechocolatesemusicas.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Eu amo filmes que se passem em internatos e com histórias de adolescentes populares ou rebeldes mas, a verdade é que nunca li nenhum livro assim, porque prefiro assistir a esse tipo de história do que lê-las, da pra entender? Bom, lendo sua resenha percebi que ficou super empolgada durante a leitura, e a história do livro me lembrou o filme "Garota Mimada" protagonizado pela Emma Roberts, adorei esse filme se não assistiu recomendo.

    ResponderExcluir
  5. Que resenha maravilhosa!
    Eu realmente nunca parei para ler nenhuma resenha desse livro, a sua foi a primeira.
    Ao olhar a capa imaginada outra coisa, sabe? Mas deu pra sentir que tem assunto importante. Gostei dos quotes que trouxe pra publicação. Quero ler

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  6. Olá tudo bem? Confesso que tentei ler esse livro duas vezes e por algum motivo que desconheço a obra não fluiu no meu caso, porém fico feliz que você tenha apreciado a leitura, bom espero um dia ter a chance de concluir o livro.

    ResponderExcluir
  7. Mulher...
    Que resenha apaixonada!
    Tão bom. A gente se ligar a um livro assim de forma emocionante e impactante. Fico feliz com sua leitura. Eu ainda não o li, mas tenho medo desse final ai ahahahha o que esperar?

    Bjos e cheiros.
    BLOG livreando

    ResponderExcluir
  8. às vezes, leio uns livros infantis que são um soco no estômago, compreendi bem o que você disse no início da resenha e isso é o que me cativa no gênero Não conhecia a obra e sua resenha me prendeu tanto que já quero ler.

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu li esse livro no começo do ano e amei a leitura. A escrita da Ray é maravilhosa e, apesar de eu ainda preferir Os 12 signos de Valentina, fiquei apaixonada por esse livro também. E o final, o que foi aquilo? Até mandei mensagem no instagram pra ela porque eu preciso de uma continuação haha.
    Que bom que você também curtiu a leitura e eu amei sua resenha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Essa obra foi meu primeiro contato com a autora e eu gostei do desenrolar da história, apesar de alguns pontos que incomodaram. De qualquer forma, eu concordo contigo... o livro tem muito para ensinar e é uma leitura bem leve, descontraída e perfeita para passar o tempo.

    ResponderExcluir
  11. eu lembro que quando lançou eu tinha muita curiosidade e com o tempo fui perdendo essa ânsia sabe? eu ainda leria mas não sei se no momento, gosto dessa vibe teen, o drama adolescente, me lembra as series americanas que adoro kkk.

    ResponderExcluir
  12. Eu quero demais ler esse livro! A Ray é simplesmente incrível e eu tive o prazer de Conhecê-la pessoalmente ❤️ adorei sua resenha e como sou apaixonada pelo gênero, tenho grandes chances de gostar também 😊

    ResponderExcluir
  13. Oi Thayza, tudo bem?
    Essa tua resenha ficou muito detalhada e a animação dela me deixou bem curiosa para saber o que acontece de tão impactante nessa leitura. Não que YA seja meu gênero favorito e adolescentes populares me cativem, mas a premissa desse livro acaba sendo interessante justamente por trazer uma situação onde alguém como a minha xará se vê colocada à prova.
    Um beijo de fogo e gelo da Lady Trotsky...
    http://www.osvampirosportenhos.com.br

    ResponderExcluir