13/06/2020

[Filme] 365 DNI (365 dias)


Sinopse: Em 365 dias, Laura é uma diretora de vendas que tem sua vida virada do avesso com a chegada de Massimo, membro da família da máfia siciliana. Entretanto, numa viagem à Sicília, Massimo a sequestra lhe dando 365 dias para se apaixonar por ele.

 

Gêneros: Drama, Erótico

Duração: 1 hora e 54 minutos

Lançamento: 8 de Junho de 2020

Distribuidor: Netflix

Atenção: Filme +18


Vamos conversar sobre o filme mais polêmico do momento? 365 dias estreou na Netflix esse mês e no momento já é o número 1 dos mais assistidos da plataforma a nível Brasil. O que se deve o sucesso? Muito falatório, muitas opiniões controversas que fazem o outro querer assistir, confesso que eu fui influenciada digitalmente, pois queria saber se era tudo isso mesmo e meio que é, meio que não é.


Começando pelo fim, muita gente criticou o final do filme, mas pesquisei e descobri que na verdade o filme é uma adaptação de um livro Polonês que na verdade se trata de uma trilogia (Obrigada Facebook e pessoas que usam), então o final se deve ao fato de que provavelmente, quase certeza devido ao sucesso teremos outros dois filmes para concluir essa história. O que aconteceu eu não tenho ideia, mas estou em cólicas para descobri, porém depois de uma breve pesquisa cheguei à conclusão que não temos os livros com tradução em português (por enquanto). Esclarecido isso vamos para minhas considerações.

 


Não sou hipócrita então vou começar dizendo que eu consumo esse tipo de história na forma impressa e uma pesquisa rápida nas resenhas vai mostrar isso para vocês, então cabe aqui uma pequena comparação com um dos mais famosos do gênero que também virou filme “Cinquenta tons de cinza”. Falando apenas de filme, no quesito história achei 365 dias seria mais envolvente, mas eu gosto muito de narrativas que tem máfia e foi uma grande decepção quando eu vi que filme tem um roteiro péssimo, isso se eu posso chamar o que assistimos de roteiro. Outra coisa interessante é que 365 dias não teria como ser passado no cinema, Cinquenta Tons tem uma aura mais poética se tratando de sexo e 365 dias é bem cru, mil vezes mais explicito em vários quesitos.


Aqui temos Laura e Massimo, duas pessoas de mundo diferentes, no início do filme tem um paralelo muito legal dos dois em um escritório e seguimos para um breve depois e já na introdução fica claro que Laura não é a típica protagonista virginal das histórias do gênero. Ela é inteligente, forte e muito sensual, mas sexualmente frustrada devido a um relacionamento bosta. Já Massimo, além da aura perigosa ele é extremamente sexy e nada frustrado, muitas vezes usando o sexo como válvula de escape. Ele consegue o que quer da forma que deseja e o mafioso gostosão quer Laura mais que tudo e é ai que entra o problema.


A forma como Massimo encontra de se aproximar de Laura é bem perturbadora já que ele a sequestra e “faz um acordo” de que ela fique com ele por 365 dias e se nesse prazo ela não se apaixonar por ele pode ir. Colocando o sequestro na balança o filme perde muito no quesito romântico, pois fica confuso para quem assiste e a linha entre o genuíno e a Síndrome de Estocolmo é tênue e é ai que está a problematização do filme. Deixando claro que isso é inaceitável, mas entendendo que é um filme adulto e não é possível que alguém vá de fato romantizar esse comportamento em um contexto real, por se tratar de pura ficção para ADULTOS não me incomodou tanto esse fato em especial. Pontos importantes que podem ser destorcidos, Massimo não a violenta sexualmente, porém tem rompantes de agressividade quando frustrado o que para mim é algo mais perto do real e passível sim de romantização por pessoas adultas. Vale lembrar que nada que te deixe desconfortável é aceitável, saiba separar ficção de realidade.

 

Você está presa! Não percebe? Numa gaiola de ouro, mas ainda assim presa!


As cenas de sexo são as mais explicitas que eu já vi até agora em um filme, então tire as crianças da sala e não assista perto de nenhum parente com mais idade. Temos muitas cenas de nudismo, entendam que quando eu falo nudismo eu estou querendo dizer PELADO de verdade, quase um frontal total e quando eu falo de explicito estou falando de bem real, tirando as expressões faciais que eu achei até meio engraçadas e a frequência também é meio duvidosa, fora isso o ato é bem explorado sem uma poetização que estamos acostumados a assistir normalmente.


Uma coisa que eu achei legal e isso pode ser devido ao filme ser Polonês, a atriz Anna MariaSieklucka tem um corpo comum, nada de peitos, bunda ou curvas exageradas, ela tem um corpo bem comum e o diferencial está no seu Sex Appeal. Já Michele Morrone é um belo tipo, o corpo também não é exagerado, mas o cara é sexy só respirando. Então para mim o ponto alto desse filme foi a escolha dos atores que entregaram um bom trabalho, principalmente corporal. 

 

 
             Para terminar quero deixar registrado que estou curiosa para o segundo filme, mesmo a história sendo muito fraca e ter muitos problemas estou bastante curiosa para saber o que aconteceu. No mais eu não deixo uma recomendação, mas sim um conselho, se você está com vontade de assistir porque o filme está hypado é possível que se decepcione, se não faz seu estilo e você não tem vontade de ver passa direto, se viu e os problemas te incomodaram fale seus pontos, seja coerente e não ofenda quem gostou e se você gostou defenda seus pontos, seja coerente e não ofenda aquele que viu problemas na história. Vamos respeitar uns aos outros, para mim o filme é ruim devido ao enredo inexistente, decepcionante se tratando de máfia, problemático em um nível sem precedentes, mas no quesito sexualidade é muito bem explorado, além de que eu amei gostei bastante da forma como terminou. E você o que acha? Deixe nos comentários a sua opinião.

 

Beijos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário