15/09/2021

[Resenha] Acampamento Shadow Falls - C.C. Hunter

 


Resumo: Shadow Falls é uma série de romances sobrenaturais escrito pelo autor CC Hunter . A série é centrada na adolescente de 16 anos Kylie Galen, que é enviada para o acampamento Shadow Falls por sua mãe, apenas para descobrir que o acampamento é uma instituição de verão para seres sobrenaturais. Ela vai em uma busca para descobrir sua própria identidade sobrenatural enquanto é constantemente confrontada pelos espíritos que a visitam e muito romance adolescente.

 

Autora: C.C. Hunter

Editora: Jangada

Quantidade de livros: 5

Nota geral: 4/5

         

   Olá povo lindo!

            A resenha hoje é um pouco diferente, eu dei uma pirada de releitura e fiquei muito interessada em rever as aventuras de Kylie Galen, li o primeiro livro em 2017 e cheguei a resenhar aqui no blog, mas com o hiato que eu tive acabou que os outros não foram resenhados e nessa minha piração da releitura eu percebi duas coisas, a primeira era que eu queria dividir essa história com vocês e a segunda que resenhar cada livro daria um mega trabalho e eu não estou podendo. Então, vou resenhar a série principal de uma forma geral, levantando seus prós e contras sem spoiler.

 

            Eu dei uma relida na resenha do primeiro livro e surpreendentemente eu gostei mais dele hoje do que quando li pela primeira vez, considerando que se trata de um YA a situação deveria ser inversa, mas a vida é uma surpresa.

 

“Todos já leram sobre criaturas sobrenaturais, lendárias, e desde a infância nos dizem que elas não existem. Mas, na verdade, existem sim. Neste mundo, nem todos são iguais. Alguns são muito diferentes dos outros. Alguns nasceram assim, outros foram transformados. Mas, não importa o que aconteceu a vocês, se estão aqui é porque esse é o seu destino. Um destino escolhido por vocês mesmos”.

(Nascida a meia-noite – livro 1)

 

            Essa série é um romance sobrenatural bem adolescente, com problemas de adolescentes. Porém é possível em meio a todo essa imaturidade da idade identificar ideias e mensagens muito importantes, a serem discutidas ou simplesmente absolvidas. Uma dessas mensagens que está clara para mim hoje e talvez não estivesse quando eu li mais nova é a coisa da Kylie com os fantasmas. Se olharmos mais de perto podemos perceber que não falamos sobre morte no nosso dia-a-dia é um assunto que assusta, que machuca muitas vezes, mas de uma maneira mais leve e centrada na personagem  o livro passa a ideia de aceitação, de libertar o outro, reforça a narrativa de que precisamos ser pessoas boas e isso não quer dizer não cometer erros, ninguém é santo, mas não precisamos enraizar ódio e maldade na nossa essência e o mais importante em todo livro se tratando desse assunto, todos podemos ser salvos, o que vem depois é uma incógnita, mas uma mente tranquila pode garantir um espirito livre e uma melhor aceitação do depois.


 "- Quando uma porta se fecha, encontre outra.

 - E se não há outra porta?

 -Então você tenta a janela.

- E se não há uma janela?

 - Então você encontra uma marreta e faz uma janela."

(Desperta ao amanhecer – livro 2)

 

            Parece um livro pesado neh? Mas não, a história é muito leve, a narrativa é bem jovial, temos diálogos interessantes, engraçados e personagens que ajudam a compor uma história cheia de diversidade tanto de opinião quanto de características. A coexistência é outro assunto bem abordado nessa leva de livros, sobrenaturais de espécies diferentes aprendendo a coexistir, adolescentes tentado mudar os pré conceitos passados e por ai vai. É muito interessante de verdade ver isso tudo acontecer enquanto a Kylie está na sua busca pessoal e meio egocêntrica, um contra ponto muito interessante com o pertencimento e hoje algumas atitudes da personagem que eu julguei irritante me parecem bem plausíveis. Entender quem somos é algo importante para seguirmos em frente e mesmo que a protagonista seja uma adolescente de 16 anos sobrenatural ela pode representar muitas adolescentes de 16 anos buscando seu lugar no mundo real.


"Você vai ser o que você é, e seja o que for, você vai ficar bem. Todo mundo tem que aceitar isso e te amar por quem você é, realmente não importa de onde sua herança vem."

(Levada ao entardecer – livro 3)

 

            Os livros são completamente interligados, graças a Deus quando eu li já estavam todos disponíveis, pois saímos de um livro e caímos instantaneamente em outro, exemplo, Kylie sai de um lugar, descobre algo sobre si e volta para conversar com a líder mais maravilhosa de acampamento que existe, o livro acaba no momento da descoberta, o próximo livro começa no momento em que Kylie entra no escritório para falar sobre aquilo. O que me faz crer que era para ser um livro único que ficou grande demais e precisou ser dividido. Não vou mentir, como as coisas acontecem muito rápido a sensação de tempo é um pouco confusa, na realidade eu não sei precisar quanto tempo passou do primeiro ao último livro, essa informação fica bem perdida e muito vaga, mas não atrapalha a leitura em nada se você ignorar.

 

“A última coisa que ela viu foi a colcha deslizando sobre seu rosto enquanto ela deslizava para uma sombria inconsciência. Seu último pensamento antes de sentir a mente entorpecida foi que ela ia finalmente conhecer o monstro debaixo da cama."

(Sussurros  ao luar – livro 4)

 

            Posso afirmar hoje no auge da minha maturidade que essa é minha série de YA sobrenatural predileta, por ser bem escrita, por ter ligações entre os livros e uma história que fecha perfeitamente o arco da Kylie, pelos percalços no caminho amoroso, pelos pequenos problemas adolescentes que vão se resolvendo a medida que se amadurece. Para ser bem sincera até as partes que eu reviro os olhos de “putz, que merda você está fazendo?” eu acho bacana e importante para composição da história no geral.


“Porque os corações são pestinhas sorrateiras e irracionais, feitas para causar sofrimento. Eles querem o que querem, e não dão a mínima para o que tornaria a vida da gente mais fácil ou mais difícil.”

(Escolhida ao anoitecer – livro 5)

 

            Eu recomendo muito a leitura para quem curte o gênero e encare as bobeiras da idade com bom humor e leveza, é uma história muito especial e muito bem trabalhada, vale muito dar uma chance. Vale tanto que as melhores amigas da protagonista ganharam seus próprios livros, Della ganhou a série derivada “Ao anoitecer” que conta com um livro com dois contos (bem rapidinho de ler) e uma trilogia principal. Infelizmente Miranda não teve seus livros traduzidos, o que me deixa um pouquinho chateada, mas fazer o que?! Eu comecei essa trilogia da Della e quem sabe eu volte para falar com vocês sobre ele.


Della Tsang

Miranda Kane


            Muito obrigada pela visita, beijos e até a próxima!

5 comentários:

  1. Olá, não conhecia a série, mas adorei o gênero e propostas de leitura já estou curiosa querendo demais os livros por aqui :)

    ResponderExcluir
  2. Oie Thayza!!

    Menina eu ADORO essa série lembro de ter lido os três primeiros livros em menos de uma semana no notebook porque não aguentei esperar eles chegar para ler kkkkkkkk Eu já li os livros da Della e também são muito bons, também fiquei triste pelos livros da Miranda não terem sido traduzidos, espero conseguir ler eles em inglês mesmo em algum momento!! Adorei o post.

    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir
  3. Eu prefiro quando é a resenha geral porque diminui o risco de spoiler ao meu ver... A depender de como as bobeiras da idade sejam trabalhadas, eu curto, não à toa assisto muita série adolescente, mas depende muito do desenvolvimento da coisa. Eu amo fantasia e estou entrando na vibe de releitura também.

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Pelo enredo tudo parecia bem fraco, mas eu fiquei surpresa porque a história foi extremamente bem estruturada. As tramas, os personagens, o romance, cada detalhezinho dava pra perceber que teve uma atenção por parte da autora!

    ResponderExcluir
  5. quem vê cara não vê qualidade né? eu gosto dessa vibe adolescente, inclusive amo séries e sagas nesse estilo, é fora do que sou mas dá aquela sensação de juventudo acompanhar kkk.

    ResponderExcluir