02/06/2022

[Resenha] De Lukov, Com Amor - Mariana Zapata


Sinopse: Se alguém perguntasse a Jasmine Santos como ela descreveria os últimos anos de sua vida em uma única palavra, ela, definitivamente, usaria uma com quatro letras. Depois de dezessete anos e incontáveis promessas e ossos quebrados, ela sabe que as portas para competir na patinação artística estão começando a se fechar. Mas a oferta mais incrível de sua vida surge por meio de um cara arrogante e idiota que ela passou a última década desejando poder lançar na direção de um ônibus em movimento. Então, Jasmine compreende que precisará reconsiderar tudo. Inclusive Ivan Lukov. 


Autora: Mariana Zapata   

Editora: Chame 

Páginas: 512 

Classificação: 3/5 

Formato: E-book 


Olá povo lindo! 


    Hoje vamos conversar sobre o livro “De Lukov, com amor”, um romance publicado pela editora Charme. Conheci esse livro na internet e de cara ele me chamou muito a atenção, tentei ler no final do ano, mas acabei não dando continuidade e retornei em março, terminando no final de abril.


    A narrativa me pegou completamente de surpresa, pois eu estava esperando algo mais jovem, porém o que eu encontrei foram dois adultos muito boca suja que adoram implicar um com o outro, o famoso cão e gato que o leitor ama. Por mais que a narrativa tenha um ritmo constante que pode ser considerado agradável, os capítulos longos atrapalharam bastante minha evolução, eu achei cansativo algumas vezes e o romance demora MUITO a rolar, esse é um livro maduro e inteligente, mas no romance eu acho que demorou a engrenar. 


“Seria tão errado amar algo ao qual você dedicou sua vida, que você queria tanto? Ninguém nunca se tornou bom em algo sem trabalhar repetidamente.” 


    A história se propõe conhecer melhor a patinação artística e isso é cumprido com maestria, entramos no gelo de cabeça, acompanhamos as dores e as delicias dos atletas e podemos entender o quão difícil é o esporte. Confesso que passei a encarar de outra forma, pois Jasmine e Ivan passam um dobrado e trabalham muito para serem perfeitos no gelo. 


    Jasmine nossa protagonista é alguém que possui alguns traumas e tristezas que a acompanham a muitos anos, tem uma personalidade forte e explosiva, mas evolui de uma forma muito real e bonita de se acompanhar. Aos poucos vemos os muros de Jas caírem e a personagem vai se curando de dentro para fora até começar a deixar as pessoas entrarem. Acredito que a razão da demora do romance se valha do fato que a personagem deviria se curar antes de embarcar em uma história de amor e isso eu posso entender.


“Você nunca se acostuma exatamente com a dor; quando ela acontece regularmente, você só supera mais rápido.” 


    Ivan parece o babaca perfeito, mas vemos o personagem pelos olhos da Jasmine, o que me lembra de dizer que esse livro merecia uma POV dividida, teria ficado muito mais interessante. Enfim, conforme a história evolui vamos acompanhando e conhecendo mais do personagem e sua personalidade protetora e carinhosa. Achei o Ivan sarcástico, implicante e solitário, ele lida sozinho com a vida que escolheu e conforme isso vai ficando claro aos olhos da Jasmine, vamos o conhecendo melhor, só sei que em algum momento da narrativa eu quis colocar ele em um potinho.


    O livro é bem legal, demorado (para mim), mas de fácil entendimento, não é um livro que vai para o lado sexual e dispensa alguns clichês, coisa que deixou bem surpresa. Eu recomendo a leitura para quem tem paciência, meu concelho é não ir com sede de romance, por mais que o livro seja vendido dessa maneira o foco principal não é esse.  


    Espero que tenham gostado da resenha, logo eu volto com novos posts.


Beijos e até a próxima!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário