19/05/2022

[Resenha] Incendeia-me - Tahereh Mafi


Sinopse: Todos aqueles com quem Juliette já se importou podem estar mortos. A guerra pode chegar ao fim antes de sequer ter começado. Ela é a única resistência no caminho do Restabelecimento e sabe que, para sair viva, o Restabelecimento não pode viver. Todavia, para derrubar o sistema e o homem que quase a matou, Juliette precisará da ajuda justamente de uma pessoa em quem pensou que jamais poderia confiar. E, conforme a dupla trabalha junto para derrubar o inimigo, ela descobre que tudo o que pensou saber sobre Warner, sobre suas habilidades e até mesmo sobre Adam estava errado. 

 

AutoraTahereh Mafi 

Editora: Universo dos livros 

Páginas: 448 

Classificação: 4/5 

Formato: e-book 


Olá povo lindo! 


Chegamos ao fim? Se fosse a alguns anos a resposta seria sim, já que inicialmente Estilhaça-me era uma trilogia; Se me perguntasse a um ano atrás eu diria que esse seria o fim da linha para mim, já que não gosto muito do primeiro livro, hoje eu te digo “quando posso começar o próximo?” 


Incendeia-me fez seu trabalho de “fechar” a história, mas como vou pontuar mais para frente faltou uma dose de maturidade o que me leva a questão da autora ter recomeçado essa jornada, talvez mais madura isso se reflita na narrativa e no caminho que a história irá seguir, mas como eu não li nada a respeito estou apenas especulando. Últimos livros tendem a serem intensos, cheios de descobertas e soluções e aqui não foi diferente, a narrativa é muito fluida, acontecem coisas a todo momento, algumas precipitadas, outras irritantes, mas o importante é que a história não para um só segundo e me deixou completamente consumida.  

  

“Nenhuma arma, nenhuma espada, nenhum exército, nem rei um dia será mais poderoso que uma frase.” 


Juliette vem evoluindo a cada momento, tomando posse dos seus sentimentos, dores e desejos. A personagem ainda não atingiu aquele nível de maturidade, por maior que seja seu poder é preciso reconhecer que algumas ações e falas são bem imaturas e precipitadas, não que ela esteja errada na forma de pensar. O que eu quero dizer é que alguns de seus pensamentos e ambições são como diamantes brutos e precisam ser lapidadas, infelizmente nesse quesito eu senti falta desse cuidado com a narrativa. Tirando esse ponto com a imaturidade a personagem evolui consideravelmente desde o primeiro livro, criando laços, reconhecendo seus medos, suas vontades e seu coração. 

  

“O medo vai aprender a me querer.”  


Eu posso pelo amor de Deus guardar o Kenji em um potinho? Sou completamente apaixonada por ele, sério zero defeitos. Um amigo leal, engraçado e cuidadoso. Ele é aquele tipo de personagem que amamos amar, ele é tão precioso, merece o mundo de felicidade e ganha bastante espaço na série merecidamente. Agora, Adam é um caso sério, o menino foi do vinho para água, se tornou chato, chorão, cruel e muito irritável, independente de qualquer coisa a forma que ele trata a Juliette é terrível e desnecessária, só não desejo sua morte por causa do James que é um menino muito fofo. 

  

“As boas palavras são boas plantações. Elas florescem e encontram morada no nosso coração.” 


Tam, tam,tam,tam.... Chegou a vez dele, meu reizinho, do lixo ao luxo, com vocês Warner. O cara mal que é mal e não se arrepende disso, que faz o que é preciso para vencer, que ama tão intensamente que incendeia tudo a seu redor. Não acho que ele se redimiu, acho que passamos a amar sua peculiaridade e respeitar seu jeito e princípios, acredito que quando ele se abre para o amor e sua história começa a ser revelada entendemos os porquês de suas ações. 


“Diga o que você quer - ele pede com desespero - Diga para mim o que fazer - ele fala - e eu farei” 


Incendeia-me conta com uma narrativa muito movimentada, diálogos interessantes e momentos de ação de deixar o leitor roendo as unhas. Como eu disse acima, faltou um pouco de maturidade, mas nada que tire o brilho desse livro ou prejudique o andamento da história. Sem dúvida eu recomendo muito a leitura e me arrependo de não ter lido antes. 

  

Beijos e até a próxima! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário