26/07/2016

[Resenha] Amor Amargo - Jennifer Brown




Sinopse: Último ano do colégio: a formatura da estudiosa Alex se aproxima, assim como a promessa feita com seus dois melhores amigos, Bethany e Zach, de viajarem até o Colorado, local para onde sua mãe estava indo quando morreu em um acidente. O Dia da Viagem se torna cada vez mais próximo, e tudo corre conforme o planejado. Até Cole aparecer. Encantador, divertido, sensível, um astro dos esportes. Alex parece não acreditar que o garoto está ali, querendo se aproximar dela. Quando os dois iniciam um relacionamento, tudo parece caminhar às mil maravilhas, até que ela começa a conhecê-lo de verdade… Em um retrato realista de um relacionamento conturbado, a autora Jennifer Brown do sucesso A Lista Negra  nos leva até o limite de nossos sentimentos.

Autora: Jennifer Brown
Editora: Gutenberg
Páginas: 256
Classificação: 5/5 - Favorito 


Minha vontade de ler algo da Jennifer Brown surgiu com A Lista Negra, uma indicação da booktuber Pam Gonçalves, mas quando lançou Amor Amargo eu resolvi começar por ele, já que a temática desse livro é algo mais perto da minha realidade. Quero que vocês entendam que esse não é meu tipo de leitura habitual, estou desconstruindo coisas e me abrindo para novas experiências literárias, ainda prefiro livros leves, mas percebi com Amor Amargo que além de entreter, livro precisa te fazer pensar fora da caixinha.
“A culpa é toda minha”.
Alex é filha de um pai ausente com quem mantém um relacionamento quase nulo, ele não fala com ela, não se importa com nada além da própria dor, órfã de mãe e distante das irmãs o único relacionamento que tem é com seus amigos Beth e Zach (praticamente irmãos) e no seu último ano do colégio, prestes a se formar e a fazer a viagem dos sonhos, pela qual vem trabalhando duro, conhece Cole, um garoto "misterioso" que muda para sua escola e que precisa de suas tutorias particulares em Inglês. A relação dos dois começa no tempo das aulas e tudo muda quando os dois começam a namorar.

."(...) Era ele quem ditava as regras e dava as ordens. Eu não passava de uma marionete, me movendo ao sabor da sua vontade."

Esse livro me deixou muito confusa, me obrigou a desconstruir a ideia de que “fulano” está nessa situação porque quer, eu sempre tive o pensamento de que nada justifica continuar em um relacionamento abusivo, que ir embora é simples e fácil, mas ser colocada dentro da cabeça da Alex me fez perceber que nem tudo é preto no branco, que algumas vezes podemos estar nessa situação sem nos dar conta ou simplesmente não ter forças para fugir daquilo, pois existem grilhões emocionais que te prendem aquela pessoa e você acaba aceitando que aquele “amor” é tudo que merece, tudo que precisa, que aquela é sua realidade e aceita.

“Amedrontada demais para correr. Pasma demais para continuar em pé. Machucada demais para ser corajosa, revoltada ou qualquer outra coisa além de arrasada.”

Em algumas partes do livro eu pensava “se fosse eu”, então eu voltava e pensava “será que eu?”, Amor amargo fez eu me colocar no lugar da vítima, me fez enxergar a vítima que existe dentro de mim, me fez avaliar cada relacionamento que eu tive, repensar atitudes, avaliar comportamentos, enfim, me fez enxergar a situação de uma outra perspectiva.

“E assim, sem mais nem menos, me dei conta de que, querendo ou não, o que tinha acontecido no dia anterior já tinha começado a me definir; eu estava inventando pretextos para justificar o que ele tinha feito comigo.”

Além de entender melhor a pressão emocional que uma pessoa nessa situação sofre, entender um pouco como é o mecanismo da manipulação, a maldade, a necessidade do agressor de ser superior em tudo, esse livro me fez perceber que somos todos juízes da vida do outro, estamos sempre olhando por trás da cortina e julgando sem nem tentar entender o porquê, o que aquela pessoa está sentindo e principalmente de que por muitas vezes somos incapazes de ajudar, por não querer nos meter, por que “ela sempre vai ficar do lado dele” ou por que “depois eles fazem as pazes e quem fica mal sou eu”. Estamos vivendo em um mundo apático, julgador, que não quer sair da sua zona de conforto para entender ou ajudar alguém que está tendo sua vida destruída de dentro para fora, ficamos calados quando tudo que o outro precisa é de uma palavra que o faça perceber o quanto é especial, que existem amores saudáveis por ai.

“Eu teria de repetir as histórias um milhão de vezes, enquanto todos ficavam bravos e decepcionados comigo. Seria tão humilhante”.

Não quis avaliar o livro de forma técnica, quis apenas levantar uma questão que ficou girando na minha cabeça, que me fez procurar relatos e tentar entender melhor tudo isso, talvez esse livro não tenha os melhores diálogos, o melhor ritmo, mas vale cada letra que foi colocada no papel.

Por fim quero indicar o livro não como forma de entretenimento, mas como uma forma de procurar entender o lado do outro, para sairmos da zona de conforto e começarmos a pensar diferente, talvez Amor amargo não seja suficiente para mudar seu modo de pensar, mas eu garanto que depois desse livro você irá começar a ver o mundo um pouco diferente e por hora isso basta.

Antes de terminar gostaria de indicar o vídeo "Não tira o batom vermelho" da Jout Jout, ta no Youtube é só procurar!

 Eu vou ficando por aqui, vocês estão convidados a debater sobre o assunto nos comentários.


Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário