13/08/2016

[Resenha] Coroa da Meia-Noite - Sarah J. Maas



Sinopse: Celaena Sardothien, a melhor assassina de Adarlan, tornou-se a assassina real depois de vencer a competição do rei e se livrar da escravidão das Minas de Sal de Endovier. Mas sua lealdade nunca esteve com a coroa. Tudo o que deseja é ser livre e fazer justiça. Nos arredores do castelo, surgem rumores a respeito de uma conspiração contra misteriosos planos do rei, mas antes de cuidar dos traidores, Celaena quer descobrir exatamente que planos são esses. O que ela não imaginava é que acabaria em meio a uma perigosa trama de segredos e traições tecida ao redor da coroa. Enquanto a amizade entre ela e o capitão Westfall cresce cada vez mais, o príncipe Dorian se afasta, imerso em seus próprios dilemas e descobertas. Em Adarlan, um segredo parece se esconder por trás de cada porta trancada, e Celaena está determinada a desvendar todos eles para proteger aqueles que aprendeu a amar. Mas o tempo é curto, e as ameaças ao redor castelo de vidro estão cada vez mais próximas. Quando menos se espera, uma trágica noite mudará a vida de todos no reino, e mais do que nunca Celaena quer descobrir a verdade para fazer justiça.

Autora: Sarah J. Maas
Editora: Galera Record
Páginas: 406
Nota: 5/5 - Favorito


Celaena Sardothien agora é a campeã do rei e viaja matando aqueles que supostamente são inimigos e ameaçam a sua supremacia. Depois de uma longa viagem nossa assassina volta para casa e assim que coloca os pés no castelo de vidro é informada que seu novo trabalho é acabar com uma conspiração rebelde que está trabalhando para derrubar o rei, só que Celaena não esperava que o alvo fosse um velho conhecido e isso pode pôr tudo a perder.

Em Coroa da meia-noite Sarah explorou um pouco mais a vida social de Celaena, criou novos laços, aflorou sentimentos, desconstruiu e reconstruiu amizades. Eu adorei ver a assassina interagindo com o mundo exterior, pois no primeiro livro mesmo a narrativa sendo feita em terceira pessoa, ficamos presos com ela dentro do castelo, já nessa continuação o leque se abriu nos possibilitando conhecer outro lado da protagonista, aliás, nesse livro Celaena mostra várias faces de uma mesma pessoa, pode ser encantadora em alguns momentos, mas por dentro continua letal e inflexível, confesso que adorei ver como ela pode ser cruel quando a pessoa merece, alguns podem até ficar assustados, mas a meu ver cenas como as que temos nesse livro fazem da protagonista tudo que ela é, e nos mostra tudo que ainda pode ser.

“Algumas coisas você escuta com os ouvidos, outras, você escuta com o coração.”

Todos os personagens, sem exceções mudaram consideravelmente de um livro para o outro, começaram a traçar os caminhos que devem seguir ao longo dos livros subsequentes. Algumas revelações podem vir a mudar drasticamente o rumo da história, já que chegará um ponto em que uma escolha deverá ser feita e essa escolha vai definir quem de fato é amigo e quem é inimigo.

Outro ponto muito interessante é que a magia começou a ser melhor explorada, o que me leva a crer que os próximos livros serão repletos desse elemento. Coroa da meia-noite também começou a se aprofundar mais na trama política, dessa forma temos manipulações de todos os lados, até mesmo de onde menos esperamos o que eu confesso foi um choque e partiu meu coração em mil pedaços. O romance dessa vez foi mais intenso, algumas cenas me fizeram suspirar ao mesmo tempo em que deixaram meu coração na mão, mas se pararmos para analisar apenas o romance, fica claro que não é um ponto em que a autora quer dar destaque, amor faz parte da vida da protagonista assim como todos os outros tipos de relacionamentos, mas o foco mesmo é a luta interna de Celaena com quem ela era e em quem deve se tornar.

“ O resto do mundo se calou até virar nada. Naquele momento, depois de dez longos anos, Celaena olhou para o capitão e percebeu que estava em casa.”

A narrativa começa sem muitos acontecimentos, mas ao longo do tempo evolui de tal maneira que fica impossível abandonar a leitura, a partir da metade do livro o leitor fica querendo entender o motivo das pessoas, descobri em quem se pode confiar e torcendo para que dê tudo certo. Ou seja, primeiro vem uma calmaria boa para depois cair sobre nossas cabeças uma enxurrada de emoções, nesse ponto a leitura passa a ser rápida e intensa.

Sem muito esforço Trono de Vidro se tornou uma das minhas séries de fantasia preferida. Aos poucos a autora vai dando forma ao mundo que criou, introduzindo elementos que fazem da narrativa cada vez mais completa e possibilitando uma ambientação tranquila, sem ficar chato. Até agora tudo está se encaixando em perfeita harmonia, tanto na qualidade de escrita, quanto na construção dos personagens e suas histórias e eu estou torcendo muito para que continue assim. No final desse segundo volume me pareceu que a Sarah fechou um ciclo, o que precisava ser explorado nessa primeira parte já foi e que a partir do próximo livro teremos uma história diferente, o que me deixou bem empolgada para continuar.

"Era difícil se importar, percebeu ela, ao começar a caminhada de volta para o castelo. Incrivelmente difícil se importar quando não havia mais ninguém com quem se importar. “

Para terminar quero dizer que achei esse livro bem completo, ele começou a dar profundidade à história e a mudança sutil no ritmo da narrativa fez grande diferença para mim. Eu recomendo muito a leitura de Coroa da meia-noite, pois com esse segundo livro fica claro que a série está em uma crescente e ninguém aqui quer perder uma história incrível como essa.

Espero que tenham gostado da resenha, beijos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário