02/09/2016

[Resenha] Depois de você - Jojo Moyes



Sinopse: Em Depois de você, Lou ainda não superou a perda de Will. Morando em um flat em Londres, ela trabalha como garçonete em um pub no aeroporto. Certo dia, após beber muito, Lou cai do terraço. O terrível acidente a obriga voltar para a casa de sua família, mas também a permite conhecer Sam Fielding, um paramédico cujo trabalho é lidar com a vida e a morte, a única pessoa que parece capaz de compreendê-la. Ao se recuperar, Lou sabe que precisa dar uma guinada na própria história e acaba entrando para um grupo de terapia de luto. Os membros compartilham sabedoria, risadas, frustrações e biscoitos horrorosos, além de a incentivarem a investir em Sam. Tudo parece começar a se encaixar, quando alguém do passado de Will surge e atrapalha os planos de Lou, levando-a a um futuro totalmente diferente. 

 

AutoraJojo Moyes 
Editora: Intrínseca 
Páginas: 320 
Nota: 4/5 

 


Quem leu minha resenha de Como eu era antes de você, sabe que eu comecei receosa, não conseguia me conectar aos personagens em um primeiro momento e achei a história devagar, mas no fim amei muito, para quem não leu segue o link (AQUI). 


Comecei a ler Depois de você com muita expectativa, esperava de cara um livro arrebatador, que faria minhas emoções transbordarem, porém não foi bem assim que aconteceu, ou seja, voltei à estaca zero.  Tive que parar, respirar e reavaliar minha leitura antes de recomeçar, se não, seria uma perda de tempo e desgaste por nada, o livro começou a funcionar para mim no momento que aceitei que não teria Will, simples assim, depois precisei aceitar que aquela Lou do livro anterior não existia mais e essa parte foi bem mais difícil. 

 

“Amei um homem que me mostrara o mundo, mas que não me amara o suficiente para permanecer nele.” 

 

O que me encantou na Louise foi sua extravagancia, sua alegria, por mais infeliz que fosse sua vida ela era otimista, alegre, espontânea e isso não existia mais na personagem, para vocês terem uma noção ela me lembrou muito a Tonks de Harry Potter, uma fase que os cabelos dela estavam castanhos e sem vida (quem leu vai entender), a personagem perdeu o brilho, perdeu a vontade de viver, era só uma casca vazia e isso me incomodou muito, demorei para aceitar essa nova personalidade, demorei para entender o porquê de toda a mudança, e foi no momento que aceitei a nova Lou que comecei a me conectar com ela e me abrir para essa nova história. 


Depois de você é sobre seguir em frente, sobre o que acontece conosco quando perdemos alguém a quem amamos muito, seja quem for, seja da forma que for. Aprendi com esse livro que sentimos de forma diferente, lidamos com a perda em tempos diferentes e que se você demora quase dois anos para se reerguer tudo bem, se você precisa concentrar toda sua energia em concertar a vida de outra pessoa para não enxergar que a sua está uma bagunça, tudo bem, mas que chega uma hora que a vida cobra e precisamos abrir mão da segurança do luto e seguir, não ter medo de perder, não ter medo de arriscar, simplesmente seguir em frente. 

 

“Nenhum de nós segue em frente sem olhar para trás. Seguimos em frente sempre levando aqueles que perdemos. "
 

Uma coisa que pode passar despercebido nesse livro, mas eu amei e me chamou muito a atenção foi a mudança na vida da mãe da Lou, putz o que um pouco de auto confiança e autoconhecimento não faz com uma pessoa não é mesmo? Eu vi a mulher mudar da água para vinho, foi incrível vê-la sair de um casulo construído a muito tempo e se enxergar como alguém importante pela primeira vez. Cada dialogo, cada tirada inteligente, cada descoberta dessa mãe que passou a viver de verdade depois dos 50 anos. 


Não vou me prolongar mais, quero apenas chamar a atenção para o final do livro, cheio de possibilidades e expectativas, por mais que eu fique curiosa sobre o que vem depois, não espero um novo livro, na verdade nem quero um novo livro, achei o final cheio de possibilidades assim como é a vida e isso me bastou, saber que a Lou voltou a viver me bastou. 

 

“Não quero que toda minha felicidade dependa de outra pessoa, não quero ser refém de destinos que não consigo controlar.” 

 

Sim, achei a narrativa arrastada, sim, demorei para terminar a leitura, mas gostei de sair da minha zona de conforto (de novo), gostei da forma como a história foi construída e principalmente de como a história acabou sem realmente acabar, não acho realmente necessário ler Como eu era antes de você antes de se jogar nesse livro, por mais que seja uma continuação, Depois de você tem uma história própria o que deixa o leitor livre para escolher se deseja ou não ler o anterior primeiro. 


Beijos e até a próxima! 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário