17/02/2017

[Filme] Cinquenta tons mais escuros


Sinopse: Incomodada com os hábitos e atitudes de Christian Grey (Jamie Dornan), Anastasia (Dakota Johnson) decide terminar o relacionamento e focar no desenvolvimento de sua carreira. Ele, no entanto, não desiste tão fácil e fica sempre ao seu encalço, insistindo que aceita as regras dela. Tal cortejo acaba funcionando e ela reinicia o relacionamento com o jovem milionário, sendo que, aos poucos, passa a compreender melhor os jogos sexuais que ele tanto aprecia.


Gêneros: Romance, Drama, Erótico
Duração: 1h 58min 
Lançamento: 9 de Fevereiro de 2017 
Distribuidor: Universal Pictures

Atenção: Filme +18


            Para quem não sabe esse filme é uma adaptação do segundo livro da trilogia Cinquenta Tons de Cinza. Estava com expectativas altas? Não, pois posso até gostar do segundo livro, mas de um modo geral ele deixa muita coisa passar e eu sabia que isso também aconteceria no filme.

            Visualmente o filme parece ter sido dirigido pela mesma pessoa do primeiro, mas não foi, coisa que me deixou bem abismada, pois o novo diretor conseguiu manter a mesma linha de fotografia, suavidade e bom gosto. A fotografia está bem legal, nesse filme tivemos uma visão um pouco mais ampla, já que Cristian e Ana saem mais de seu casulo e passam a interagir com o mundo, proporcionando assim novos cenários e possibilidades, o que deixou o filme mais bonito visualmente.  Ainda falando da parte mais técnica (a crítica de cinema rs) gostaria de apontar como está primorosa a trilha sonora, eu não estava com expectativas para o filme, mas para a trilha elas estavam nas alturas e eu prestei atenção em cada música e fico feliz em afirmar que eles acertaram novamente, sério, eles podem errar em tudo, mas nas músicas arrebentam.


            Por conta da mudança de perspectiva da história, já que o Cristian está tentando ser o namorado e não dominador, esse filme passa a ter uma pegada mais romântica, as atuações acompanham essa mudança, então eu achei normal o Jamie está mais solto, com as feições mais suaves, sua interpretação não parece ter melhorado, ele apenas está fazendo seu trabalho de acompanhar as mudanças do personagem. Com a Dakota acontece à mesma coisa, ela não piorou como andam dizendo (minha opinião), acho que ela também acompanhou a personagem, acredito até que Dakota me fez gostar mais da Ana, ela deu uma vida a mais para a personagem.


            Como eu já disse, esse filme tem uma pegada diferente do primeiro, o casal protagonista está tentando se adaptar a nova fase do relacionamento e querendo de todas as formas que isso dê certo, com isso a Ana começa a mostrar traços de sua personalidade que me agradam muito, sai do cinema pensando que ela não foi uma mulher subjugada, obviamente esse filme tem uma vertente machista, mas vemos como as pessoas podem mudar quando querem, é possível notar nitidamente que a Ana não faz as coisas mais picantes apenas para agradar como foi no primeiro filme, ela começa apreciar aquilo e gente não é crime mudar de opinião, ela cede na mesma proporção que se impõe e a vida é isso aí. Na vida como um todo e principalmente na vida de casal, temos que saber apreciar o que o outro tem a oferecer e nos impor, sendo assim o filme me passou verdade o que me agradou bastante.


            Não posso apenas apresentar para vocês os pontos positivos, infelizmente mesmo não tendo muitos pontos negativos, preciso dizer o que me chamou a atenção e pode sim estragar o filme para algumas pessoas foi principalmente a correria para contar a história, quem não leu o livro fica completamente perdido, tá quem leu o livro já sabe que a autora colocou um monte de coisa em um livro só, eu entendo que ela quis criar um gancho para o terceiro, mas ficou corrido no livro e no filme isso piorou muito. Como eu já sabia a história foi fácil preencher as lacunas, passei por cima de erros e fiquei de boa quando não teve explicação para uma cena em particular, já minha amiga que foi comigo e não terminou o segundo livro ficou BEM perdida, não entendeu nada e eu tive que explicar. Então essa falta de explicação e correria atrapalha muito ao espectador que não leu, achei de muita falta de tato e respeito, pois fizeram o filme confiando que as pessoas completariam as lacunas sozinhas, sem a preocupação com as outras.


            Para fechar com chave de ouro vamos falar da bundinha do Jamie das cenas de sexo, assim como aconteceu no filme anterior às cenas foram de bom gosto, nada muito explicito o que me leva a uma reclamação básica, o que as pessoas querem? Todo mundo criticou o filme/livro por ser pesado e blábláblá, o diretor decide amenizar a situação e prefere uma coisa mais leve, sem perder a parte provocante da história (cena do elevador é um bom exemplo), ai as pessoas vem e falam que não foi picante, que faltou sexo, isso e aquilo, juro que não entendo, se fosse cheio de cenas de mal gosto o povo ia reclamar, eu hein, gente chata. Vale lembrar que Cinquenta Tons o filme não é um filme pornô e sim um filme de cunho erótico, se alguém não está satisfeito com as cenas do filme é só procurar alguma coisa na internet. Desculpem se estou sendo um pouco dura é que essa inconstância me incomoda um pouco, as pessoas nunca estão satisfeitas, vejam bem, não é um filme perfeito, os livros não são bons, mas é preciso manter uma linha e saber que existem lugares e lugares, confesso que me incomodaria se as cenas fossem muito explícitas, sou tranquila com sexo e tudo mais, só que me sentiria constrangida e, por isso, acho que um meio termo é muito aceitável e precisamos antes de criticar algo tão delicado (sim, assunto sexo ainda é delicado) ter o bom senso de pensar em um todo e não apenas em suas preferências.

            Essa é a minha opinião e a sua? Me conta nos comentários.


Beijos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário