11/05/2017

[Resenha] The Kiss of Decepcion - Mary E. Pearson



Sinopse: Tudo parecia perfeito, um verdadeiro conto de fadas menos para a protagonista dessa história. Morrighan é um reino imerso em tradições, histórias e deveres, e a Primeira Filha da Casa Real, uma garota de 17 anos chamada Lia, decidiu fugir de um casamento arranjado que supostamente selaria a paz entre dois reinos através de uma aliança política. O jovem príncipe escolhido se vê então obrigado a atravessar o continente para encontrá-la a qualquer custo. Mas essa se torna também a missão de um temido assassino. Quem a encontrará primeiro? Quando se vê refugiada em um pequeno vilarejo distante o lugar perfeito para recomeçar ela procura ser uma pessoa comum, se estabelecendo como garçonete, e escondendo sua vida de realeza. O que Lia não sabe, ao conhecer dois misteriosos rapazes recém-chegados ao vilarejo, é que um deles é o príncipe que fora abandonado e está desesperadamente à sua procura, e o outro, um assassino frio e sedutor enviado para dar um fim à sua breve vida. Lia se encontrará perante traições e segredos que vão desvendar um novo mundo ao seu redor. O romance de Mary E. Pearson evoca culturas do nosso mundo e as transpõe para a história de forma magnífica. Através de uma escrita apaixonante e uma convincente narrativa, o primeiro volume das Crônicas de Amor e Ódio é capaz de mudar a nossa concepção entre o bem e o mal e nos fazer repensar todos os estereótipos aos quais estamos condicionados. É um livro sobre a importância da autodescoberta, do amor, e como ele pode nos enganar. Às vezes, nossas mais belas lembranças são histórias distorcidas pelo tempo.


Autora: Mary E. Pearson
Editora: DarkSide Books
Páginas: 406
Classificação: 3/5


Vou começar essa resenha com uma pergunta, qual é o vilão das suas leituras? No meu caso o vilão é expectativa, pode parecer bobeira, mas se eu espero muito de um livro e ele me entrega menos do que eu esperava já bate um desanimo e a leitura começa a ficar complicada. Isso aconteceu com The Kiss of Decepcion, nossa como eu queria ler esse livro, li resenhas maravilhosas e fui cheia de sede ao pote e quase que me afoguei com toda a empolgação, vou explicar direitinho, mas aviso que é melhor segurar o forninho para não se decepcionar.

“Parei no cume da colina e olhei para trás, onde apenas pequenos vislumbres da baía ainda eram visíveis entre as árvores. Terravin. Agora eu entendia os monumentos. Alguns eram feitos de suor e pedra, outros eram feitos de sonhos, mas todos eram feitos das coisas que não queríamos esquecer.”

Vamos falar um pouco da apresentação desse livro, é inegável que a Darkside arrasa nas capas e diagramação, para falar a verdade, hoje a Darkside é para mim a editora que mais tem cuidado com suas publicações, The Kiss of Decepcion possui capa dura (assim como todos os livros da caveirinha), mas a textura da capa é a coisa mais maravilhosa desse mundo, não sei explicar bem, mas é uma coisa meio aveludada, gostosinha de mais, as folhas são de uma gramatura alta, ou seja, são folhas mais grossinhas de melhor manuseio, amarelas (a diva das folhas), o livro conta também com um mapa para que possamos conhecer melhor a ambientação da história, a fonte das letras é de fácil compreensão, não cansa os olhos e o detalhe da primeira letra de cada capítulo sendo mais elaborada e de uma fonte diferente deu um UP bem bacana.

A história começa com a Princesa Arabella, a primeira filha de Morrighan se preparando para o seu casamento arranjado com o Príncipe de Dalbreck, um reino que por muitos anos manteve uma animosidade com Morrighan e que por conta do casamento estão formando uma aliança que fortalecerá ambos os reinos. A Princesa não está nada feliz com o arranjo e decide fugir com sua leal amiga Pauline para um vilarejo distante onde Pauline foi criada e a partir desse momento a Princesa Arabella se torna apenas Lia e parte para jornada que vai mudar sua vida. Após sua fuga o Príncipe de Dalbreck vai à busca da princesa, nem ele sabe ao certo o porquê está indo atrás dela, mas parte em seu rastro, ao mesmo tempo em que um assassino do reino de Venda também é enviado para matar a princesa e assim fortalecer a animosidade entre Morrighan e Dalbreck. 

 “Não há volta. A escolha foi feita por mim - respondi. - Deste momento em diante, para o bem ou para o mal, este é o destino com que terei de viver.”

A premissa da história é encantadora e cheia de possibilidades, ao longo da história a autora soube nos situar, descrever lugares e momentos sem que ficasse cansativo, uma jogada bem bacana foi alternar a narrativa entre Lia, Príncipe e Assassino, o que nos envolve na história e nós possibilita descobrir quem é quem, ela deu nomes aos nossos meninos então a narrativa fica assim, Lia, príncipe, assassino, Kaden e Rafe, bem legal né?

Nesse momento você deve está se perguntando por que eu falei que fiquei decepcionada com a história não é mesmo? Vou explicar. Por muitos e muitos capítulos a história é muito parada, começa com a emoção da fuga e depois entra em um marasmo enorme, os capítulos são basicamente sobre o dia-a-dia da Lia como garçonete e sua interação com os meninos, só isso. A autora explica um pouco das cresças ao longo do livro, mas confesso que não entendi muito bem, fiquei perdida por um bom tempo tentando entender toda a parte mística da história. Eu falei que as primeiras filhas tem um dom dado pelos Deuses? Então, elas têm, mas não entendi bem quais são esses dons, se são diferentes de uma pessoa para outra, sei que nem todas têm e a Lia reprime o dom dela até não da mais, mas isso ficou em aberto por um longo tempo e me cansou ficar no escuro quanto a isso, outra coisa que me deixou decepcionada foi que EU descobri quem era quem muito rápido, para mim ficou claro logo no começo e um pouco da emoção da história se perdeu ai. Então se você juntar história parada, ficar perdida por falta de informação e descobri o segredo rápido de mais, da para entender meu desanimo com a narrativa. Vejam bem, não é ruim, só é bem lento e isso me estressou, pois esperava um livro mais movimentado, com muitos acontecimentos e não aconteceu nada, absolutamente nada até a segunda parte da história, que meus amores fez valer a pena cada segundo de marasmo que eu suportei, sendo assim minha dica é a seguinte: Se quiser desistir, se achar um pouco chato, persista, você não vai se arrepender.

“Pode-se levar anos para moldar um sonho, mas é preciso apenas uma fração de segundo para despedaçá-lo.”

Para não prolongar mais essa resenha gigantesca quero falar rapidinho da Lia, achei a personagem muito bem escrita, ela não é uma princesinha afetada, no momento que decide fugir abre mão de tudo que fazia dela alguém especial e entra de cabeça nessa nova vida, achei maravilhosa a personalidade dela, uma menina decidida, batalhadora e por mais que possa parecer contraditória ela é consciente de seus deveres, quer e busca sempre o melhor para ela e para todos que ama. A relação dela com a Pauline é a coisa mais linda do mundo, uma amizade assim é tão rara que às vezes esquecemos que é possível, e para mim o ponto alto dessa princesa é que ela não se curva a ninguém e a nada, a situação está uma bosta, mas ela se mantém focada em como sair dela e de cabeça erguida, independente de quem esteja a sua frente ou se tem uma faca em sua garganta.

A conclusão dessa resenha é que The Kiss of Decepcion não foi tudo que eu esperava, mas me surpreendeu e agradou muito no final, estou muito ansiosa para ler o segundo livro que já foi lançado e continuar a viver essa aventura junto com a Lia.

Beijos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário