29/01/2018

[Resenha] Sem Fôlego - Abbi Glines



Sinopse: Sadie White acabou de se mudar com a mãe grávida para a cidade litorânea de Sea Breeze, mas seu emprego de verão não vai ser na praia. Como a mãe dela se recusa a trabalhar, Sadie vai substituí-la como empregada doméstica numa mansão na ilha vizinha. Quando os donos da casa chegam para as férias, Sadie se depara com ninguém menos que Jax Stone, um dos roqueiros mais desejados do mundo. Se Sadie fosse uma garota normal se ela não tivesse passado a vida cuidando da mãe e dos afazeres domésticos, talvez estivesse impressionada com a ideia de trabalhar para um astro do rock. Mas ela não está. Na verdade, é Jax quem fica atraído por ela. Tudo a respeito de Sadie o fascina, mas ele luta contra esse desejo: relacionamentos nunca funcionam em seu mundo e, por mais que ele queira Sadie, sabe que ela merece algo melhor. Conforme o verão passa, no entanto, essa paixão começa a deixá-lo sem fôlego e é como se Sadie fosse a única pessoa capaz de lhe devolver o oxigênio. Será que o amor entre os dois pode superar as diferenças em seus estilos de vida? Jax e Sadie vão precisar respirar fundo e mergulhar nessa relação para descobrir.

Autora: Abbi Glines
Editora: Arqueiro
Páginas: 272
Classificação: 3/5


Sem Fôlego é o primeiro livro da série Sea Breeze da Abbi Glines que acaba de ser lançado pela Editora Arqueiro. Esse livro segue a mesma receita da série Rosemary Beach, que até então vem dando muito certo, mas acaba por ser um pouco repetitivo e ficando cansativo por não apresentar novas experiências e características. Para vocês terem uma noção Sadie e Jax me lembraram do casal Blair e Rush, tanto em personalidade como em aparência física e a história segue pelo mesmo caminho, não que seja de todo ruim, só não empolga como deveria.


Algo que me agradou muito foi o livro ser narrado com os dois pontos de vista, as partes narradas pelo Jax geralmente aparecem no começo de cada capítulo e são bem curtinhas, duas, três páginas no máximo, mas nos possibilita ter uma visão do que ele está sentindo e algumas vezes confirmar sua versão da história.

Sem Fôlego conta com duas mudanças interessantes se compararmos com os livros anteriores da autora já publicados no Brasil, essas duas mudanças facilitam a leitura para o público mais jovem, pois não se trata de um New Adult e sim de um Yong Adult, sendo assim as cenas “quentes” presentes no livro são escassas e quando acontecem são mais contidas, mas vale ressaltar que ainda existem partes picantes mesmo que não sejam tão elaboradas quanto estamos acostumados.

“Você é tudo sobre o que eu escrevo nas minhas canções, mas algo que nunca poderia ter.”

Os personagens principais formam um casal bem fofinho. Sadie tem 17 anos, extremamente responsável, já que precisa cuidar dela e da mãe relapsia e manipuladora que ainda por cima está grávida de um homem que não pretende assumir a responsabilidade. Achei a personagem um pouco “mosca morta” por deixar a mãe fazer com ela o que bem intende, pois ela tem consciência dos fatos, sabe a todo momento o que mãe está fazendo, conhece as manipulações e mesmo assim aceita tudo calada sem expressar sua opinião nenhuma vez. Tentei compreender, mas realmente não me desce. Porém tenho que reconhecer que ela é uma menina forte, corajosa e tem um coração enorme e isso ajudou muito para que eu simpatizasse um pouco com ela.

Jax é o astro do Rock mais badalado do momento, está na parede do quarto de 9 entre 10 meninas nos EUA, mas está cansado e precisa de uma pausa para recarregar as energias, é nesse momento que ele conhece a doce Sadie e se apaixona. Devido a esse relacionamento conhecemos o menino por trás do astro e Jax se mostrou fofo, atencioso, humano, encantador e solitário. Gostei realmente dele, mesmo com as burradas cometidas no caminho, ele é um personagem bem bacana.

“Ele protagonizava meus sonhos de dia e de noite. Meu coração acelerava a cada chance de vê-lo. As palavras dele me perseguiam.”

Tenho minhas ressalvas com a história, talvez eu apenas não seja mais o público-alvo dos livros da autora. Hoje adulta eu percebo que ela supervaloriza a menina ingênua, virgem, pura, extremamente inocente e alheia a sua aparecia deslumbrante. Frases como “Você é diferente das outras” traça uma linha que me incomoda um pouco, pois passa a imagem que meninas não virgens ou mais espertas não servem, não são tão atrativas e isso é BEM ERRADO e machista já que o cara ser experiente e pegar geral é OK, mas as meninas que ele já ficou não servem para um relacionamento, pois são apenas uma noite. Não me leve a mal, eu acho legal cada um ser do jeito que é, acredito no amor e sei que quando se ama AQUELA pessoa ela se torna a mais especial do mundo, mas não acho necessário fazer da virgindade um sinônimo de qualidade, acho errado superestimar isso e diminuir outras meninas por não serem.

O livro conta com uma problemática simples e de fácil resolução. É de fato uma leitura leve, despretensiosa e tranquila. Eu li em um dia as 272 páginas, a narrativa flui com muita facilidade e mesmo com os pontos negativos que eu já apontei me agradou em nível de entretenimento rápido e uma leitura simples para passar o tempo.

Mesmo se tratando de uma nova série é possível ler esse livro como único já que a história fecha completamente, com um final satisfatório e previsível.

Beijos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário