20/03/2019

[Resenha] Morra por mim - Amy Plum




Sinopse: Depois que seus pais morrem em um acidente de carro, Kate e sua irmã, Georgia, vão morar com os avós em Paris. Enquanto Georgia encontra na balada a cura para sua tristeza, Kate é mais introspectiva e se recusa a sair e se divertir, até resolver ir para um café com seus livros para tomar um pouco de sol. Ela conhece Vincent, um belo e misterioso garoto parisiense. Ao se relacionar com o menino e descobrir sua história, Kate tem que escolher entre deixar sua paixão de lado e seguir a vida em segurança, e assumir seus sentimentos e toda a complicação que seria namorar alguém imortal e com inimigos, e mudar para sempre sua vida.

Autora: Amy Plum
Editora: Farol Literário
Páginas: 424
Classificação: 4/5




Para vocês entenderem minha relação com esse livro, preciso dizer que acho a capa linda de viver, sempre via na livraria e nunca comprava (por que senhor?), mas assistindo a uns vídeos do KBOOKTV no Youtube e já que ganhei um Kindle de natal do marido, resolvi arriscar e a conclusão é que terminei a leitura em um dia, não fazia isso a muito tempo, muito tempo mesmo, mas não conseguia largar Morra por Mim por muito tempo, confesso que a empolgação com o presente novo também ajudou, mas de fato a história é muito boa.

Esse livro se trata de um romance sobrenatural que gira em torno que Kate e Vincent, o casalzinho mais apaixonante que você respeita. Todos os acontecimentos têm como plano de fundo a cidade de Paris, onde nossa protagonista foi morar com a irmã e os avós após a morte trágica dos pais. No Começo ela está bem quebrada e passamos com ela de forma bem rápida e dinâmica pelas fases do luto e da tristeza, mas percebemos que não é uma coisa que vá passar ou ser esquecida ao longo da história, a falta dos pais diz muito sobre a protagonista e isso foi umas das coisas que eu mais gostei nesse livro, o fato dela não esquecer quem é, de suas dores, de suas perdas em função do novo namorado já mostra o quanto Kate é especial como personagem, sua personalidade pode parecer irrelevante já que se trata de uma menina tranquila que prefere ler em cafés durante todo dia a ir para a balada com a irmã, mas olhando com cuidado podemos ver que ela se auto protege, é decidida e tem um ótimo coração.

Já Vincent é nossa parte sobrenatural desse romance, no princípio o personagem é aquele clichê normal, lindo, misterioso e com uma aura de perigo que deixa a menina encantada, porém com receio dele ser problema o que faz pensar nele por dias a fio. Com o tempo ele se mostra muito mais que isso, sua parte sobrenatural é bem diferente, mas vamos falar disso adiante, o que quero dizer sobre ele é que o personagem é encantador, doce, romântico, forte e decidido, além de leal. Gostei muito da construção, suas vertentes fizerem dele comum para esse tipo de história e totalmente encantador para esse pequeno coração que escreve.


“Só você sabe o que é capaz de aguentar. Você é quem decide o que vai acontecer entre nós a seguir.”

ADOREI em letras maiúsculas a parte sobrenatural inovadora desse livro, nunca antes tinha me deparado com isso, juro que foge completamente de anjos, vampiros, lobisomens e outros seres já abordados nos livros. De fato o livro pode ter muito clichê o que é normal em um YA sobrenatural de romance, mas a perspicácia da autora em criar algo completamente novo foi o que mais me agradou. Como explicar sem dar spoiler? Ele é um imortal, que tem como missão salvar as pessoas. Pronto. O resto do que ele é eu deixo para vocês descobrirem lendo livro, mas garanto que não vão se arrepender.

Outro ponto positivo do livro é que Kate é completamente comum (até agora), nenhuma coisa misteriosa paira sua vida, nenhum dom, nadinha. Isso é positivo, pois mostra que podemos ser nós mesmos e mesmo assim conquistar o “amor de nossas vidas”. Achei uma mensagem positiva esse aspecto e quis compartilhar.

“O que tinha de errado comigo? Eu deveria correr para longe dele, o mais rápido que pudesse, e não em direção a seus braços.”

Os coadjuvantes dessa história são bem legais também, dos avós da Kate até os amigos do Vincent, todos tem seus momentos. Mas o destaque vai para Jules e a irmã da Kate, adorei a forma como essa amizade entre as irmãs foi construída, além de uma relação de muito amor e amizade existe uma ancora forte com a parte normal da vida da protagonista que deixa as coisas mais leves e comum. Já Jules é de um bom humor maravilhoso, solta várias piadinhas e aceita o romance dos protagonistas de boa, algumas vezes fiquei receosa da autora colocar um triângulo amoroso com ele, o que ia ser “u-ó”, mas felizmente ficou tudo na amizade mesmo.

O desenvolvimento do romance é um pouco lento, Kate sabe frustrar as pessoas, mas eu entendo suas incertezas e medos, mesmo assim me deu agonia. Fora isso foi tudo muito amorzinho, romântico e com bom humor, algumas tiradas engraçadas deixaram a narrativa leve. A leitura é rápida e flui muito bem (já disse que li em um dia?), não existem grandes mistérios, mas alguma coisa te puxa para a história a todo instante e o desfecho é bem legal e movimentado.

Enfim, eu gostei muito de ter realizado essa leitura, fez do meu feriado preguiçoso muito mais prazeroso e eu pretendo ler os próximos livros muito em breve. Fico na torcida para que os demais livros continuem me agradando tanto ou mais que esse primeiro. Para terminar eu espero que deem uma chance para Morra por Mim, pois é um livro muito amorzinho e merece ser mais conhecido.

Beijos



Nenhum comentário:

Postar um comentário