19/11/2012

[Resenha] Belle - Lesley Pearse




Sinopse: Londres, 1910. Belle, de 15 anos, viveu em um bordel em Seven Dials por toda sua vida, sem saber o que acontecia nos quartos do andar de cima. Mas sua inocência é estilhaçada quando vê o assassinato de uma das garotas e, depois, pega das ruas pelo assassino para ser vendida em Paris. Sem poder ser dona de seu próprio destino, Belle é forçada a cruzar o mundo até a sensual Nova Orleans onde ela atinge a maioridade e aprende a aproveitar a vida como cortesã. A saudade de casa e o conhecimento de que seu status como garota de ouro não durará muito a leva a sair de sua gaiola de ouro. Mas Belle percebe que escapar é mais difícil do que imaginou, pois sua vida inclui homens desesperados que imploram por sua atenção. Espirituosa e cheia de desenvoltura, ela tem uma longa e perigosa jornada pela frente. A coragem será suficiente para sustentá-la? Ela poderá voltar para sua família e amigos e encontrar uma chance para a felicidade!


Autora: Lesley Pearse
Editora: Novo Conceito
Paginas: 560
Classificação: 5/5 - Favorito

A história conta à vida de Belle que foi criada em um bordel, mais não tinha conhecimento do que acontecia nos andares de cima, até que um dia ela presencia o assassinato de uma das meninas do bordel e daí por diante sua vida muda completamente e não de uma maneira boa.

Pelo que eu pesquisei esse é o primeiro livro da autora Lesley Pearse e ela já começou com uma história difícil de ser contada. Belle é claramente um livro que deu trabalho, pois precisou de muita pesquisa e cuidado. A atenção aos detalhes da época fazem dessa história ousada e polêmica algo mais, que faz o leitor imergir nas páginas e viver todo o caos da vida da personagem.

A narrativa é feita por alguns pontos de vistas, ao mesmo tempo de acompanhamos Belle, temos noção como sua família está lidando com seu desaparecimento e como esse fato hediondo afeta a vida de cada um de maneira completamente diferente.

"(...) eles tiraram todas as coisas simples dela, o beijo de um namorado, seus sonhos de ter a loja de chapéus, de casar e ter filhos. Tudo apagado, nunca aconteceria, pois não haverá outro garoto como Jimmy cuidando dela daquele jeito especial mas inocente em que ele lhe disse que ela era a garota dos seus sonhos."


Belle é uma personagem muito interessante, se destaca por sua força e inteligência, além da determinação e esperança de voltar para casa e para a vida de que foi arrancada, Saber ler e escrever é o que difere Belle das outras garotas de programas, ela já começa um passo à frente já que naquela época não era muito comum as mulheres terem acesso à escola e instrução, ainda mais se tratando de uma classe tão desprivilegiada. Realmente é uma personagem que faz o melhor com o pouco que tem e não se deixa destruir pela vida que foi obrigada a levar, está sempre seguindo em frente, independentemente do quão ruim as coisas estão.

" - Se eu morasse em um palácio não seria obrigatoriamente uma rainha - ela respondeu com raiva. - É verdade que eu moro na Casa da Annie, mas não sou prostituta. Annie é minha mãe! - Jimmy, arrependido, com seus olhos escuros, fitou Belle firmemente."

Muita coisa acontece com a protagonista em seu caminho de volta para casa, mas o livro também marca pelo amor encontrado na narração de Mog, na determinação de Jimmy, Noah e Garth para encontrá-la e na maneira louca da Annie (mãe biológica) de se importar e demonstrar amor, enquanto os outros personagens se apegam na esperança, Annie demostra um desapego absurdo, ao mesmo tempo que demonstra muita preocupação. São personagens que ajudam a dar o contra ponto da história e deixam o livro com um tom mais esperançoso e acolhedor.

A história é muito bem escrita, tem um tom denso e carregado, mas em poucas partes passa desespero. Como eu disse a pesquisa de cenário fez toda a diferença na construção da narrativa e possível imaginar os lugares daquela época de tão bem descrito que a história é. Infelizmente eu demorei mais que o imaginado para concluir a história, seu ritmo lento ajudou nesse caso, mas confesso que li em um momento tumultuado da minha vida e isso interferiu bastante, de qualquer modo é lento e os acontecimentos mais “bombásticos” são narrados tão tranquilamente que não despertam as emoções como eu esperava.

É bom falar que a história traz a vida de uma prostituta como protagonismo e isso automaticamente rende cenas mais quentes, porém são trechos bem descritos e nada vulgar, se pega mais ao fato de como a personagem se sente do que em narrar o fato em si, mas existe algumas descrições, sendo assim é bom ficar ciente.

"É preciso ter coragem para perder a inocência."

Esse é um dos livros que eu mais gosto na vida, além de sua capa linda, nos brinda com uma história tocante, bem escrita e sensível. Amei cada minuto dessa leitura, mesmo quando quis puxar os cabelos de frustração. Recomendo de mais a leitura, vale muito a pena conhecer essa obra.

Beijos


Um comentário: