09/01/2013

[Resenha] Três Metros Acima do Céu - Federico Moccia



Sinopse: A paixão do mais improvável dos casais, Babi, uma patricinha de Roma, e Step, um motoqueiro bad boy, é a trama de Três Metros Acima do Céu, um romance que conquistou a juventude italiana, a ponto de, durante anos, circular em cópias xerocadas entre os leitores. Para viver o primeiro amor com toda sua intensidade, os protagonistas tentam se modificar, enquanto enfrentam a oposição da família da menina, o estranhamento dos amigos, as dificuldades de acertar o próprio relacionamento e de amadurecer.

Autor: Federico Moccia
Editora: Rocco
Páginas: 359
Classificação: 5/5

         O livro conta a história de dois adolescentes, uma patricinha que curte a vida com todas as medidas impostas pela alta sociedade e pela mãe que a trata com mãos de ferro e Step um menino violento, que só quer saber de beber, brigar, sexo e moto. Dois mundos tão diferentes que se encontram da maneira mais improvável, parece uma história repetida bem água com açúcar, mas não é bem assim. Federico Moccia consegue trazer uma verdade tão grande que no final do livro eu me achava intima dos personagens, a descrição de cada um, de cada sentimento, a forma como as coisas se transformam, o momento do auge desse amor até o fim da linha.

         Roma é o cenário escolhido para esse amor tão transformador, é tão bonito ver o modo como Step vai mudando ao longo do livro por Babi, mais sem deixar de ser ele mesmo e em contra ponto a Babi também vai se transformando, se libertando um pouco de toda pressão da sociedade sem perder o senso do certo e errado, creio que nesse livro o que mais me chama a atenção é exatamente o que um traz para o outro, pois por mais feliz e perfeita que fosse a vida deles faltava alguma coisa, no caso da Babi um pouco de liberdade tanto dos pais como dela mesma e ao Step calma e serenidade, dessa forma os dois se completam e evoluem.
No meio dos protagonistas, temos uma amiga louca que ajuda muito para esse amor dar certo e um amigo todo errado que assim como o nosso mocinho nada bonzinho rouba, bebe e se mete em milhões de brigas, mas a amizade é o sentimento que os unem, não é uma relação onde cabe julgamentos, eles estão sempre juntos e presentes uns para os outros.

         É um livro muito difícil de ser deixado de lado, eu me vi presa, torcendo a cada página e me imaginando voando pelas ruas da Itália na garupa da moto de um Bad boy. Tive muita curiosidade para ver como a Babi ia lidar com as diferenças e como tudo ia se desenrolar. 
Não sei dizer se é costume na Itália, mas a mãe da Babi tem uma mania irritante de bater na cara das meninas, achei tão feio e errado isso que me deu muito ódio da personagem já o pai que não faz nada, é mandado 24 horas por dia, não é possível alguém achar que essa família tem uma relação saudável.

“- Não se preocupe sei muito bem para onde ir. Ninguém vai nos incomodar. Já estivemos lá, é só querer. Babi olha para ele com os olhos cheios de esperança.- Onde?- Três Metros Acima do Céu, onde moram os namorados. “

        A narrativa é outro ponto importante de ser comentado, em alguns momentos temos o ponto de vista dos de outros personagens, passa pela Babi, Step, Rafaella (mãe), Claudio (pai), Daniela (irmã), Paolo (irmão do Step) e até do mecânico, isso tudo em primeira pessoa. Em paralelo com o romance no presente temos o passado do Step se revelando e se misturando com o presente, de uma forma bem harmoniosa e interessante.

       Para quem não sabe o livro ganhou uma adaptação cinematográfica, uma não, pelo que eu sei foram duas, espanhola e italiana. Aqui o filme tem o nome de Paixão sem limites, não me perguntem sobre esse título nada a ver. Enfim, eu já tinha assistido e já sabia o final e por mais chateada que eu tenha ficado com o final do filme, no livro a sensação foi bem mais intensa, pois lendo você está compartilhando os pensamentos e sentimentos dos personagens em primeira mão e é inevitável sofrer junto. No final a narrativa se divide unicamente entre Babi e Step e por mais que eu tenha sentido muita raiva dela, dá para entender sua motivação e sentimentos.

        Aqui fica a minha recomendação de leitura para vocês, pois eu gostei demais do livro e acredito que Federico Moccia merece mais visibilidade aqui no Brasil.

Beijos!!

Um comentário:

  1. Olá Thayza, tudo bom?

    Parece ser bem legal este livro, não conhecia não. :) Já fico imaginando um filme com este livro.

    Beijos,

    www.noivadoedgar.blogspot.com

    ResponderExcluir