02/12/2013

[Resenha] A Seleção - Kiera Cass



Sinopse: Nem todas as garotas querem ser princesas. America Singer, por exemplo, tem uma vida perfeitamente razoável, e se pudesse mudar alguma coisa nela desejaria ter um pouquinho mais de dinheiro e poder revelar seu namoro secreto. Um dia, America topa se inscrever na Seleção só para agradar a mãe, certa de que não será sorteada para participar da competição em que o príncipe escolherá sua futura esposa. Mas é claro que seu nome aparece na lista das Selecionadas, e depois disso sua vida nunca mais será a mesma...

Autora: Kiera Cass
Editora: Seguinte
Páginas: 368
Classificação: 4/5


Todo mundo tem um gênero preferido (isso é um fato), mas há um tempo eu fiquei muito interessada por distopia e foi assim que cheguei até A Seleção e percebi que independente do gênero escolhido eu gosto mesmo do bom e velho romance clichê e se você é assim como eu, vai amar a história criada pela Kiera Cass.

“É só mais uma história de amor que não deu certo. Não é longa, nem emocionante. Acredite.”


A Seleção é classificada como distopia e de certa forma eu não concordo com isso, pois faltam alguns elementos para que eu considere o mundo da Kiera como distópico.  A meu ver a autora não construiu um futuro, ela colocou a monarquia como forma de governo absoluto, vivendo em um sistema de castas e para terminar adicionou o sonho de 9 entre 10 meninas de ser uma princesa. Analisando friamente eu pouco vi distopia nessa historia a não ser pelo fato que alguns livros e hábitos do passado foram banidos da sociedade, a época da narrativa e a desigualdade social imposta pelas castas, tirando isso essa história poderia ter sido classificado como um romance. Eu atribuo as quatro estrelinhas de classificação a esse detalhe do gênero, pois para mim distopia requer um pouco mais de ação e uma trama política melhor elaborada.

 Illéa é um novo país construído devido à destruição dos EUA, vive em uma monarquia que emprega o sistema de castas (parecido com o que acontece na Índia) e “A Seleção” é um programa televisivo que escolhe a futura Rainha, que deve sair do povo sem se importar com a casta da candidata, ou seja, é a oportunidade de mudar de vida.

“Ainda não sabia o que queria, mas não podia me deixar levar pelo mais fácil ou por aquilo que os outros achavam certo. Só precisava de tempo até decidir o que era melhor para mim.”


O triângulo amoroso principal é composto por América que pertence à casta cinco, Aspen da casta seis e Maxon o príncipe de casta um. América é uma menina lindamente ruiva, ajuda a família em tudo, é uma talentosa musicista que gosta muito do que faz, além disso, tem uma personalidade forte e uma dificuldade notável de filtrar o que fala.  Aspen é um trabalhador que está sempre cuidando da família, pois é o único homem da casa, nunca reclama e sempre coloca os outros acima de si mesmo, isso sem falar que é lindo de morrer (segundo as descrições). Maxon por sua vez é um cara bonito, muito reservado e aparentemente frio, mais isso até que possamos ver a pessoa por trás do príncipe, ao longo da narrativa ele se mostra generoso, tímido e apaixonante. Confesso que é muito difícil não ficar inclinada pelo príncipe, já que Aspen faz uma cagada logo no começo, mesmo assim fiquei dividida.

Como vocês devem ter reparado a narrativa conta com o clichê triângulo amoroso, mas de alguma forma isso torna o livro mais interessante, pois geralmente optamos de cara por um personagem, só que nesse livro fica quase impossível não ficar em duvida, dessa forma é fácil entender a protagonista que fica a maior parte do tempo dividida entre a ideia de amor verdadeiro que sente por Aspen, enquanto sem perceber vai se apaixonando por um príncipe que ela pré-julgou muito mal. Para dar uma movimentada nessa historia temos as meninas que brigam pelo coração (ou coroa) do príncipe, algumas você gosta, outras você ignora e uma em especial você odeia, mais no final das contas não tem como não torcer pela América a menina é perfeita para o cargo, mesmo aqueles que torcem pelo Aspen devem ficar mexidos.

“Espero que encontre uma pessoa sem a qual não possa viver. E desejo que nunca precise saber como é tentar viver sem ela.”

Esse livro é ótimo para quem curte ROMANCE e tem quotes maravilhosos, sério é um melhor que o outro, por isso prometo postar alguns na minha conta do Pinterest, me segue lá que tem muita coisa legal.

A Seleção é o primeiro livro de uma trilogia que virou uma série composta de 5 livros, eu gostei bastante desse primeiro, então logo, logo trago para vocês as resenhas de “A Elite” e “ A Escolha” que eu já li e só estou esperando uma oportunidade para resenhar.

 Beijos!


2 comentários:

  1. Oi Thayza :)

    Eu tenho muita vontade de ler essa série mas irei esperar lançar o 3 volume aqui no Brasil para não ficar aguardando tanto. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Reality Show pra escolher uma princesa? Isso me lembra muito uma outra saga... rsrs
    Li muitas distopias esse ano, portanto acredito que estou quase uma expert no assunto. haha por esse motivo digo que, não importa sobre o que é série, em que se baseia a distopia, sempre vai ter um romance e hora ou outra, o romance vira triângulo amoroso.
    Alguns eu gosto, outros nem tanto. Mas, agora estou curiosa. Quero ver se vou ficar divida mesmo. rsrs


    Bjos
    entrereaiseutopias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir