26/11/2013

[Resenha] Jogos Vorazes - Suzanne Collins


Sinopse: Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota, de doze a dezoito anos, de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?


Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco 
Páginas: 397


         Onde eu estava com a cabeça que não li esse livro antes? o.O

Suzanne Collins criou uma das histórias mais incríveis que já li. Ação, emoção, romance, tudo junto e muito bem equilibrado.

Percebo que um livro é bom, quando depois de várias páginas lidas, deito pra dormir e não consigo pregar os olhos, porque ainda estou absorta no mundo daquelas páginas. Refletindo, avaliando cada detalhe, pensando nos personagens, que a cada página se tornam mais familiar, mais queridos ou, odiados. Sem contar a ansiedade, que vai me consumindo por mais e mais da história. E, apesar de não querer me separar ainda das personagens pessoas já tão íntimas, devoro o livro.

“Que a sorte esteja sempre a seu favor.”

Jogos Vorazes é narrado em primeira pessoa, pela protagonista, Katniss Everdeen. Uma jovem de 16 anos, que perdeu o pai aos 11 e desde então, passou a cuidar da irmã e da mãe. Katniss é uma caçadora muito habilidosa e sabe usar um arco e flecha como ninguém, além de corajosa e esperta. Ainda assim, quando Katniss se oferece como tributo voluntário, para poupar a irmã, nada poderia poderia prepará-la para o inferno que está prestes a viver.

A cada página, Jogos Vorazes se torna mais inquietante e envolvente. São crianças obrigadas a lutar até morte e toda vez que o som de um tiro de canhão, que anuncia quando um tributo morre, se ouve na arena, bate uma ansiedade: Quem será que foi?


"Levar as crianças de nossos distritos, forçá-las a se matar umas às outras enquanto todos nós assistimos pela televisão. Essa é amaneira encontrada pela Capital de nos lembrar de como estamos totalmente subjugados a ela.” 

É de roer as unhas. E apesar de um tema tão obscuro, o livro não se torna, em ponto algum, uma carnificina. Sendo até comovente em certos momentos. (Escorreu uma lágrima.)


Katniss é uma das personagens mais corajosas que já vi. A gente cresce ouvindo contos em que princesas frágeis são salvas por homens fortes e lindos. Aí quando crescemos somos bombardeados com vampiros do século XXI salvando garotas pálidas indefesas e chatas. E nesse cenário, Collins, lança uma mocinha forte, destemida que luta por si, que sabe se defender. Ela é a garota que salva o mocinho.

Jennifer Lawrence, apesar de ficar uma Katniss um tanto alta, encarnou muito bem a personagem. Sendo de certo modo muito fiel a personagem literária.

“Eu não estou autorizado a apostar, mas se eu pudesse, meu dinheiro estaria em você”

Peeta também conquistou meu afeto fácil. Mas, isso porque li o livro primeiro, ates de assistir a adaptação. Só pelo filme, acho difícil simpatizar totalmente com ele. Já que nas telonas o personagem não é bem explorado. Parecendo muito pretensioso. E no livro, ele é mais profundo, maduro, sensível e romântico. Gostei da escolha de Josh Hutcherson para o papel. Acho ele parecido com o Peeta mas, confesso que pra mim foi impossível olhar pra ele e não lembrar do garotinho que amava a Rosemary! rsrs

Apesar de ser uma adaptação muito boa, o filme não supera o livro. Muitos detalhes só podem ser percebidos e entendidos por quem leu.

“Eu me voluntario, eu me voluntario como tributo!”

Sinceramente, depois de assistir O lado bom da vida, fiquei mais chocada com a vitória de Lawrence no Oscar. Se ela tivesse levado a estatueta por interpretar Katniss Everdeen, teria sido mais justo.

Jogos Vorazes está no Top of mind das minhas leituras do ano. Estou ansiosíssima para terminar a trilogia e para a estreia de Em Chamas no cinema em novembro desse ano.

Gente, dessa vez não é uma recomendação, é um apelo: leiam esse livro. Não vão se arrepender. Garanto!


Nota: Esse livro foi resenhado pela Juliene em um projeto de resenha compartilhada. O post foi publicado originalmente dia 30/07/2013 e todos os direitos sobre ele pertencem a Juliene.


4 comentários:

  1. Amei o novo layout!
    Ficou top assim: clean. Além de estar mais fácil de navegar.
    Bjos
    entreraiseutopias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Juliene, vou acreditar em você hein. rsrs. Não sou muito fã de YA, mas já que é um apelo, vou tentar. Gostei muito da sua resenha. Me senti perdendo algo. Parabéns!!! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seguindo e curtindo!!!
      www.viagensinterliterariasalua.blogspot.com.br
      www.literaturaesquizofrenica.blogspot.com.br

      Excluir