31/01/2015

[Resenha] Stolen - Carta ao meu sequestrador - Lucy Christopher


Stolen


Sinopse: Gemma é uma adolescente normal esperando para pegar um voo no aeroporto de Bangkok com seus pais. Ao se afastar, conhece o charmoso e envolvente Ty, e nem imagina quais são suas reais intenções... Ele lhe oferece um café em que coloca algum tipo de droga. Confusa, ela é sequestrada e arrastada para o meio do deserto australiano. Ele a rouba para si, depois de anos a observando, e ainda espera que ela o ame. Os dias se passam e eles têm apenas um ao outro na imensidão vazia e escaldante do deserto, e Gemma começa a entender e conhecer Ty. É aí que os limites 

Autora: Lucy Christopher
Editora: ID
Páginas: 368
Classificação: 5/5



Acredito que esse é o livro mais confuso da minha vida, você não pode torcer tanto pelo vilão não é mesmo?

O livro é uma carta, narrado em primeira pessoa pela Gemma, uma menina de 16 anos que após uma briga com os pais no aeroporto de Bangkok, se afastou deles para tomar um café, onde ela se vê sendo observada por um rapaz de aparência muito atraente, que acaba lhe pagando um café e se senta com ela em uma mesa onde começam uma conversa aparentemente banal, até que tudo começa a ficar muito estranho.

“- Estou pensando nas estrelas. O que tem elas? Como tudo é eterno e passageiro ao mesmo tempo”.

Na carta Gemma conta sobre como os fatos ocorreram para ela, como ela se sentia em cada momento de seu confinamento, sobre tudo o que ela pensava durante seu sequestro. O fato do livro ser narrado em primeira pessoa deixa o leitor muito confuso, para vocês terem uma ideia eu pensava “será que eu estou me deixando influenciar?”,“Será que eu acho isso mesmo?” é bem conflitante está na cabeça de alguém que sofre de Síndrome de Estocolmo, pois de alguma forma você acaba se apaixonando sem querer.

Nota: Síndrome de Estocolmo é o nome dado a um estado psicológico particular em que uma pessoa, submetida a um tempo prolongado de intimidação, passa a ter simpatia e até mesmo sentimento de amor ou amizade perante o seu agressor. A síndrome de Estocolmo parte de uma necessidade, inicialmente inconsciente.

Ty é um personagem tão complexo que até agora ainda não sei se o conheço, não sei todas as nuances de sua personalidade perturbada, mesmo conhecendo sua história e sabendo que ele é sim um sequestrador, me pego sentindo pena dele e compaixão. Óbvio que o que ele fez foi hediondo e em qualquer outro contexto só provocaria repulsa e raiva, mas ele é tão cuidadoso, preocupado e apaixonante que por vezes acreditei que ele realmente estava salvando a Gemma, não existem agressões e abusos de nenhum tipo, tirando o cárcere privado. A verdade é que ele acredita tanto nisso que te faz acreditar junto, não é possível alguém mau querer tão bem a alguém, ou é?


“É difícil odiar uma pessoa depois que você a compreende”. 

No meio do livro me vi torcendo para que a história deles desse certo, que a Gemma se apaixonasse e que eles fossem felizes para sempre naquele paraíso deserto e sufocante, mas não foi como eu gostaria e o livro teve um fim que me deixou mais confusa ainda, pois o certo e o errado se misturaram e eu quis com todas as minhas forças que a Gemma tomasse a decisão errada e isso me deixou bem assustada comigo mesma e com a história que me prendeu de uma maneira assustadora, me tirou da zona de conforto e consequentemente me tirou o chão.

Eu continuo na esperança de um segundo livro, não me importa se uma continuação (eu já imaginei a história toda rs) ou apenas o ponto de vista do Ty, o que eu quero é compreender melhor tudo que se passou, quero entrar na cabeça dele e saber o que realmente pensa e sente e principalmente eu quero um pouco mais dessa loucura toda que mexeu tanto comigo.


“ As pessoas por quem sentimos afeto nem sempre são as que merecem”. 

O livro vale as cinco estrelas e vale também todas as minhas recomendações, leia e se deixe envolver por essa história tão confusa. Eu garanto que você não vai se decepcionar, amando ou odiando, Stolen vai mexer com seus pensamentos e sentimentos.


Eu vou ficando por aqui, espero que você siga minha recomendação e depois volte aqui para me contar o que achou do livro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário