18/04/2015

[Resenha] Trono de Vidro - Sarah J. Maas



Sinopse: Numa terra em que a magia foi banida e em que o rei governa com mão de ferro, uma assassina é chamada ao castelo. Ela vai, não para matar o rei, mas para conquistara sua própria liberdade. Se derrotar os vinte e três oponentes em competição, será libertada da prisão para servir a Coroa com o estatuto de campeão do rei - o assassino do rei. O seu nome é Celaena Sardothien. O príncipe herdeiro vai provocá-la. O capitão da Guarda vai protegê-la. Mas um halo maléfico vagueia no castelo de vidro - e está lá para matar. Quando os seus concorrentes começam a morrer um a um, a luta de Celaena pela liberdade torna-se numa luta pela sobrevivência e numa jornada inesperada para expor um mal antes de que este destrua o seu mundo.







Autora: Sarah J. Maas
Editora: Galera Record
Páginas: 392
Classificação: 5/5 - Favorito



O livro conta a história de Celaena Sardothien, uma jovem de 18 anos que é mandada para as minas de sal de Endovier, a fim de cumprir pena por ser uma famosa assassina. Celaena não teve uma vida fácil, viu seus pais morrerem, sua vida mudar completamente ao ser tomada sobre a proteção do rei dos assassinos, passou por treinamentos terríveis e durante anos, acompanhou o rei de Adarlan varrer reinos, fazendo escravos e sacrificar vidas como se não fosse nada. Após ser capturada em uma emboscada (planejada por quem?) sobrevivia aos trancos e barrancos em Endovier aguentando coisa muito pior que a morte. Porém sua sorte muda quando o príncipe de Adarlan chega para buscá-la. O rei está promovendo um campeonato para escolher um campeão que lhe servirá como o assassino real. Se ganhar ela precisa trabalhar por quatro anos e em troca Celaena terá sua liberdade, coisa que ela não pode se recusar, já que nem ela sobreviveria por mais um ano em Endovier. Durante o campeonato, terríveis e cruéis assassinatos começam a assolar os competidores e Celaena verá que existem coisas mais importantes do que vencer.

"Por que há algo que querem de mim, algo que querem tanto que vieram até aqui pessoalmente."

Por causa de sua história de vida achei que a personagem seria alguém mais fechado e cruel, mas não, por mais que ela tenha esse lado negro ela o mantém sob controle e sabe a hora certa de usar. Fora isso é uma menina meiga, engraçada, inteligente, linda, muito sarcástica e letal, o que torna muito difícil não se encantar e torcer por ela a cada segundo. Outra característica que ela tem é o senso de justiça incrível, sim ela matava para viver, mas enxerga a realidade e a tristeza do povo como se fosse sua própria, no começo ela luta por si mesma e por sua liberdade, mas com o tempo começa a lutar por algo maior, por um futuro melhor, não só para ela, mas também para o próximo.

Três personagens ajudam a compor a história, Dorian o príncipe, Chaol o capitão da guarda e Nehemia a princesa de Eyllwe. O príncipe a principio parece um cara mimado, um pouco arrogante e conquistador, mas com o passar do tempo se mostra completamente o oposto (tirando a parte do conquistador), Dorian é na verdade um personagem inteligente, justo, corajoso e apaixonante. Já Chaol é um capitão comprometido com seu dever e que coloca a vida do príncipe e também amigo no topo de sua lista de preocupações, ele é muito corajoso e mesmo que tente não ser é muito gentil e com o andar da narrativa começa a perder a aversão e medo que sente da assassina, o que os tornas bons amigos que se respeitam e se entendem. A princesa não tem tanta participação nesse livro, mas estou falando dela logo porque a personagem me cativou com sua inteligência e amizade, sem perguntas, sem cobranças ela se torna a amiga que Celaena sempre sonhou e precisou e isso faz dela uma pessoa preciosa para a história.

" Bibliotecas estão cheias de ideias, talvez seja a mais poderosa e perigosa de todas as armas"

O livro no começo é um pouco arrastado, até eu me acostumar com o ritmo e a ambientação demorou uns capítulos, geralmente livros de fantasia tem esse ponto negativo, pois o autor PRECISA introduzir o leitor ao novo mundo e é necessário ser mais tranquilo e descritivo, mas não é nada que comprometa a história ou dificulte a leitura. A coisa fica mais movimentada e empolgante quando Celaena chega a Adarlan. Os treinamentos, as intrigas, a magia e as relações de amor e amizade foram os ingredientes escolhidos pela autora para manter o ritmo e forma a história e ela soube mesclar todos os acontecimentos muito bem. Depois que peguei o ritmo ficou impossível parar de ler, dormi tarde todos os dias até terminar o livro já que eu lia “só mais um capítulo” para saber o que ia acontecer.

“Eu posso sobreviver muito bem sozinha se me fornecerem o material de leitura adequado.”

Mas um ponto positivo é que Trono de Vidro pode agradar a todos os públicos, pois contém romance, ação, fantasia, reviravoltas e mistério, tudo apresentado em um mundo maravilhosamente criado pela autora. Vale lembrar que esse livro foi originalmente uma fanfic de Cinderela às avessas a autora pensou “E se a Cinderela fosse uma assassina?” e assim nasceu Celaena, maravilhosa, diva e absoluta do meu coração.


Espero que tenham gostado de saber minha opinião sobre um dos meus livros preferidos da vida, beijos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário