20/06/2015

[Resenha] Príncipe mecânico - Cassandra Clare


Sinopse: Tessa Gray não está sonhando. Nada do que aconteceu desde que saiu de Nova York para Londres ser sequestrada pelas Irmãs Sombrias, perseguida por um exército mecânico, ser traída pelo próprio irmão e se apaixonar pela pessoa errada foi fruto de sua imaginação. Mas talvez Tessa Gray, como ela mesma se reconhece, nem sequer exista. O Magistrado garante que ela não passa de uma invenção. Para entender o próprio passado e ter alguma chance de projetar seu futuro, primeiro Tessa precisa entender quem criou Axel Mortmain, também conhecido como Príncipe Mecânico.

Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Páginas: 406
Classificação: 5/5 - Favorito


Dica: Leia a trilogia As Peças Infernais antes de ler Cidade do Fogo Celestial último livro da saga Os Instrumentos Mortais, pois as histórias se cruzam e você vai encontrar spoiler da trilogia no último volume da série.


Eu acredito que alguns autores sofrem com o mal da continuação, você não sabe o que é isso? O mal da continuação (seja o nome que você der) é quando o primeiro livro de uma serie é maravilhoso e no segundo os padrões caem drasticamente e no fim temos uma continuação entre média e ruim, o mal da continuação tem acontecido com menos frequência (graças a Deus) e tenho a felicidade de dizer que Cassandra Clare está longe de sofrer dele, pois a série Peças Infernais está ganhando e partindo meu coração a cada livro.

Para você que não gosta de clichê e histórias previsíveis, talvez esse não seja o livro indicado, já que logo no primeiro livro temos a possibilidade de visualizar como será todo o enredo, porém isso não é um problema, já que o importante mesmo é saber como aconteceu e não propriamente dito o que aconteceu. Enfim, no final de Anjo mecânico Tessa está devastada por que Will partiu seu coração em mil pedacinhos e era de se esperar que ela se aproximasse do doce e gentil Jem, ela começa a olhar para o menino de forma diferente, mas o lance entre os dois não é algo instantâneo, a história deles é construída aos poucos, dando ao leitor tempo para se acostumar com o novo romance. Sinceramente, eu ainda torço pelo Will ainda mais agora que eu tenho certeza que existe alguma coisa por trás desse mau humor todo, pena que ele descobriu a solução tarde demais.

“A beleza de Jem não ardia como a de Will, em cores vivas e fogo reprimido, mas tinha sua perfeição muda e peculiar, o encanto da neve caindo contra um céu cinza-prateado.”

Uma coisa que me chamou muito a atenção nesse segundo livro foi à forma como a Cassandra introduziu problemas reais no mundo dos caçadores de sombras, a meu ver isso aproxima o leitor dos personagens, pois mesmo com todas as suas marcas e seu sangue de anjo eles ainda são “gente como a gente”. Se você reparar bem, Cassandra falou sobre as drogas e suas consequências de uma maneira muito sutil, ela não abordou apenas o que acontece com o dependente, como também o que acontece com as pessoas que o cercam, assim como, o sentimento e os pensamentos de cada lado da moeda. É muito difícil ver problemas reais em livros de fantasia, mas ela soube introduzir isso com maestria, não foi apenas as drogas que entraram nessa história, tem um pouco de feminismo, tem problemas familiar, tem relacionamento homo afetivo e tudo isso tratado de tal forma que se você não prestar a atenção pode nem se dar conta.

“Sinto-me como se estivesse dissolvendo, desaparecendo no nada, pois se não há ninguém no mundo que se importe com você, será que você sequer existe?”

Esse livro diferente de Anjo mecânico teve bem menos ação, teve poucas aparições das máquinas do Magistrado, mas quando elas apareceram foi incrível. O livro é mais focado no triângulo amoroso e na maldição e na busca por informações sobre o passado de Mortmain, já que conhecimento é poder. Infelizmente não descobrimos muito sobre a vida da Tessa, mas o que foi revelado é bem impactante. A história é cheia de reviravoltas e por conta disso, mesmo não tendo muita ação a narrativa não fica cansativa, quando eu pensava que já está esfriando vinha a Cassandra e mudava as coisas, soltava uma informação importante, revelava algum segredo, então eu ficava sempre esperando, tanto que devorei Príncipe mecânico em menos de uma semana.

"Você e eu somos o mesmo, Tessa. Nós vivemos e respiramos palavras."

Estou muito curiosa saber como essa história se desenrola, preciso saber o que a Tessa realmente é, preciso saber se estou certa quanto ao final do triângulo amoroso, preciso mais que tudo saber se Sophie terá seu final feliz com o príncipe encantado, enfim, eu estou morta de curiosidade e vou correr para começar Princesa mecânica, assim que eu terminar conto o que eu achei para vocês.

Obrigada pela visita e até a próxima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário