25/01/2016

[Resenha] Cidade das Almas Perdidas - Cassandra Clare





Sinopse: Quando Jace e Clary voltam a se encontrar, Clary fica horrorizada ao descobrir que a magia do demônio Lilith ligou Jace ao perverso Sebastian, e que Jace tornou-se um servo do mal. A Clave decide destruir Sebastian, mas não há nenhuma maneira de matar um sem destruir o outro. Mas Clary e seus amigos irão tentar mesmo assim. Ela está disposta a fazer qualquer coisa para salvar Jace, mas ela pode ainda confiar nele? Ou ele está realmente perdido?

Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Páginas: 434
Classificação: 4/5



Antes que você comece a ler essa resenha é minha obrigação dizer que foi impossível não ter spoiler dos livros anteriores, não é nada absurdo, mas é sempre bom avisar.

Cidade das almas perdidas começa algum tempinho depois do sumiço do nosso querido Jace, lá no telhado, lembram? Então, muita coisa acontece nesse meio tempo e esses acontecimentos são narrados pela Clary, entre eles estão o julgamento dela, já que Clary desrespeitou a lei quando fez seu pedido ao anjo lá em Cidade de Vidro, buscas incessantes por Sebastian e Jace e claro a Clave sendo a Clave inúmeras vezes (o povinho).  Quem já leu as resenhas anteriores sabe que eu não gostei tanto dos primeiros livros quanto a maioria, a série foi me ganhando aos pouquinhos e eu achei bem gostosa essa coisa de “ir me apaixonando aos poucos” já que geralmente me apaixono de cara e depois me decepciono ou não com a série/saga em questão, enfim, em CDAP eu subi mais um degrau nessa minha relação com Instrumentos Mortais, pois o livro tem um nível bem diferente do primeiro e eu reparei uma leve mudança na narrativa o que possivelmente seja pelo amadurecimento dos personagens.

“ Faria qualquer coisa para salva-lo, qualquer que fosse o preço, independente do que pudesse dever ao inferno ou ao céu, não faria?”

Nesse livro conhecemos melhor o irmão mais velho de Clary, Jonathan Morgenstern ou se preferir Sebastian, entendemos melhor como funciona o feitiço feito por Lility no livro anterior que tem o propósito de ligar Jace e Sebastian em uma única vida e conseguimos enxergar mais fundo a praticidade e frieza com que a Clave trata os seus, já que para eles não teria o mínimo problema se a morte do Sebastian fosse seguida pela de Jace, até tornaria as coisas mais fáceis.

Não vou mentir e dizer que li esse livro super-rápido, demorei para pegar o ritmo, mas depois que entrei no clima a leitura fluiu que foi uma beleza, Clary me deixou preocupada em algumas partes e os questionamentos dela me fizeram duvidar do que eu sabia que era mentira, mas também Cassandra escreveu essas mentiras com tanta verdade que qualquer um duvidaria por algum momento, mas quando foi necessário Clary mostrou o que realmente é, foi forte, destemida e partiu meu coração quando tomou uma das piores decisões de sua vida.

“Era tolice ter esperanças, ela sabia. Mas às vezes, a esperança é tudo que resta.”

Como sempre, Cassandra não deixou nada a desejar, explorou os lugares por onde os personagens passaram, transformou o Simon em alguém de quem eu passei a gosta (finalmente!!) e mostrou que o amor pode ser frágil como porcelana e isso tudo de maneira impecável. A realidade do mundo dos caçadores de sombras é tão absurda que por vezes me pergunto se eles realmente estão por aí, coisa que só aconteceu comigo duas vezes na vida, com Harry Potter e Matrix, por isso sou tão encantada, não com a história dos personagens em si, mas com todo o universo criado pela autora.

Assim como todos os livros anteriores esse livro é narrado em terceira pessoa, o que ajudou muito a termos uma visão clara de tudo que estava acontecendo, ficamos cientes de todos os detalhes dos acontecimentos e quando tudo se encontra não ficamos perdidos. A edição que eu tenho é a primeira, infelizmente essa minha capa não brilha (tristeza define), mesmo assim acho muito bonita, as folhas são amarelas com letras e espaçamento confortáveis o que ajuda na leitura.

“Escuridão demais pode matar, mas luz em demasiado, pode cegar.”

Enfim, se você está lendo essa resenha e já leu os livros anteriores, então o que posso dizer é “está acabando” se joga em Cidade das almas perdidas, se você está lendo essa resenha e ainda não leu todos os outros livros ou está na dúvida se continua ou não, eu digo que vale a pena, tenta mais um pouquinho que talvez você possa ser conquistado como eu fui.


Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário