25/06/2016

[Resenha] Convergente - Veronica Roth


Sinopse: A sociedade baseada em facções, na qual Tris Prior acreditara um dia, desmoronou destruída pela violência e por disputas de poder, marcada pela perda e pela traição. No poderoso desfecho da trilogia Divergente, de Veronica Roth, a jovem será posta diante de novos desafios e mais uma vez obrigada a fazer escolhas que exigem coragem, fidelidade, sacrifício e amor. Livro mais vendido pela Amazon no segmento infanto juvenil em 2013, Convergente chega ao Brasil em meio à expectativa pela estreia de Divergente nos cinemas, em abril. A série segue no topo na lista de bestsellers do The New York Times.

 

Autora: Veronica Roth 

Editora: Rocco

Páginas: 526

Classificação: 2/5


ATENÇÃO ESSA RESENHA CONTÉM SPOILER, toda parte com spoiler estará sinalizada. Lembre-se de não liberar spoiler nos comentários. Qualquer comentário que tenha spoiler será excluído.

 

Hoje vamos falar sobre o último livro da trilogia Divergente. Quero começar esse post falando que contar spoiler do fim do livro sem antes avisar as pessoas o que pretende fazer é muito feio e pode estraga a experiência para o amiguinho. Vejam bem, essa resenha tem spoiler mas eu faço de uma maneira que você pode ou não ler o que está escrito, no fim a escolha é sua e eu não estou lhe impondo nada, diferente de algumas páginas no Facebook que não se importam com esse pequeno detalhe, dito isso vamos ao que interessa.


“Me sinto como eu mesma, forte e fraca de uma vez, permitindo-me, ao menos por um tempo, ser as duas coisas”

 

Convergente começa alguns dias depois da grande revelação feita pela Tris em Insurgente, a cidade está um caos, está prestes a estourar outra guerra e tudo que a protagonista e seus amigos querem é fugir dali e descobrir o que há depois dos muros. O que eles não sabiam é que essa descoberta iria mudar suas vidas para sempre.

 

Quando comecei a ler Convergente eu já sabia o que ia acontecer, mas estava interessada em saber como ia acontecer e quais foram as ações que levaram aquele final. Confesso que o livro deixou muito a desejar, não apenas pelo final que foi ridículo e desnecessário. Acredito que a Veronica quis fazer o diferente e acabou por estragar algo que no princípio era muito bom, nitidamente a história se perdeu e mesmo que eu saiba que nem todos os finais são felizes, acho desnecessário usar de tal recurso DO NADA. Eles (todos os personagens) poderiam ter usado um pouco mais a parte cefálica em vez de sacrificar uma vida como se ela não significasse nada e assim como em Insurgente existe muito egoísmo maquiado de altruísmo nessa narrativa.

 

Contém Spoiler

Enfim, a autora desconstruiu todo um mundo e criou um novo como forma de explicar o porquê de tudo, transformou a humanidade em simples cobaias de um governo capitalista e manipulador e essa foi a parte que eu mais gostei na narrativa, pois achei interessante toda a desconstrução de uma coisa que já era certa e conhecida, achei interessante a forma como as pessoas de Chicago eram meros ratinhos de laboratórios, mas infelizmente as coisas boas sobre esse livro acabam por aqui. A narrativa tem um ritmo monótono, nada acontece por um om tempo, sinceramente é muita teoria para pouca ação e o "mistério" sobre a mãe da Tris ficou apenas na superfície o que me deixou bem irritada. A autora poderia ter trabalhado um pouco mais todas as novas informações que ela inseriu nesse livro, mas isso não aconteceu e de certa forma todo o mundo bem construído começou a ruir, faltou explorar a vida dos "sem facção" da realidade (entenderam?), faltou explorar um pouquinho mais do governo como um todo e não apenas um micro pedaço e principalmente faltou um final bem escrito, pois ficou uma lacuna gigantesca entre a parte do final e o epilogo.

 Fim do Spoiler


Não sei o que deu na Veronica para ela largar de mão os personagens dessa maneira, diferente dos  livros anteriores eu senti que principalmente o Tobias (Quatro) regrediu tanto em personalidade, quanto em maturidade, ele cometeu erros idiotas que o Quatro de Divergente nunca se permitiria e eu senti falta dessa personalidade forte dele. Sobre os outros personagens não tem muito para ser dito já que eles pouco aparecem e quando aparecem estão conversando sobre algo ou simplesmente estão amarrando os sapatos.


“Ser honesto não significa dizer tudo o que quer, quando quer. Significa que você escolhe dizer o certo” 


Para finalizar essa resenha gostaria de dizer "Que cena foi aquela do Tobias e da Tris sozinhos no quartinho?"  A autora tentou escrever uma cena minimamente romântica, mas acabou não rolando, pois pelo que pareceu foi feita de qualquer maneira apenas para dar aos fãs o que eles queriam.

 

Então é isso pessoal, Convergente não me agradou e não foi pelo final, na verdade foi por toda a construção falha que teve esse livro, além de eu ter esperando MUITA ação e ter recebido nenhuma em troca. Se você leu até Insurgente vá em frente e termine a trilogia, só lembre de guardar as expectativas na gaveta para não se decepcionar.

 

Eu vou ficando por aqui, obrigada pela visita e até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário