04/09/2018

[Resenha] Treze - FML Pepper




Sinopse: “TREZE, o romance repleto de ação e de reviravoltas onde por detrás dos mistérios de um número encontra-se o verdadeiro amor”.
Às vésperas de cometer o maior golpe de sua vida, a céticaRebeca vai a um parque de diversões decadente e se depara com uma enigmática cartomante que, contra a sua vontade, faz uma série de previsões bizarras sobre seu futuro. Para seu desespero, todas as nefastas previsões viriam a se concretizar e a arremessariam em um furacão de perdas e de derrotas. Quando sua vida chega ao fundo do poço, circunstâncias inesperadas lhe dão a chance de um recomeço e, querendo ou não, agora Rebeca não pode desprezar a última e mais perturbadora previsão da vidente: o número TREZE, ou melhor, o décimo terceiro namorado seria o homem que traria sua salvação. Longe dele, sua existência seria apenas caos e ruína. O que Rebeca jamais poderia imaginar, no entanto, é a que a cartomante camuflaria o predestinado atrás de charadas. Dois rapazes surgem em seu caminho e se encaixam perfeitamente nas pistas, mas apenas um deles será o grande amor da sua vida. É chegada a hora de decifrar o enigma do coração ou arriscar perder tudo para sempre.


Autora: FML Pepper
Editora: Galera Record
Páginas:406
Classificação: 4/5


Eu já conhecia a Pepper de outros carnavais (ops, livros) e já estava familiarizada com sua escrita na fantasia, então quando soube do lançamento de Treze fiquei muito curiosa, pois achei que viria ai mais fantasia nacional de alta qualidade. Agora, imaginem a minha surpresa quando eu descobri que na verdade o livro se tratava de um New Adult, bateu aquele receio, pois geralmente os autores se prendem muito a sua zona de conforto e quando vi que a Pepper ia sair da dela fiquei extremamente orgulhosa, curiosa e receosa. Então quando o livro apareceu no catálogo da Galera para solicitação de parceria não pensei duas vezes e cá estou eu para dividir com vocês minha experiência com essa leitura.

Eu comecei a leitura com calma, sem grandes expectativas e logo fui engolida pela história. De cara o livro já apresenta uma protagonista cética, com muita atitude e corajosa para caramba, Rebeca realmente me ganhou de primeira. Longe dali conhecemos Karl o cara vencedor, no auge de sua carreira de lutador de MMA que devido a um coração partido vê sua vida mudar completamente.

“ Onde há amor, há a dor e o medo”

A aura da história muda completamente quando conhecemos madame Nadeje a personagem é descrita como uma senhora vidente que trabalha em um parque de diversões caindo aos pedaços e em um encontro fora desse parque com a protagonista ela faz algumas previsões que Rebeca prefere ignorar, mas que ficam rondando sua cabeça e se tornam realidade, mudando assim seu destino. Confesso que achei madame Nadeje uma figura, graças a bienal do Rio onde vi a Pepper vestida como vidente não consegui desvincular as duas imagens, então por mais que a narrativa dissesse que se tratava de uma senhora misteriosa eu só conseguia enxergar a Pepper com seu sorriso e fazendo cara de mistério, mas isso não foi ruim para mim já que devido a essa assimilação eu achei a personagem mais cativante do que realmente é.

Mudando um pouco o foco da nossa resenha, quero dizer que escrever New Adult é complicado, ainda mais quando a narrativa puxa um pouco para outros lados que não o cotidiano e problemas comuns da universidade e da idade. A autora conseguiu escrever uma história envolvente, sexy (sem ser vulgar), com cenas de ação e emoção com bastante destreza provando que é possível sim sair da zona de conforto e entregar um bom trabalho.

Viva o milagre do amor a cada dia, hora e segundo. Não deixe para demonstrar seu carinho amanhã, faça-o hoje; se possível, agora. O futuro nem sempre chega, querida, e deixamos de saborear o que temos hoje em detrimento de algo que não sabemos se vivenciaremos amanhã.

Particularmente eu senti uma inspiração em outro new adult, nada gritante, na verdade eu nem posso afirmar que foi inspirado, só posso dizer que lembrou bastante e em algumas partes isso me deixou um pouco incomodada, mas logo consegui perceber que a história ia muito além disso. Talvez essa minha impressão se valha aos clichês do gênero, nada focado no trabalho da autora, mas vamos combinar que cada gênero tem seus clichês e aqui não foi diferente, nada que tenha me desagradado de fato, afinal eu adoro um bom clichê e a forma como eles foram desenvolvidos fizeram toda a diferença na narrativa e mesmo com as características do gênero e a tal inspiração, Treze tem personalidade própria e cumpre muito bem o seu papel.

Eu tenho algumas considerações a fazer, a primeira é que eu gostaria que as cenas com a Suzy (melhor amiga da Rebeca) fossem mais longas e recorrentes, eu entendo que o foco do livro era o romance e as previsões, mas a personagem tem tanto potencial que no fundo eu fico com uma esperança de um Spin-off sobre ela, não sei, mas a personagem me cativou muito, mesmo aparecendo tão pouco na narrativa. A segunda consideração é que eu achei que teriam mais cenas de ação e perseguição, isso foi uma impressão minha devido ao que eu sabia sobre a história e fiquei esperando por algo que não veio, mesmo assim o final do livro é maravilhoso, aquele BUM que esperamos acontece e quando acontece “ai meu coração” que coisa mais linda e bem escrita.

“Toque sua vida e ponha fé no futuro, cutucar o passado pode ser desolador.”

Sobre a pegada mística eu achei que a autora se perdeu um pouco no caminho, ela foi de um ponto a outro, ou seja, de misticismo a religiosidade sem de fato falar de religião, não sei explicar, mas eu esperava outra saída que não a entregue pela autora. Mesmo com essa pequena divergência de visão esse fato não altera em nada a evolução da história, nem desmerece todo o mistério envolvendo a narrativa. Pensando agora enquanto escrevo essa resenha até que vejo um fundamento, aquela frase “escreve certo por linhas tortas” faz bastante sentido quando se trata de Treze e principalmente da Rebeca, enfim vocês precisam ler para tirar suas próprias conclusões.

A narrativa é feita em primeira pessoa e alternada entre Rebeca e Karl, eu sei que não falei muito dele, mas eu prefiro que o personagem te ganhe mostrando todo seu potencial da forma como a autora escreveu, na verdade eu não saberia o que dizer além de “ele é maravilhoso” então vou deixar com a autora mesmo. A capa é linda de viver, a diagramação é simples, mas as letras e o espaçamento são bem confortáveis. As páginas amarelas e de boa qualidade mostram que a editora tem se preocupado bastante com nossos nacionais e dando a eles a qualidade que merecem.

“Eu acredito no resultado da ações, no que vejo, no que consigo tocar.”

Eu gostei muito do que encontrei, fiquei muito feliz com a leitura e por ver que nossa literatura tem ganhado mais espaço e só tende a crescer e mostrar que podemos ir da fantasia ao new adult de maneira maravilhosa e com muita qualidade. No mais fica aqui a minha recomendação, mas eu aconselho a separar um tempinho para essa leitura, pois quando começar não vai querer parar.

Beijos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário