01/11/2018

[Resenha] Momento errado - Giulliana Fischer Fatigatti


Sinopse: As vidas de Manuela e Leonel colidem nas escadas da faculdade, dando início a uma grande e diferente amizade. Ele faz pós graduação em Marketing e tem planos de se mudar para o exterior em pouco tempo. Ela está no sexto semestre de publicidade e propaganda e estagia em uma das maiores agências da cidade. Ele é cheio de metas. Ela, vive entre dois mundos, a vida real e o mundo fantástico. Ele já fez 30 anos e ainda busca sentido para a sua vida. Ela, apenas vive, sem se preocupar com o sentido. Ele é prático e lógico. Ela é dramaticamente romântica e sonhadora. Ele segura as palavras e controla sentimentos. Ela é intensa, não suporta fingir não sentir. Ele quer conhecer o mundo. Ela fez dele, o mundo dela. Ele possui um segredo. Ela não faz nem ideia. Ele diz que ela é a pessoa certa, só que na hora errada. E é nesse momento que ela passa a questionar se realmente existe a hora certa.

Autora: Giulliana Fischer Fatigatti
Editora: Callenda 
Páginas: 320
Classificação:  4/5



Nossa história começa quando Manuela e Leonel colidem nas escadas na faculdade e ela sente uma atração instantânea com um misto de irritação, logo após o “acidente” uma amiga avisa para Manu da fama de pegador do tal cara e isso liga um alarme de perigo na cabeça da nossa protagonista, acontece que atração é muito mais forte e eles acabam se encontrando e conversando várias e várias vezes, constroem uma amizade cinza que logo se transforma em uma colorida, o trato é simples “viver o momento” sem se envolver ou se apaixonar, mas não é tão simples e fica na cara que um dos dois vai sair muito machucado disso.

“Você é a pessoa certa no momento errado”.

A narrativa é em primeira pessoa pela visão da Manuela, uma menina que já foi muito machucada e evita se envolver profundamente com alguém, ela é tímida, tranquila, focada nos estudos e que tem dificuldade em expressar o que sente, sempre pondera muito antes de falar ou fazer alguma coisa. Já Leonel é o que é (será?), decidido, focado, mantem seus sentimentos e vida sobre um controle absurdo, mas ao mesmo tempo se joga na vida sem medo de errar. É difícil explicar a personalidade dele, pois é muito confuso durante todo o livro, ele é um cara complexo, frio e quente, envolvente, lindo e um pouco assustador, as nuances da personalidade fazem com que a Manu (e eu também porque sou dessas) queira se aproximar para desvendar todo o mistério e se afastar por medo de se machucar.

“E de repente, o mundo parece congelar. Como se nada mais importasse, tudo parece perder o sentido e ao mesmo tempo, nada parece tão certo quanto essa estranha sensação.”

            O livro em um primeiro momento parece bem clichê, mas vai muito além disso. Eu comecei achando que ia ser leve e que eu ia passar por essa leitura em uma constante, mas Giulliana acabou comigo, tudo que tinha para ser constante foi inconstante, eu comecei amando aquele clichê de romance começando, aquela coisa toda de LOVE, depois comecei a ter raiva. Nossa como eu odiei o Leonel por dar um passo para frente e dois para trás, quando eu achava que ele estava progredindo ele afastava a Manu sem dó, simplesmente cortava ela de sua vida e depois voltava como se nada tivesse acontecido, mas o que me deu mais raiva foi dela, Ok, eu entendo que quando nos apaixonamos ficamos idiotas, mas eu cansei de falar para ela seguir em frente, deixar ele para lá, ficar firme na decisão de acabar com o “não relacionamento”, ser forte e decidida, mas a bichinha não me escutava e sempre voltava a encontrar com ele, sempre e sempre. Já tinha passado pelas duas fases: amor e raiva, foi então que eu cheguei ao ponto do entendimento, afinal Leonel tinha seus motivos para ser o que era e eu me senti estupida por ter julgado tanto sem conhecer, e foi nesse ponto que eu aprendi a minha lição com esse livro, mas vou falar disso um pouco mais abaixo.

Uma coisa que me marcou nesse livro e eu preciso dividir com vocês foi o poder da música na vida dos protagonistas, eles têm uma trilha sonora e eu comecei a encaixar as que eu gosto na vida deles, baixei Drive do The Cars (eu nunca tinha ouvido falar) porque é a música oficial deles e combina muito, mas vamos voltar para as duas que me marcaram bastante, foram elas: Yes girl da Bea Miller e Eu, você o mar e ela do Luan Santana. Enfim, a primeira é para a fase “não te quero mais” da Manu e a segunda eu acho que tem tudo a ver com o que o Leonel vive com ela, leiam o livro, escutem as músicas e me digam se eu não tenho razão.

“Temos que sentir os sentimentos até o fim, sejam eles quais forem, seja dor ou paixão, amor ou nostalgia e eu só consigo me libertar deles se os sentir até o seu máximo.”


Enfim, Momento Errado foi uma bela surpresa, eu gostei muito da leitura, da forma como a Giulliana soube escrever personagens tão próximos da realidade, sem idealizar o amor ou o sexo, como ela soube mesclar carinho, desejo, amizade, companheirismo, decepção e tristeza de uma forma tão verdadeira e simples, sentimentos tão complexos e únicos que cabem todos juntos dentro de nós. Eu recomendo muito a leitura e acredito que vocês não vão se arrepender de se jogar nessa história.

Beijos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário