15/11/2019

[Resenha] Senhor das sombras - Cassandra Clare



Sinopse: A ensolarada Los Angeles pode ser um lugar sombrio na continuação de Dama da Meia-Noite, de Cassandra Clare. Emma Carstairs finalmente conseguiu vingar a morte dos pais e pensou que com isso estaria em paz. Mas se tem uma coisa que ela não encontrou foi tranquilidade. Dividida entre o amor que sente pelo seu parabatai Julian e a vontade de protegê-lo das graves consequências que um relacionamento entre os dois pode trazer, ela começa a namorar Mark Blackthorn, irmão de Julian. Mark, por sua vez, passou os últimos cinco anos preso no Reino das Fadas e não sabe se um dia voltará a ser o Caçador de Sombras que já foi. Como se não bastasse, as cortes das fadas estão em polvorosa. O Rei Unseelie está farto da Paz Fria e decidido a não mais ceder às exigências dos Nephlim. Presos entre as exigências das fadas e as leis da Clave, Emma, Julian e Mark devem encontrar um modo de proteger tudo aquilo que mais amam juntos e antes que seja tarde.

Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Páginas: 602
Classificação: 4/5


Senhor da sombras é o segundo livro da trilogia Os artifícios das trevas e trás em suas páginas uma pergunta muito interessante “até onde você iria para proteger quem ama?”

Para um livro “ponte” até que foi uma leitura muito boa, mas acredito que o excesso de informação e acontecimentos tenham retardado um pouco o ritmo da narrativa. O leitor não tem tempo de absorver uma informação completamente antes que outra já seja fornecida, isso acontece devido aos variados pontos de vista, cada um coletando uma informação e com seu próprio enredo e desenvolvimento, não me levem a mal eu amei cada um separadamente, mas junto é um turbilhão e fica um pouquinho difícil de processar tudo ao mesmo tempo.

“A ferida é o lugar onde a luz entra em você.”

O livro tem MUITOS pontos positivos, mas vou começar com a decepção do dia, não me levem a mal, eu amei a história da Diana, amei o romance que está desenrolando e seu destaque na narrativa, mostrando o quão incrível é a personagem, amorosa, forte, corajosa de uma maneira que não sei explicar e toda sua trajetória em busca de ser completa é tocante. Mas eu esperava mais do seu segredo, acho que eu criei mil situações e quando a verdade não foi nada perto do que eu imaginei fiquei com a sensação de “é isso?”, porém sei reconhecer que o momento da revelação é de uma honestidade tão crua que foi bem emocionante.

Emma e Julian fazem um casal fofo de mais, sofri com o sofrimento deles e me deleitei com as partes românticas, além do amor vemos aqui o quanto eles funcionam juntos em uma luta. Estou muito curiosa para saber qual a solução que a autora vai achar para a problemática do amor impossível dos dois, ela que lute porque eu quero um final feliz. Não é apenas de Emma e Jules que esse livro é feito meus amores, o que é essa relação Cristina x Mark X Kieran, é fofa e angustiante na mesma medida, será que teremos uma poli-amor? Eu apoio, seria uma mudança interessante. Para terminar esse paragrafo quero chamar MUITO a atenção para Livvy, Ty e Kit, esse trio me cativou muito, quando terminava a narrativa deles eu ficava em cólicas para voltar, a relação dos três é muito bonita, principalmente Ty e Kit, é muito verdadeiro e o entendimento do Kit com o autismo do Ty é eleva essa relação, arrisco dizer que a maioria de trechos de ação aconteceu com eles, pequenas partes, fortes acontecimentos.

“Pode partir meu coração - falou ele - Deixe-o em pedacinhos. Eu te dou permissão.”

Algo que não agradou alguns e me encheu os olhos foi a pegada política extremamente forte nesse livro, mostrando a polarização, o fanatismo e o poder do ódio. Parece sinceramente que Cassandra andou lendo os jornais brasileiros para se inspirar, porque foi surreal. Essa nuance política que flerta com a segunda guerra fez a narrativa ter um tom discursivo muito grande, sendo assim sobrou conversa e estratégia e faltou mais tiro, porrada e bomba. Eu acho que teve pouco combate, porém quando teve foi de tirar o ar, alucinantes e bem colocados.

“Quando uma decisão como essa é tomada por um governo, encoraja aqueles que já são preconceituosos a verbalizarem seus pensamentos mais profundos de ódio.”

Eu amo o universo criado pela Cassandra a autora sabe dar o tom certo para cada ponto de vista, porém eu odeio a autora por usar de um recurso chocante, porém triste e a meu ver (até agora) desnecessário. Não sei quais consequências os acontecimentos finais do livro terá no último volume, mas espero que seja bem coerente e que justifique esse soco no estômago que eu tomei com esse final. Um final que por sinal fugiu completamente do ritmo do livro, que até então veio em uma constante, movimentado, já que tanta informação é despejada no leitor, porém tranquilo em sua execução. Por isso, os últimos capítulos me pegaram de surpresa, passou voando de tão alucinante que foi e quando você termina com lágrimas nos olhos (ou chorando de soluçar) percebe que toda essa emoção que veio não durou nem 10 minutos de tão rápida que é a narrativa e como o leitor pega o embalo é impossível não devorar e ser devorado pelo final desse livro. 

“Morrer por um amigo não é tão difícil quanto encontrar um amigo pelo qual valha a pena morrer.”

Confesso que quase comecei Rainha do ar e da escuridão instantaneamente, mas como já estava com uma leitura engatilhada decidi recuperar o fôlego, mas pretendo começar a ler o próximo volume o mais breve possível. Espero que tenham curtido a resenha, obrigada pela companhia.

Beijos e até a próxima!

8 comentários:

  1. Amo livro com pegada politica. A gente respira política.. E gosto quando exploram isso. Não curto muito os livros da escritora, vou ser sincera. E como ele faz uma ponte na história,muitas vezes esse tipo de livro deixa a desejar,mas não foi o seu caso né? Gostou da leitura e isso que vale

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Eu ainda não li nenhum livro da autora, mas tenho muita curiosidade em conhecer as suas obras, espero poder ler em breve!
    Amei as suas considerações sobre a obra.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro livros que trazem universos fantásticos com trama politica, mas parei com Cassandra Clare lá atrás ainda na primeira série e sei que seus livros não funcionam pra mim.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Eu era louca para ler algo da Cassandra desde o lançamento do livros, porém assisti a série do Netflix e amei e minha amiga disse que talvez se eu ler vou perder todo amor que eu tinha. Aí acabei ficando meio assim se pegar qualquer livro dela para ler e também me falaram que a narrativa dela é muito detalhista e pude confirmar isso na sua resenha. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  5. Olá...
    Adorei conferir sua opinião sobre a obra e fiquei muito feliz que tenha curtido essa continuação! Sempre vejo excelentes comentários a respeito dos universos criados pela Cassandra e, é claro, sua resenha me animou em muito a ler o livro.

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho muitíssima vontade de ler os livros da Cassandra. Gostaria de ler todas as séries. Sei que é um universo incrível. Quem sabe 2020 as coisas se encaixam e eu consigo começar.

    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem? Eu sou suspeita porque amo os livros da Cassandra, mas essa trilogia é meu xodó. Esse livro é mais lento mesmo, mas as críticas políticas bem fortes que a autora inseriu fizeram com que eu amasse essa leitura. O livro traz críticas ao governo Trump, mas infelizmente se aplicam ao cenário atual no Brasil também. O final foi muito chocante para mim, mas não achei desnecessário e tem impacto direto no terceiro livro.
    Adorei a resenha e espero que você goste do próximo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Eu não li nada ainda da escritora,mas pretendo ler, pois ela parece que escreve muito bem, esse livro que postou chamou demais minha atenção, deve ser uma história e tanto. Excelente dica.

    ResponderExcluir