20/11/2021

[Resenha] Liberta-me - Tahereh Mafi

 Sinopse: Após escapar do Restabelecimento e encontrar a sede da resistência rebelde um lugar para pessoas com dons, como ela, Juliette enfim se sente livre… livre do plano de ser usada como arma e livre para amar. Mas ela nunca estará livre de seu toque letal. Nem da guerra que se aproxima. Assombrada pelo passado e aterrorizada com o futuro, ela sabe que precisa tomar decisões capazes de mudar sua vida, entre o que quer e o que acredita ser correto. Decisões que podem envolver escolhas entre seu coração e a vida de alguém.  

 

AutoraTahereh Mafi 

Editora: Universo dos livros 

Páginas: 448 

Classificação: 4/5 

 

Olá povo lindo! 


    Como bem visto no título dessa resenha, hoje vamos conversar sobre o segundo livro da série Estilhaça-me. Eu prometi para mim mesma que ia terminar esse ano pelo menos a trilogia principal e estou cumprindo, quanto aos demais livros só o tempo dirá. 


“Por aqui, a vida não é o que eu esperava.” 


    Liberta-me começa onde estilhaça-me terminou, somos apresentados de cara ao ponto ômega, um local criado para ser um refúgio seguro para aqueles que tenham poderes especiais como nossa Juliette, mas essa base é mais que isso, sendo assim estamos falando de uma resistência. Esse ponto da narrativa foi trabalhado no limite entre o raso e o profundo, a trama política é o que movimenta a trama trazendo momentos de ação, além de ser um contra ponto bem vindo de todo drama pessoal da protagonista.  

 

    É meio complicado colocar meus pensamentos em palavras, acho que estou meio Juliette hoje. Por falar na protagonista a menina quase me levou ao limite no primeiro livro e algumas daquelas características continuam, o que mudou foi minha percepção dessas características, hoje consigo enxergar a fragilidade da mente dela, ter mais empatia e entender o que é ter um turbilhão na sua mente sem uma válvula de escape. Mas Juliette evoluiu muito nesse livro, só posso adiantar que autoconhecimento é tudo. 


"Meu novo mundo é gravado em bronze, selado em prata, afogado no cheiro de pedra e aço.” 
 

    Alguns personagens foram arrastados do primeiro livro e se encontram em Liberta-me em graus de participação diferentes, Adam é um que perdeu espaço (amém) e mesmo aparecendo pouco me irritou um bocado. Já Kenji ganhou lugar cativo no meu coração, que personagem bem construído com nuances maravilhosas, eu leria esse livro mil vezes só por ele.  
 

    Outros personagens foram introduzidos na história, porém por mais importantes que venham a se tornar e por mais interessantes que sejam tiveram um destaque mediano, então tirando Castel (o líder do ponto ômega) que é um personagem bem interessante e responsável por desvendar todo o mistério por trás dos poderes não tem muito que possa dizer sobre os habitantes desse lugar, mas eles prometem. 


“Se eu quisesse matá-lo, teria matado. Se quero ferir alguém, não preciso de muita coisa além das minhas duas mãos.” 


    Está faltando falar de alguém? Brincadeira. Separei esse espacinho para dizer que Warner é sem dúvida o melhor de todos, que personagem complexo e ao mesmo tempo simples de entender. Warner é profundo e verdadeiro, não existe espaço para meio termo com ele e essa intensidade rende muito para a narrativa. Quero falar e falar dele, mas algumas coisas precisam ser desvendadas.  


    Esse segundo livro possui uma narrativa bem mais fluida que o primeiro, não é um livro muito rápido, mas a dinâmica e os acontecimentos ocorrem de forma gradativa o que deixa tudo muito mais verossímil e confortável para o leitor. Liberta-me é de fato um livro de transição, mas não aquelas transições paradas e sem relevância, encaro esse livro como uma ponte e podemos perceber isso claramente conforme a história vai evoluindo. 


“Já começo a pensar que esperança é uma coisa perigosa, aterrorizante.” 
 

    Se um dia disse que não voltaria a ler essa história não me lembro, Juliette e seus amigos (e inimigos) me fizeram companhia por um tempo e foi uma experiencia bem agradável mesmo com seus furos. Então para aqueles que gostam desse tipo de leitura eu recomendo muito. Eu vou ficando por aqui, nos vemos em breve. 

 
 

Beijos e até a próxima. 


Essa leitura faz parte do projeto

Terminando série de livros      

3 comentários:

  1. Oi Thayza!

    Eu vejo muitas pessoas falando sobre essa série de livros mas a sinopse nunca me chamou a atenção, acho que não faz muito meu estilo HAHAHAHAHA
    Eu adorei saber sua opinião sobre esse livro e espero que os próximos da série sejam incriveis também!

    ResponderExcluir
  2. Oi Thayza!

    Eu já tive dos dois primeiros livros dessa série na minha estante, mas troquei por dois livros de terror no Skoob. Mesmo achando sua opinião muito bacana e com certeza, quem gosta do gênero deve ser um ótimo livro, mas eu não tenho vontade de ler essa série no momento. Caso eu mude de ideia eu leio em formato digital. Vou deixar para pegar outra dica literária na próxima visita.

    Bjos
    https://consumidoradehistorias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Adorei conhecer um pouco desse livro por aqui, já tinha visto ele rolando pela internet há bastante tempo, mas nunca parei para para ver do que se tratava, gostei muito das suas considerações me parece ser uma excelente história!

    ResponderExcluir