19/01/2022

[Resenha] Punk 57 - Penelope Douglas

 

SinopseMisha: Não posso deixar de sorrir com a letra da música em sua carta. Ela sente a minha falta. Na quinta série, minha professora organizou duplas com colegas de uma escola diferente. Pensando que eu era uma menina por causa do meu nome a outra professora me juntou com a sua aluna, Ryen. Minha professora acreditando que Ryen era um garoto concordou. Não demorou muito para descobrirmos o erro. E, em pouco tempo, estávamos discutindo sobre tudo. A melhor pizza para viagem. Android vs. iPhone. Se Eminem é ou não o melhor rapper de todos os tempos... E foi assim que começou. Nos sete anos seguintes, éramos só nós. Suas cartas são sempre escritas em papel preto com caneta prateada. Às vezes, recebo uma por semana ou três em um dia, mas eu preciso delas. Ela é a única que me mantém nos eixos, me acalma e aceita quem eu sou por inteiro. Nós só tínhamos três regras: nada de redes sociais, sem números de telefone e nenhuma fotografia. Nós tínhamos um lance bacana. Por que arruinar isso? Até eu deparar com uma foto de uma garota, online. Com o nome de Ryen, que ama a pizza do “Gallo” e idolatra seu iPhone. Quais eram as chances? 
Que se f*da. Preciso encontrá-la. Só não imaginava que odiaria o que descobri. 
 
Ryen: Ele não escreve há três meses. Algo não está certo. Ele morreu? Foi preso? Conhecendo Misha, nem um dos dois seria um exagero. Sem ele por perto, estou ficando maluca. Preciso saber que alguém está me ouvindo. A culpa é minha. Devia ter pedido seu número de telefone, foto ou algo assim. Ele podia ter sumido para sempre. Ou poderia estar bem debaixo do meu nariz, e eu nem sequer desconfiava. 

 
 

Autora: Penelope Douglas 

Editora: The Gift Box 

Páginas: 512 

Classificação: 3/5 


Olá povo lindo! 

 

Tudo certinho? Espero que sim. Hoje vamos conversar sobre o livro Punk 57 da Penelope Douglas. A primeira lição é ... se quiser curtir a leitura minimamente precisa deixar suas convicções do lado de fora, pois Penelope não escreve sobre temas fáceis e mesmo que tenha uma lição de moral no final (em alguns livros) nem tudo é aceitável no mundo real. 

  

Punk 57 nunca esteve no meu radar, mas minha irmã viu algo no Tik Tok sobre ele e acabou que decidimos ler juntas, eu terminei, ela? Hahaha. Já conhecia a autora antes, por isso já cheguei preparada para encontrar coisas que iam me incomodar durante a leitura, sei do estilo da Penelope e confesso que gosto, mesmo com minha consciência exigindo reparação a todo instante ela escreve de uma forma que me agrada e a narrativa fluida compensa os temas polêmicos.  
 

"Cada luz acesa, queimando dentro de cada casa que vejo quando olho para baixo do telhado tem uma história. Às vezes precisamos apenas mudar nossa perspectiva." 

 

A segunda lição é... Tem muitas partes eróticas em seus livros e aqui não foi diferente, mas eu percebi uma mudança drástica quanto a forma de entregar essas cenas, em Punk 57 é tudo mais bruto e carnal, sem cuidado, sem meias palavras, podendo até chocar alguns leitores com tamanha Explicitude. 

 

Nessa narrativa a autora levanta a questão de máscaras, todos nós em algum grau as usamos para sobreviver ao dia-a-dia, mas algumas delas, como a de Ryen são feias e feitas para auto preservação em um nível tão profundo que a própria protagonista não sabe onde começa e onde termina. Já Misha usa sua máscara com princípios um tanto nobres, mas ele não prevê o quanto isso pode afetar as outras pessoas e magoa-las no processo. Dos nossos dois mentirosos a melhor construção é do Misha, sua motivação é mais aceitável, enquanto a da Ryen não “desceu” muito bem. 


"Somos todos feios, Ryen. A única diferença é que alguns escondem a feiura e alguns a usam." 



Como eu já disse, gosto bastante dos livros da autora e mesmo que não tenha sido algo surpreendente eu gostei da leitura e pude aproveitar bons momentos de uma história fluida, um tanto rasa, mas bem interessante de certo modo. O desenvolvimento da história foi interessante de acompanhar, mesmo com os motivos rasos o romance "proibido" cheio de segredos prende a atenção, além de que mesmo sendo fútil os motivos iniciais da Ryen ver sua evolução e seu crescimento de forma abrupta, porém sólida foi um ponto mega positivo para a história.  

 

"Aprendi há muito tempo que você não precisa revelar tudo de si para as pessoas ao seu redor."  

 

Não posso dizer que é uma leitura imperdível, mas para quem está disposto a se aventurar no lado escuro da vida e para quem curte o gênero "dark romance" acredito que vale a pena conhecer. Em breve eu volto com outros livros dessa autora para vocês conhecerem.  

 

Beijos e até a próxima! 

2 comentários:

  1. Gosto quando o erotismo é tratado de forma brutal, seca na literatura, e sim, todos usamos máscaras sociais. Nunca li nada da autora, mas já coloquei na lista para conhecer seu trabalho ^^

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Não tenho experiência com dark romance, então não sei o que acharia sobre os temas envolvidos. Porém não vou negar que fiquei bem curiosa com sua resenha hahaha.

    ResponderExcluir