01/04/2013

[Resenha] Belo Desastre - Jamie Mcguire


Belo Desastre


Sinopse: Abby Abernathy é uma boa garota. Ela não bebe nem fala palavrão, e tem a quantidade apropriada de cardigãs no guarda-roupa. Abby acredita que seu passado sombrio está bem distante, mas, quando se muda para uma nova cidade com America, sua melhor amiga, para cursar a faculdade, seu recomeço é rapidamente ameaçado pelo bad boy da universidade. Travis Maddox, com seu abdômen definido e seus braços tatuados, é exatamente o que Abby precisa – e deseja – evitar. Ele passa as noites ganhando dinheiro em um clube da luta e os dias seduzindo as garotas da faculdade. Intrigado com a resistência de Abby ao seu charme, Travis a atrai com uma aposta. Se ele perder, terá que ficar sem sexo por um mês. Se ela perder, deverá morar no apartamento dele pelo mesmo período. Qualquer que seja o resultado da aposta, Travis nem imagina que finalmente encontrou uma adversária à altura. E é então que eles se envolvem em uma relação intensa e conturbada, que pode acabar levando-os à loucura. 


Autora: Jamie Mcguire
Editora: Verus
Paginas: 389
Classificação: 5/5 - Favorito

É muito difícil escrever sobre Belo Desastre, não apenas por ser um livro que eu gostei muito, mas também porque eu já li faz bastante tempo e algumas coisas que não me chamaram a atenção antes me vem à mente enquanto escrevo essa resenha e vou lembrando da história. Não adianta dizer que eu amei o livro, que Travis e Abby se tornaram um dos meus casais favoritos e que Mare e Shepley são os melhores amigos que alguém poderia ter, o livro é muito mais complexo que isso, o relacionamento do casal protagonista é muito mais complexo do que se enxerga em um primeiro momento.

“Eu sabia que havia algo em você que eu precisava. Acabou que não era algo em você. Era simplesmente você.”  

Esse foi o meu primeiro New Adult e foi com ele que eu descobri minha paixão por esse gênero. Jamie Mcguire conseguiu trazer para o meu mundo a melhor parte da palavra inconstância, a densidade do amor de Travis por Abby é de longe a coisa mais louca que eu já li na vida, o instinto super protetor dele para com ela, a forma como ela se esquiva, pois ele representa tudo do que ela quer fugir, mais o amor deles mesmo sufocante, marcado por inúmeras brigas, confusões  e términos é maior que tudo e é ai que entra a redenção e a maldição dos dois personagens, separados ele são personagens clichês e comuns, juntos são um furacão.

Quero que fique registrado que não é só de Travis e Abby que esse livro é feito, a autora elaborou os melhores amigos perfeitos, Mare é a amiga que todo mundo gostaria de ter, aquela que apoia, que enxerga o que está se passando antes mesmo de você se dar conta, que está do seu lado em qualquer situação, acho à coisa mais linda a amizade das duas é realmente aquele tipo de amizade que buscamos a vida toda e poucas pessoas tem a felicidade de encontrar. Do lado do Travis existe Shepley um primo preocupado, que sabe o momento de se manter a distância e o momento de estar perto, a relação deles é de muito mais que apenas primos, Shepey e Travis são irmãos e é nítido o amor que sentem um pelo outro.  Mare e Shepey formam um casal, não desculpe, eles formam o casal mais lindo que você respeita, se amam e se completam.

“Eles não me querem. Eles estão curiosos para saber por que você me quer. E, de qualquer forma, tenho dó de qualquer um que ache que tem alguma chance comigo. Estou completamente apaixonada por você.” 

Jamie foi muito feliz na criação dos personagens, ela soube dar personalidade para todos, personalidades distintas que fazem de cada um único o que em minha opinião passa mais verdade para a história. Travis tem uma personalidade inconstante e isso é o que dá movimento a trama, mas é fácil ver o menino doce e carinhoso que apenas quer encontrar a pessoa certa, amar e ser amado. Muitas pessoas focam muito no Travis e na sua mudança, lógico que ele é um ponto positivo considerável para história, afinal estamos falando de um Maddox não é mesmo? Mas quero falar mesmo é da Abby, uma protagonista que confunde um pouco, pois vive querendo ser uma coisa que no fundo não é, esse fato cria muitos problemas inclusive um triangulo amoroso que não era necessário (neh Abby?!). Mas eu consigo entender a personagem, o passado dela não foi dos mais fáceis, a autora não entra em muitos detalhes, mas é fácil perceber que ela carrega suas próprias cicatrizes e busca se proteger ao máximo para que a história não se repita. Abby é uma protagonista focada, com personalidade forte, muito inteligente e possui um pensamento lógico ímpar, mesmo assim é um pouco perdida, pois vive dividida entre dois lados de uma mesma Abby.

"- Eu queria que você e o Travis ficassem juntos logo, merda! Vocês são como um tornado! Quando estão felizes é tudo paz, amor e borboletas. Quando estão bravos, derrubam a droga do mundo inteiro com vocês! "

Por se tratar de um New Adult, o livro contém cenas de sexo, não é algo que faça parte constantemente do livro, isso não é um livro erótico gente é um romance que acompanha a vida de dois universitários que se amam e bem, uma coisa leva a outra e às vezes as coisas acabam na cama e isso é natural, acontece com todos e não adianta fingir que não. O livro também contém muitos palavrões, que é uma forma do personagem se expressar, concordo que não é educado, mas quem nunca disse um “merda” na vida que atire a primeira pedra. Enfim, li resenhas falando absurdo a respeito do que eu citei acima, então só queria alertar para que ninguém leia enganado.


           Antes de terminar, gostaria de falar do machismo que as pessoas acreditam que exista no livro, talvez você não concorde sobre o que eu vou dizer e fique à vontade para discordar nos comentários (tudo com educação, ok?), mas estamos em um momento que problematizar é legal, andam problematizando TUDO e existem coisas que eu acho besteira, SIM temos que falar a respeito, temos que pensar na coisa como um todo, mas precisamos parar de procurar chifre em cabeça de cavalo. Precisamos principalmente ponderar antes de expor nossas opiniões a respeito do trabalho de alguém, exemplo: o Travis tem uma personalidade explosiva, isso é quem ele é, o cara participa de lutas clandestinas e não leva desaforo para casa, mas será que isso faz dele uma má pessoa? Em minha opinião não, se analisarmos o Travis como individuo ele tem problemas de controle, mas se essa mesma analise for baseada apenas na relação dele com a Abby, fica fácil perceber que o personagem é uma boa pessoa, intenso, mas não o monstro que as pessoas andam pintando. Além do temperamento algo que pode vir a ser discutido são a devoção e dependência dele com a namorada, Travis a ama TANTO que seu maior objetivo na vida é que ela seja feliz, isso por vezes pode ser um pouco sufocante, mas aí vai da dinâmica de cada casal e cabe a eles impor os limites. O livro não expõe em nenhum momento um relacionamento abusivo, então parem de dizer isso só porque está na moda criticar. Travis é machista? Não, ele em nenhum momento se diz superior as mulheres, “mas olha como ele trata as outras meninas” então, sobre isso fica claro que elas sabem onde estão se metendo, não podemos tirar delas a responsabilidade da escolha, elas quiseram dormir com ele mesmo sabendo da fama, querem “salvar” ele? Talvez, mas isso é problema apenas delas. Sendo assim cheguei à conclusão que os pecados do Travis são simples, ele tem temperamento explosivo e é galinha (antes de conhecer a Abby) é isso.

Beijos 

5 comentários:

  1. INteresante a sinopse :)
    parece ser legal!!!!!!!!
    http://manguitarosa.blogspot.com.br/
    beijoos

    ResponderExcluir
  2. Nossa, jura que você gostou da Abby?? kkk Acho que é a primeira que escuto falar isso. Eu detestei a Abby, achei uma das protagonistas mais bobocas e chatas que já li. Em compensação amei demais a America!! E sem falar no Travis né?! Acho que não tem ninguém que não se apaixone por ele.. kkk Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  3. Noossa, perfeita essa resenha ... arrasou. Adorei a escrita, incrivelmente boa :D E quanto a Abby ? Tbm não sou fã dela... Faz doce, vai e volta, eu penso assim: quer? então quer ! Não quer ? Então não quer ! não da pra ficar em cima do muro... Mas o Travis... Ahhhh o Travis aushuashuash Deixa quieto ( amor a primeira lida ) *-*

    ResponderExcluir
  4. Oi, eu li o livro e também tenho resenha dele em meu blog.
    Gostei muito também, mas encontrei lados bons e maravilhosos e alguns mais ou menos durante a leitura. kkkkk

    Ah, gostei muito do blog.
    Beijão :)

    Camila- Ninho de Fogo

    ResponderExcluir
  5. KKKKK fiz o comentário e só depois percebi que estava na conta de meu marido....

    Bem, quem comentou fui eu, Camila! kkkkk
    Do blog: http://ninhodefogo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir