19/02/2018

[Resenha] Mais Escuro - E. L. James



Sinopse: O relacionamento quente e sensual de Anastasia Steele e Christian Grey chega ao fim com muitas acusações e sofrimento, mas Grey não consegue tirar Ana da cabeça. Determinado a reconquistá-la, ele tenta suprimir seus desejos mais obscuros e sua necessidade de controle absoluto, e disposto a amar Ana nos termos estabelecidos por ela. Mas os horrores de sua infância ainda o assombram, e, como se não bastasse, o chefe manipulador de Ana, Jack Hyde, claramente a quer. Será que o terapeuta e confidente de Grey, Dr. Flynn, poderá ajudá-lo a enfrentar seus demônios? Ou será que a possessividade de Elena, sua sedutora, e a devoção perturbada de Leila, sua ex-submissa, vão arrastá-lo para o passado? E se Christian vai reconquistar Ana, será que um homem tão sombrio e cheio de problemas espera mesmo mantê-la?

Autora: E. L. James
Editora: Intrínseca
Páginas: 496
Classificação: 3/5



            Esse livro nunca foi uma prioridade na minha lista de leitura, para ser BEM sincera não estava querendo ler, mas acabou que surgiu a oportunidade e ele entrou na frente de vários outros livros, o motivo? Curiosidade. Mais escuro conta a mesma história de Cinquenta Tons Mais Escuros só que pelos olhos do Grey, o primeiro livro também tem a versão com essa ponto de vista, mas eu não lembro muito bem dele para resenhar.

            Como eu já disse, o livro conta a mesma história de Cinquenta tons mais escuros, mas com pequenas mudanças, como por exemplo, acompanhar Christian no trabalho e ver como é seu dia a dia, ver o que acontece quando ele fica sozinho com a Leila ou sozinho em seu escritório. Achei interessante ver alguns acontecimentos por outra perspectiva, saber o que de fato aconteceu em alguns momentos e saber o que o Grey estava pensando e sentindo, já que o personagem sempre foi muito fechado.

            Quem acompanha o blog e já leu minha resenha de Cinquenta Tons sabe que eu não sou muito fã da história, mesmo assim me pego lendo os lançamentos, indo assistir a filmes no cinema e sempre dando uma nova chance para a autora. Um dia desses perguntei a uma amiga se eu era sadomasoquista por ler algo do qual não gosto e ela respondeu que eu preciso ler para falar mal, em parte concordo com ela, só posso fazer uma crítica a algo que conheço e é minha responsabilidade como blogueira e ser humano não sair julgando sem conhecer, mas por outro lado percebi que eu sinto esperanças na escrita da autora, sinto esperança dela desenvolver melhor o enredo, e a perspectiva do Grey tem muito potencial de exploração e pode nos proporcionar uma leitura no mínimo mediana.


“Você quer brincar? – pergunto, a voz suave e rouca. – Quero.”

            Como sempre fiquei um tanto decepcionada com a E. L. James, pois mais uma vez ela deixou a oportunidade de escrever um livro ótimo passar, como sempre ultrapassou a linha do sexy e algumas vezes me incomodou o tanto de cenas de sexo altamente descritivas que ela usou no livro, ok, é um livro erótico, mas ela abusa muito dessas cenas, a cada cinco passos sexo, um puta acontecimento, várias nuances e coisas para serem exploradas nesse novo ponto de vista e mesmo assim ela prefere escrever 70% do livro de cenas longas de sexo. Me senti incomodada de verdade com isso e olha que eu sou muito de boa com essas coisas.

            Mas como nem tudo foi ruim, devo ressaltar que é notório o amadurecimento na escrita da autora, o livro já não tem aquele ar de fanfic, alguns flashbacks foram de fato bem esclarecedores, mas ainda ficou tudo muito a margem, espero do fundo do coração que o último livro na visão de Grey explore melhor o passado dele já que tem uma ligação direta.

“Nós nos movemos na luz. Desaceleramos nas sombras. Paramos no escuro.”


            Viram como eu tenho esperanças na autora? É que eu vejo potencial, ela apenas deixa tudo muito raso e usa o sexo com solução para qualquer dilema o que fica cansativo, repetitivo e deixa minhas bochechas vermelhas.     

            Ignorando os pontos negativos da narrativa a história realmente teve uma evolução, os personagens, os diálogos, as cenas não sexo, foram até bem trabalhadas. Para dizer a verdade às cenas eróticas vista pelo ponto de vista masculino e um pouco pervertido do Christian também foram interessantes pela mudança de perceptiva, fiz uma descoberta que pode passar despercebido por vocês, mas não vou falar já que podem considerar spoiler.

            Ler ou não fica a cargo de cada um de vocês, mas garanto que é uma leitura rápida e que ajuda a passar o tempo, além de gerar um pouco de expectativas por certos acontecimentos e vê-los por outros olhos. Em comparação com a trilogia principal o nível desse livro está bem superior, então realmente deixo a cargo de cada um decidir quanto a leitura

Beijos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário