21/01/2019

[Resenha] Confesse - Colleen Hoover



Sinopse: Auburn Reed perdeu tudo que era importante para ela. Na luta para reconstruir a vida destruída, ela se mantém focada em seus objetivos e não pode cometer nenhum erro. Mas ao entrar num estúdio de arte em Dallas à procura de emprego, Auburn não esperava encontrar o enigmático Owen Gentry, que lhe desperta uma intensa atração. Pela primeira vez, Auburn se vê correndo riscos e deixa o coração falar mais alto, até descobrir que Owen está encobrindo um enorme segredo. A importância do passado do artista ameaça acabar com tudo que Auburn mais ama, e a única maneira de reconstituir sua vida é mantendo Owen afastado.

Autora: Colleen Hoover
Editora:  Galera Record
Páginas: 320
Classificação: 4/5


Primeira coisa que precisam saber é que Collen é referência no gênero que se propõe a escrever, ela levou o New Adult para um patamar completamente diferente, suas histórias mesmo contendo alguns clichês sempre surpreendem e trazem assuntos que não gostamos de falar (os famosos tabus) e a autora trata deles com muita delicadeza, inclusive esses assuntos são geralmente seus plost twister, é uma receitinha de bolo que dá muito certo e eu adoro. Dito isso quero que entendam que eu estava 50% com essa leitura, tinha muitas expectativas, mas uma resenha que li entregou muita coisa e a história não foi tão proveitosa por conta disso, sendo assim podem confiar que nessa resenha não terá spoiles, pois não quero estragar a leitura de ninguém e peço de antemão para os amigos blogueiros tomarem um pouco de cuidado com isso, realmente é importante e se tratando de um livro único é desnecessário entregar alguma coisa.

Confesse já começa dando um soco no estômago, diferente dos outros livros da autora que li esse começa com as emoções a flor da pele, já temos que lidar de cara com a despedida e o fim de algo bom. Foi de partir meu coração, não esperava já sentir tanto logo no início, mas é preciso lidar com o adeus antes de nos abrirmos para novas histórias e foi isso que eu senti com esse prólogo. 

“Às vezes nós não temos uma segunda chance. Às vezes as coisas simplesmente acabam.”

Você acredita em destino? Eu sim, e pelo visto Collen também, já que essa história pode ser considerada como destino, duas almas que se encontram e se conectam de uma maneira que acontecem poucas vezes na vida, sendo obrigadas a lutar para possam viver o que se está predestinado a ser vivido, foi lindo acompanhar a entrega dos personagens nessa jornada de reencontro de almas, achei lindo a forma leve como esse relacionamento é descrito, a força de um sentimento que não estava ali a um segundo atrás e do nada já se torna forte e inquebrável e para mim isso é destino e foi descrito com perfeição pela autora, eu pude sentir isso e espero que vocês possam sentir também.

Dois personagens que precisam encontrar a felicidade, Auburn que passou por um trauma que marcou toda sua vida aos 15 anos está agora vivendo uma vida infeliz, nunca sonhou nada para ela, pois todas as forças estão direcionadas para fazer outra pessoa feliz, mesmo que lhe custe tudo. Achei Auburn bem real, cheia de inseguranças reais, dores reais. Mesmo a personagem cedendo a coisas com as quais eu não concordo, não posso julgá-la, pois na realidade dela ceder talvez seja a única maneira de seguir, mas fiquei admirada pela sua força e pela luz que ela emana (palavras do Owen). Seu coração é sua maior arma e sua maior fraqueza e eu achei incrível a construção e a evolução dela do início ao fim, tomando decisões erradas, concertando, se questionando e se tornando alguém para ela e por ela. Já Owen é muito misterioso, ele solta uma coisa aqui e outra ali, precisamos tentar juntar as peças para entender o personagem, carismático, com um coração do tamanho do mundo e muito altruísta, capaz de abrir mão da própria felicidade para ajudar os outros. Ele é um artista e por muitas vezes sua arte fala por si, toda sua paixão, tristeza e frustração estão nas telas, mas quando ele se abre para o mundo só conseguimos enxergar beleza, uma beleza rara e muito necessária nos dias de hoje.

“Quero confessar a ela todas as coisas que venho guardando desde que ela apareceu na minha porta.”

            Confesse é narrada em primeira pessoa e dívida nos dois pontos de vista, mesmo assim por algum tempo os personagens nos deixam no escuro quanto aos seus segredos e alguns vão sendo liberados ao longo do livro, achei interessante essa forma de narrativa da autora é o primeiro dela que eu leio nesse formato e me agradou bastante, me deu um quadro claro dos acontecimentos e motivos por trás de cada decisão, mas como eu já disse as coisas vão sendo entregues aos poucos e foi ai que eu não gostei muito, senti falta daquele BUM digno de Collen Hoover, aquele momento em que perdemos o ar de tão bombástica que é a revelação (meu livro preferido dela é Um Caso Perdido, então quem leu sabe do que eu estou falando) e como eu já sabia de algumas coisas (lembram do spoiler?) foi pior, pois eu já sabia o que ia encontrar e isso diminuiu a expectativa para revelação e consequentemente não me impactou.

            Outra coisa que eu senti falta foi de uma explicação mais profunda dos protagonistas com seus respectivos núcleos familiares, a história do Owen até que fechou bem satisfatória, mas a da Auburn deixou um pouco a desejar, queria mais informações e interação dela com a personagem Lydia, queria saber os sentimentos e pensamentos dessa personagem em particular, esperei o livro todo por um confronto entre as duas e quando o momento chegou eu achei fraco, sem emoção, como pagar uma conta no banco, faltou explicações, gritaria ou qualquer reação mais explosiva, isso porque não estou falando do Trey, outro personagem que tinha tudo para ter um psicológico muito aproveitado e só ficou ali, sendo um pé no saco e muito babaca.

“Tenho medo de ouvir meu coração uma vez e nunca descobrir como ignorá-lo novamente.”

            Algumas coisas muito legais sobre esse livro são que as confissões citadas na narrativa são de pessoas reais que mandaram anonimamente par a autora. A edição segue a mesma linha dos outros livros publicados pela Galera Record o que eu agradeço, pois não destoa na estante, as letras são confortáveis, com páginas amarelas e de boa qualidade, mas o prêmio vai para as ilustrações no final do livro de alguns quadros do Owen, eu não esperava por aquilo e fiquei maravilhada, até quem não sabe nada de arte (eu me incluo) pode apreciar a beleza por trás das pinturas, realmente fiquei encantada com tamanho capricho.

           Essa é de fato uma história tocante, emotiva e que passa uma mensagem muito bonita de amor. A leitura é fluída e muito prazerosa, só não ganhou a nota máxima devido a minhas expectativas e que eu já li trabalhos melhores da autora, mesmo assim Confesse tem uma qualidade espetacular e pode vir a ser uma leitura muito proveitosa.

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário