27/01/2019

[Resesenha] Nunca olhe para dentro - Amanda Ághata Costa




Sinopse: Nem sempre a vida é colorida como um quadro ou suave como uma pincelada, às vezes é o contrário de tudo isso. Depois de perder os pais em um acidente de carro aos oito anos, a única coisa que Betina precisa fazer é encontrar o responsável por ter destruído sua família na noite que daria início à sua próspera carreira como pintora. Agora, longe dos pincéis e das paletas, ela está focada em terminar a primeira graduação e procurar na justiça um pouco de consolo para o caos que o seu passado ainda traz. Ao lado de seus amigos e sob o teto de uma tia que a detesta, ela perceberá de que cores as pessoas são feitas, e do quanto é realmente necessário olhar para dentro de tudo aquilo que a assombra, mesmo que para isso precise passar por uma inesperada decepção.

Autora: Amanda Ághta Costa
Editora: Qualis
Páginas: 482
Classificação: 5/5


Li as primeiras impressões desse livro antes do seu lançamento em 3/10/17, ao longo de um ano eu tentei voltar para a leitura, mas sem ter tempo fui adiando, até que abriu uma brecha e eu enfim consegui concluir a história da Betina.

Nunca olhe para dentro entregou mais do que eu esperava, não fazia ideia, nem mesmo já tendo lido as primeiras impressões que a história da Betina ia me deixar tão sem fôlego e cheia de cores diferentes ao longo da leitura. Não posso dizer que foi uma leitura fácil, por vezes tive que parar e respirar fundo, não sei explicar, mas essa história me fez mergulhar fundo nas emoções e senti-las de uma maneira que a muito tempo não acontecia durante uma leitura. Senti muita aflição com as coisas que acontecem com a personagem e a cada escolha “errada” eu me via mais ansiosa para que tudo chegasse a um desfecho merecidamente feliz.

'As atitudes não devem ser lembradas pelo rosto de quem as fez, e sim pelas próprias atitudes. Alguém me salvou, é tudo o que importa."

Antes de falar mais um pouco sobre a história, quero dizer que a Amanda tem o dom da escrita, é possível reparar em todo amor que ela coloca nas páginas e esse trabalho em particular merece muito reconhecimento. Além de muito talentosa a autora é uma simpatia só, tive a oportunidade de estar com ela duas vezes e sempre fui recepcionada com muito carinho. Espero encontrá-la mais vezes pelas bienais da vida e espero que nas próximas eu tenha que enfrentar uma fila enorme para conseguir um abraço, pois é merecido.

"Ontem eu fui. Anteontem também. Agora, eu acabei de ser."

Sendo bem sincera não sei apontar o centro dessa história, já que a princípio seria a descoberta de quem causou o acidente que matou os pais da personagem e isso de fato preenche as páginas e tem um final impressionante, mas ao longo da narrativa a autora colocou elementos e assuntos tão importantes quanto e dessa forma é difícil apontar apenas um como principal. Temos aqui violência doméstica, um tema de suma importância que foi tratado com segurança e empatia. A amizade e o poder que esse sentimento e relacionamento tem para vida de uma pessoa, amar sem julgamento, aceitar sem porém e apoiar acima de tudo. Temos o amor em toda sua glória vermelha, que é altruísta e insistente, tão apaixonante e tão verdadeiro que faz todos os outros meio opacos. Vemos aqui perdão, aceitação, busca pela justiça e principalmente a dor da perda, que acontece de maneiras diferentes para pessoas diferentes, mas não existe comparação, pois cada uma é única a sua maneira.

Procurei olhar essa história de uma maneira única, assim como é a protagonista e foi mágico. Fui feita de trouxa no desfecho e adorei, que reviravolta, ainda estou sem acreditar direito no que aconteceu para falar a verdade. Amanda apresentou pela perspectiva da Betina o amor pelas artes plásticas, a personagem tem a tendência de definir sentimentos por cores e isso é um ponto alto da história que nós faz ficar mais e mais envolvidos. Enfim, Betina tem adoração por cores e isso colore também a vida do leitor. Amanda fala de arte como um todo de uma maneira bem apaixonante, sem defender seu próprio tipo de arte, a escrita. Mas é notável a voz que ela dá para algo tão incompreendido como a pintura, já que buscamos sempre um significado quando na verdade só devemos sentir.

"As melhores lições são aquelas que não têm a menor pretensão de existir."

A verdade é que posso ficar por horas falando de Nunca olhe para dentro e mesmo assim não vou conseguir transmitir tudo o que a história tem, é impossível descrever o quanto eu amei esse livro, o que vocês precisam fazer e ler e se deixar encantar também. Fica aqui a minha indicação de leitura nacional da melhor qualidade que me deixou toda laranja.

Beijos


Nenhum comentário:

Postar um comentário