12/10/2019

[Resenha] O lado feio do amor - Colleen Hoover




Sinopse: Quando Tate Collins se muda para o apartamento de seu irmão, Corbin, a fim de se dedicar ao mestrado em enfermagem, não imaginava conhecer o lado feio do amor. Um relacionamento onde companheirismo e cumplicidade não são prioridades. E o sexo parece ser o único objetivo. Mas Miles Archer, piloto de avião, vizinho e melhor amigo de Corbin, sabe ser persuasivo... apesar da armadura emocional que usa para esconder um passado de dor. O que Miles e Tate sentem não é amor à primeira vista, mas uma atração incontrolável. Em pouco tempo não conseguem mais resistir e se entregam ao desejo. O rapaz impõe duas regras: sem perguntas sobre o passado e sem esperanças para o futuro. Será um relacionamento casual. Eles têm a sintonia perfeita. Tate prometeu não se apaixonar. Mas vai descobrir que nenhuma regra é capaz de controlar o amor e o desejo.


Autora: Colleen Hoover
Editora: Galera Record 
Páginas: 336
Classificação: 4/5    


Antes que eu comece a falar da história, quero comentar com vocês algo que pode parecer fútil, mas para mim não é, enfim “Que bosta fizeram com essa edição?” Desculpe Galera Record, mas essas folhas brancas são péssimas, parece que o livro nem pertence a editora de tão destoante que é de outras obras da mesma autora (isso porque nem entrei no assunto qualidade da capa). Particularmente folhas brancas me incomodam bastante, sendo assim eu precisei realizar a leitura em e-book mesmo possuindo o livro físico.

O lado feio do amor é o primeiro livro mais adulto da autora, foge da faixa etária explorada por ela desde então, aqui Colleen se aventura em um novo campo o que é corajoso já que se trata de uma autora consagrada. Vemos claramente ela engatinhar nessa nova proposta pela história com o desenvolvimento fraco, porém se tratando de uma “estreia” ocorrer algumas derrapadas é normal, mas não deixam de frustrar um pouquinho o leitor que esperava algo mais.

“E percebi… bem agora… que deus nos dá a parte feia para que possamos dar valor à parte bonita da vida.”

De uma coisa não posso reclamar, sua mensagem está alta e clara, mesmo que a mensagem demore a ser entregue completamente, quando vem é tocante e sensível. Não posso dizer exatamente do que se trata já que estragaria boa parte da história, mas posso garantir que assim que perceberem vão lembrar dessa resenha e entender do que eu estou falando.

A narrativa como um todo é bem linear, com uma escrita de qualidade, sem muitas mudanças de cenário o que faz a história se concentrar muito nos personagens, como eu já apontei o desenvolvimento é fraco, sem muitas evoluções por parte dos personagens e sem coadjuvantes notáveis a não ser claro o capitão.

“Se o passado e o futuro são proibidos, nos resta apenas o presente, e não faço ideia do que fazer no presente.”

Tenho a impressão que Tate já veio pronta, se trata de uma personagem segura de si, dona do seu nariz, que sabe o que quer e o que fazer para chegar lá. Mesmo que ao longo da narrativa seu coração balance e sua vida dê uma mexida Tate não perde o foco e não desvia do caminho que traçou para si e assim temos uma personagem consistente e constante sem muito espaço para o crescimento pessoal, porém ela não regride em nenhum momento e isso é muito notável, ainda mais quando estamos apaixonados.

Miles é que tem margem para crescimento pessoal, seu passado é uma prisão da qual ele não consegue se libertar e isso torna seu amadurecimento emocional bem lento e complicado, ele não consegue se conectar emocionalmente e também não é um desejo do personagem por muitas e muitas páginas e isso o torna alguém frio e distante. É ai que entra seu crescimento, é fascinante ver as pequenas mudanças e são nelas que o romance cativa de fato.

“Dói demais. Nunca soube que um coração podia suportar o peso do mundo inteiro.”

O ACONTECIMENTO dessa história é tocante de fato, mas não me alcançou como eu gostaria, cumpriu o papel de explicar o personagem e serviu para justificar algumas ações do mesmo, mas minhas expectativas com a autora são sempre tão elevadas que quando ela ME entrega algo menos que isso eu me sinto bem frustrada.

Algo positivo a ser pontuar é alteração da POV durante a narrativa o que possibilita ao leitor enxergar de todos os ângulos, os flashbacks foram algo positivo a medida que vão entregando o passado do Miles lentamente, aumentando a curiosidade e possibilitando do leitor fazer um balanço de quem ele era e do que se tornou.

” – Acho que se um homem vivenciasse o lado mais feio do amor, nunca mais iria querer senti-lo novamente.”

Enfim, Não é a melhor edição, nem a história mais brilhante, mesmo assim ainda é COH e merece ser lido. É uma pena que para mim será apenas mais um livro, porém será apenas mais um bom livro e isso já vale a experiência. Qual sua opinião sobre esse livro?

Beijos



5 comentários:

  1. Olá! Adorei a sinceridade na sua resenha, com críticas leves (e outras nem tão leves assim), mas sem perder o objetivo de passar ao leitor do blog a sua experiência. Confesso que fiquei com vontade de ler o livro, mas a sua resenha não é a primeira que me desanima. Também odeio quando a editora traz folhas brancas, ainda mais quando estamos acostumados a outra qualidade de impressão. A história em si me chamou a atenção, bem com a escrita fluida da autora, mas a falta de desenvolvimento e de mudanças de cenário me deixam um pouco desanimada. Vou pensar para saber se leio mais para frente. Beijos! Karla Samira

    ResponderExcluir
  2. Olá...
    Eu sou muito fã da CoHo, já li vários livros dela, incluindo esse. O LADO FEIO DO AMOR é um livro que me pegou de surpresa, fiquei chocada com "o acontecimento", por isso, esse livro se tornou muito especial pra mim.
    A única coisa que me incomodou foi as cenas quentes, acho totalmente desnecessário.
    BJO

    ResponderExcluir
  3. Oi, Thayza.
    Acho que eu poderia dizer que eu e a CoHo não falamos a mesma língua. Não sei o que acontece, mas não consigo me envolver de verdade com suas histórias... Sempre que eu termino de ler um livro dela eu penso: Ah, ok! Entendi... Mas não sinto aquela emoção profunda que vejo outras pessoas comentando que sentiram. Uma pena!!!
    E pena que você não achou esse livro tão bom quanto os outros!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  4. Olá!!!
    Acho que você é a primeira pessoa que diz que esse livro não é tão lá essas coisas e fiquei surpresa não minto, pois li já muitas resenhas elogiando esse livro.
    Eu apenas li um livro da CoHo e me apaixonei pela escrita da autora e tenho uma lista de livros dela para ler, mas agora sei que nesse livro não vou com tantas expectativas pra não me decepcionar.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Apesar de ser fã da COH, tenho que concordar com você, esse não é o melhor livro dela. A história não foi "a história", foi só mais uma. Muito bem escrita, por sinal, mas só mais uma. Não sei, faltou alguma coisa ali, algo que fizesse com que destacasse a história.

    Beijos.

    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir