28/10/2019

[Resenha] Corte de névoa e fúria - Sarah J. Maas


Olá!

Antes que comece essa resenha preciso avisar que contém spoiler de Cortes de espinhos e rosas (primeiro livro), existem coisas que precisam ser ditas, então eu recomendo que se você ainda não leu o primeiro livro volte uma casa e leia essa resenha (AQUI) se já leu ou não se importa continue.



Sinopse: Nessa continuação, a jovem humana que morreu nas garras de Amarantha, Feyre, assume seu lugar como Quebradora da Maldição e dona dos poderes de sete Grão-Feéricos. Seu coração, no entanto, permanece humano. Incapaz de esquecer o que sofreu para libertar o povo de Tamlin e o pacto firmado com Rhys, senhor da Corte Noturna. Mas, mesmo assim, ela se esforça para reconstruir o lar que criou na Corte Primaveril. Então por que é ao lado de Rhys que se sente mais plena? Peça-chave num jogo que desconhece, Feyre deve aprender rapidamente do que é capaz. Pois um antigo mal, muito pior que Amarantha, se agita no horizonte e ameaça o mundo de humanos e feéricos.

Autora: Sarah J. Maas
Editora: Galera Record
Páginas: 658
Classificação: 5/5 – Favorito


Achei de verdade que a Sarah não poderia me surpreender mais, porém fiquei embasbacada com esse livro, como um todo, porém o final foi de arrancar o coração do peito, perder todo o ar dos pulmões e ficar mais que ansiosa para concluir a trilogia, coisa que já está em andamento nesse momento, resumindo eu fiquei estatelada no chão de tão maravilhoso que foi que o final.

“- Às pessoas que olham para as estrelas e desejam, Rhys.-

Às estrelas que ouvem e aos sonhos que são atendidos.”


Nesse livro as fronteiras de Prythian se abrem e podemos contemplar outras cortes, conhecer mais da história, costumes e poderes que rondam essa terra. Toda essa viagem, histórias e descrições poderiam tornar a narrativa maçante, mas aqui o contrário acontece é eu me vi sugada para dentro do livro de tão envolvente que é, as vezes demorava uns segundos para me situar onde eu realmente estava, estou falando isso para vocês terem noção do tamanho da imersão em que fiquei e para que entendam quando eu digo que só pegava no livro quando realmente teria tempo para ler sem interrupções.

Quero falar, na verdade preciso falar dos personagens Freyre, Tamlin e Rhysand, como a Freyre é o ponto central da história foi fazer a análise dos três dentro do contexto da vida dela.


"Eu fiz aquilo por ele. Eu, com prazer, destruí a mim e a minha alma imortal. E agora tinha a eternidade para conviver com isso."

Freyre com Tamlin: Uma mulher dilacerada por suas escolhas, alguém que não sabe onde é seu lugar no novo mundo em que vive e não recebe apoio de ninguém a sua volta, nem mesmo seus ditos amigos (Lucian foi uma decepção). Foi angustiante passar pela vida dela na Corte Primaveril, o que muitas vezes ela chama de lar e procura enxergar beleza, eu chamo de prisão enfeitada. Ver a personagem se perder dentro de si, percebendo a cada instante que morreu para salvar um amor que a está destruindo foi doloroso. Eu só pedia a Mãe que a virada na vida dela não demorasse a acontecer e sendo bem sincera não demora, mas o pouco de tempo que leva para acontecer parecem 700 páginas de pura raiva e incredulidade de não ter enxergado todo o absurdo no primeiro livro.


"Estou pensando que eu era uma pessoa solitária e sem esperanças, e talvez tivesse me apaixonado pela primeira coisa que me mostrou um pingo de bondade e segurança. (...) E talvez isso desse certo para quem eu era antes. Talvez não dê certo para quem... o que sou agora."

Tamlin: Féerico/noivo/ homem abusivo, repugnante e egocêntrico. Sinto nojo real de um dia ter achado Tamlin um bom cara. Ter torcido por ele (eles) e ter defendido o merda que ele foi desde o primeiro livro e eu como boba não enxerguei até ter isso esfregado na minha cara, Tamlin é um covarde em todos os níveis da palavra.

Freyre com Rhysand: Uma mulher que tem um objetivo, sabe que seu lugar é onde ela quer, está disposta a lutar pela sua vida e pela a de muitos outros, feliz, viva e livre. Como foi bom ver a Freyre se curar, mesmo que não voltando a ser o que era, mas encontrando o melhor de si em seu momento atual. Fiquei empolgada com a nova percepção do mundo, feliz com suas interações sociais e seu crescimento como pessoa, mesmo quando ela dava um passo para trás acabava pegando impulso para pular vários metros à frente. Na Corte Noturna ela teve espaço, apoio e incentivo para levantar e prosseguir, sempre sendo ela mesma. E quando ela conhece o amor que liberta, cura e simplesmente é percebeu que enfim estava em casa.


"Quero que saiba que estou quebrada, e me curando, mas cada pedaço de meu coração pertence a você.”

Rhysand: Senhor da corte noturna, o mais poderoso de toda Prythian, ardiloso e cruel senhor que governa uma corte de pesadelos e crueldade, mas será mesmo que ele é tudo isso? Desde o primeiro livro eu já prestei atenção nele e aqui minhas suspeitas se provaram verdadeiras e a ponta de afeto que eu sentia pelo personagem virou admiração completa. Rhys é de fato um governante ardiloso, inteligente e calculista, pode ser cruel quando precisa, mas vai muito além disso e é delicioso ir descobrindo mais sobre ele ao longo das páginas.

Outros personagens são apresentados e foram instantaneamente abraçados por mim, Az, Mor, Cass e Amern são personagens maravilhosos, cheios de suas próprias histórias, que sabem ser amigos, familia e guerreiros, lutam um pelos outros e acima de tudo lutam por paz. Dei destaque para esses personagens pois morro de amores, mas outros também aparecem e dão sua contribuição para montar essa história incrível e cada um deles ainda promete muito, mesmo já tendo entregado tanto.


“Aquele era meu lar. Aquele era meu povo.Se eu morresse defendendo-os, defendendo aquele pequeno lugar no mundo onde a arte florescia...Então, que assim fosse.E me tornei escuridão, e sombra, e vento.”

Nesse livro aprendemos com Freyre que é possível nos reconstruir, que somos capazes de fazer tudo que quisermos, ser parte de um todo, só precisamos acreditar nisso e não ter medo das sombras e nem da luz, pois somos os dois. Rhysand mostra o custo do sacrifico, o amor além do sangue, lealdade e principalmente que nem tudo que parece é, precisamos conhecer antes de julgar. Tamlin mesmo sendo um bosta também passa uma lição de que o amor em quantidade absurda sufoca, o que era bom pode virar um veneno e que toda ação tem uma consequência.

Corte de névoa e fúria é um livro que passa por vários momentos, porém nunca fica parado ou entediante, tudo acontece, mesmo quando não está acontecendo nada demais. Trechos repleto de ação e demonstração de poder, diálogos impecáveis, engraçados e emotivos, descrições detalhadas e nada cansativas, lembrança vividas e uma carga de vida muito crua e tocante é encontrada nas páginas desse livro, mas principalmente encontramos aqui vários assuntos relevantes no mundo real, inseridos de forma direta, tocante e revoltante.


"Você é minha salvação, Feyre.”

Enfim, esse livro é mais que uma fantasia maravilhosa, tem muito que ensinar durante suas páginas, encontramos uma história completa, tocante e impossível de ser deixado por qualquer tempo que seja. Sarah realmente é maravilhosa, rainha soberana do meu coração, escritora majestosa de fantasia. Leiam esse livro, leiam essa série, leiam todos os livros dessa autora, eu garanto que não vão se arrepender.

Beijos


10 comentários:

  1. Eu já li Corte de Espinhos e Rosas e amei completamente. Amei tanto o primeiro livro e o casal formado por Feyre e Tamlin que este é justamente o principal motivo para eu não ter tido coragem de ler o segundo ainda. Já sei que a autora fará uma desconstrução dos personagens e das histórias deles, transformando o Tamlin em vilão. Não estou preparada para isso. Sou apaixonada pelo casal e não quero ver o Rhys, que eu odiei desde o primeiro instante, ocupar o lugar de mocinho.

    Ao contrário de você, eu senti uma antipatia pelo Rhys logo à primeira vista e vai ser muito duro para mim vê-lo conquistando tanto espaço e protagonismo no segundo livro. Por mim a história poderia ter terminado no volume um.

    ResponderExcluir
  2. Li o primeiro livro desta série e não achei que foi tudo o que falaram que era. Muita gente falou que esse livro aqui é o livor em que a autora conquista todo mundo para este universo, mas sinceramente, acho que isso deveria ter acontecido no primeiro livro porque não sinto a menor vontade de continuar a serie. Acho que não sou o público alvo deste gênero.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Só li o primeiro da série, me encantei com os personagens e em como a autora descrevia os lugares e as coisas em volta. Ainda não consegui pegar o segundo volume, mas pela sua resenha tem fortes emoções, estou curiosa em saber mais sobre o desenrolar do enredo e em como Freyre vai conduzir sua vida. Parabéns pela resenha estou curiosa em saber em como Tamlin se tornou o malvado da história, obrigado pela dica, bjs!

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem? Acho essa série tão linda. A editora fez um trabalho incrível. Uma capa mais linda do que a outra. Gosto de fantasia mas já faz um tempinho que não leio. Achei interessante essa sua análise sobre os relacionamentos e a personalidade dos personagens. Engraçado pensar que as vezes começamos a leitura torcendo por um personagem mas no decorrer da história percebemos o quanto eles mudam. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  5. Já li várias resenhas que falam que esse livro é o melhor da trilogia, mas confesso que a quantidade de páginas ainda me assusta. rs
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  6. Nunca li nenhum desses livros. Mas, faço parte de diversos grupos de leitura. Conheço desde pessoas aficionadas pelo livro e pela autora, e aqueles que não se deram tão bem com a leitura.
    Bom, não é minha praia. Mas, ótima resenha e dica para os fãs do gênero, né?
    Beijocas

    ResponderExcluir
  7. Oi, ainda não comecei a ler os livros mas acabei lendo a resenha toda assim mesmo, rsrs. Gostei de conferir um pouquinho do que rola nesse volume, bom saber que o livro mantém um bom ritmo e não fica entediante, acho isso super importante.

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bom?
    Como não li o livro anterior, li a resenha apenas por cima. Adorei saber que o livro trouxe uma mensagem bonita sobre reconstrução pessoal em meio a fantasia. Curti muito saber do dinamismo do livro, que não fica parado em nenhum momento. Isso só me animou ainda mais em começar a série.
    Adorei a resenha ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?

    Eu tenho vontade de conhecer a escrita da Sarah, mas me desanima por exemplo ler séries, no momento não estou nessa vibe. Gostei da sua resenha, parece ser uma leitura envolvente e dinâmica, isso é muito bom para prender a atenção do leitor.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Oiee.

    Mais uma serie para minha interminável e comprida lista de leitura, não sei nem se vou consegui termina antes de morre, mas vou na fé, eu li sua resenha e fiquei ainda mais curiosa para saber sobre essa serie, mesmo entendo quase nada e levando vários spoiler rsr.

    wwww.coisasdemineira.com

    ResponderExcluir