15/05/2020

[Resenha] Originais - Jennifer L. Armentrout



Sinopse: Daemon fará o que for preciso para ter a Katy de volta. Após a bem-sucedida, porém desastrosa, incursão a Mount Weather, ele está tendo que encarar o impensável. Katy foi capturada. Sua única meta agora é encontrá-la. Destruir qualquer um que se ponha em seu caminho? Com todo prazer. Incendiar o planeta inteiro para salvá-la? Moleza. Expor sua própria raça ao mundo? Sem problema. Tudo o que a Katy pode fazer é sobreviver. Cercada por inimigos, a única maneira que ela tem de sair dessa é se adaptando. Afinal, nem todas as facetas do Daedalus são totalmente malucas, embora os objetivos do grupo sejam assustadores e as verdades propagadas ainda mais perturbadoras. Quem é de fato o inimigo? O Daedalus? A humanidade? Ou os Luxen? Juntos, eles podem encarar o que vem pela frente. No entanto, a pior de todas as ameaças esteve escondida o tempo inteiro. Quando as verdades vierem à tona e as mentiras forem enfim desmascaradas, de que lado o Daemon e a Katy decidirão ficar? E será que eles conseguirão, pelo menos, continuar juntos?

Autora: Jennifer L. Armentrout
Editora: Valentina
Páginas: 384
Classificação: 4/5

            
            Olá!

            Hoje eu vou juntar o útil ao agradável, aproveitando que Original está no catálogo do Kindle Unlimited eu vou usar esse livro que está na minha meta de leitura para o projeto do mês. Como estou repetindo direto, não está fácil ler, então assim fica mais fácil para mim.

            Para quem já leu os outros livros ou conferiu as resenha anteriores, já sabe que a narrativa vem em uma crescente absurda, esse quarto livro se distancia tanto do primeiro que fica difícil ver a conexão entre eles. O primeiro é bem clichê adolescente com uma ideia “nova”, acaba de uma maneira ok, o segundo já tem um tom mais confuso beirando ao sombrio e termina com um grande meu Deus, o terceiro é a ponte entre o que a série foi para o que ela vai se tornar e terminou de uma maneira bem agoniante, mas nada me preparou para o final de Originais, só conseguia pensar “Jesus amado” e “o que está acontecendo”, ainda me encontro em choque.

“Ás vezes as palavras não tem valor. Elas podem ser poderosas, mas em algumas raras ocasiões, tal como agora, elas não significavam nada.”

            Aqui pode rolar um pequeno spoiler do livro anterior, se não leu, pule. Começamos Originais horas depois do final de Opala e Kat está com o Daedalus, enquanto Daemon está disposto a tudo para recuperar a namorada, essa passagem deles pelas instalações do governo é bem confusa e esclarecedora, de cara você pensa que eles são confiáveis, depois que estão mentindo, depois que são uns belos filhos de uma P***. Esse período explica por exemplo o que é o Luc que conhecemos no livro anterior, conhecemos um dos meus personagens preferidos introduzidos na história (?), temos todo uma “brincadeira” com a área 51 e claro que além de trechos fofos e de puro amor, temos tiro, porrada e bomba.

“Vou salvá-la nem que para isso precise incendiar o planeta inteiro”

            A autora deu para o leitor muita informação contraditória, então até o momento estou perdida, mesmo sabendo que uma parte do que foi dito é real, muitas outras coisas ainda são uma incógnita. Acredito que tudo deva ser deixado as claras em Opostos (último livro da série que pelo nome já me dá arrepio).

            A narrativa é feita no ponto de vista da Katy e do Daemon e essa mudança foi muito bem vinda e explorada, a conexão deles é surreal, ter acesso aos pensamentos do Daemon é divertido, melancólico e lindo. Ele tem tanta coisa maravilhosa por trás da fachada de arrogante irônico. Já Katy saiu completamente da zona humana e atravessou de fato a linha e mesmo que isso tenha mudado quem ela é, até onde está disposta a ir e tudo mais é reconfortante ver um pouco da Katy do primeiro livro, suas tiradas, suas preocupações e anseios simples, seu sarcasmo. A autora me assustou em alguns momentos, pensei que a bichinha ia quebrar, mas nossa protagonista é muito forte.

“Não espero uma vida normal. Só quero uma vida com você.”

            O romance está resolvido, eles se amam. Deveria parar por aqui certo? Errado, Jennifer consegue com maestria balancear a dose de amor no meio do caos. Muitos leitores criticam isso, mas eu acho que é natural você procurar conforto em momentos que está tudo errado, está tudo ruindo e você vai lá e tem minutos de normalidade, de segurança, amor e carinho. Então eu respeito essa escolha da autora e além de ser algo natural é muito engraçado as vezes, o que alivia a tensão do momento, ainda mantendo o livro em uma zona leve e divertida, mesmo quando o negócio está pegando fogo.

            Como eu previa temos o grande retorno de Dee e gente que saudade eu estava dessa personagem sendo ela mesma e não uma vaca. Agora, o que vai acontecer no futuro eu não sei, só sei que já shippo ela com certo alguém e vou dar piti se não for endgame, o mesmo vale para os outros casais que eu amo. Um adendo aqui rapidinho, estou muito curiosa sobre a mãe da Katy, mesmo ela não sendo regular, existe muita conexão entre as duas e com os últimos acontecimentos quero muito saber como será essa aproximação e aceitação por parte dela, acho e acredito de verdade que ela não será esquecida no churrasco no final do livro.

“É sempre depois que acontece algo, quando já é tarde demais, que você se dá conta do que devia ter dito ou feito.”

            Aqui falamos de sacrifício, perdas, perdão, família, amigos, confiança, ou seja, temos o essencial da vida. Perdemos personagens importantes, ganhamos personagens importantes. Originais é o início de um final que promete ser arrasador, Lux vem em uma crescente maravilhosa e eu estou com muita expectativa, com uma pitada de medo, espero de coração encontrar vocês no final dessa jornada, pois logo eu volto com a resenha do último livro. Então leiam e lembrem-se que a saga lux vai muito além do primeiro livro.

Beijos e até a próxima!


Essa leitura faz parte do projeto

#leituraunlimited


Nenhum comentário:

Postar um comentário