16/02/2021

[Filme] Mulan

 



Sinopse: Em Mulan, Hua Mulan (Liu Yifei) é a espirituosa e determinada filha mais velha de um honrado guerreiro. Quando o Imperador da China emite um decreto que um homem de cada família deve servir no exército imperial, Mulan decide tomar o lugar de seu pai, que está doente. Assumindo a identidade de Hua Jun, ela se disfarça de homem para combater os invasores que estão atacando sua nação, provando-se uma grande guerreira.

 

Gênero: Aventura, Família, Fantasia

Lançamento: 4 de Dezembro de 2020

Duração: 1 h e 55 min

Distribuidora: Disney+

 

 Olá, povo lindo!

 

            Hoje vamos conversar sobre um dos meus filmes preferidos da Disney. Talvez eu já tenha dito que a Bela é minha princesa preferida, mas como não considero Mulan uma princesa Disney ela tem lugar cativo no topo das minhas histórias preferidas. Eu assisto a animação até hoje, amo com todas as minhas forças e proporciona aquele quentinho no coração, mas hoje vamos falar da live-action produzida e distribuída pelo Disney+ já que a pandemia impossibilitou sua exibição nos cinemas.



            O filme em si é muito bom e de certa forma bem fiel a animação, mas se leva muito a sério e acaba perdendo o encanto e não convencendo. A história demora para entrar seu ritmo próprio, pois acredito que a Disney queria passar mais seriedade e respeito nessa live-action ao mesmo tempo que não queria perder a essência do original e não se pode ter as duas coisas, dessa forma o filme ficou perdido por um tempo até aceitar que o que eles queriam era impor um tom mais forte e respeitoso com a cultura chinesa. Outra coisa é que tentaram dar um sentido “místico” para a grandeza e habilidades da personagem, algo comum na cultura asiática, mas que não funcionou bem nesse filme.

 

            Mesmo com sua alta qualidade de produção, fotografia e figurino impecáveis faltou o elemento que amortece todo o drama e que ao meu ver faz muita diferença. As músicas seriam bem nostálgicas, mas não fazem tanta falta quanto ao Mushu e o grilinho que são o ponto alto da animação original. O Mushu foi retirado por ser um dragão, pois os mesmos são sagrados na china. De qualquer forma o “personagem” faz uma falta tremenda mudando totalmente o tom do filme.



            As cenas de ação são bem de filme chinês mesmo, com aqueles saltos e efeitos especiais um tanto exagerados, mas isso não é um problema, para falar a verdade acho que deu uma compensada na falta de humor da trama. Romance? Esqueçam, aqui você vai encontrar uma história totalmente diferente nesse quesito. Essa versão não tem o interesse em incluir uma história de amor, mesmo que pouco, aqui focamos na guerreira, na guerra e na honra. É basicamente isso, sem grandes diferenças, porém muito diferente do original, não sei se faz sentido comigo explicando, então eu recomendo que assistam ao filme para ficar mais claro o que eu quero dizer.

 


            Eu achei uma boa experiência, mas não tenho a mínima vontade de assistir novamente, sempre que eu quiser ver Mulan vou optar pela animação que faz mais meu estilo e tem um gostinho especial de nostalgia e aconchego. Eu vou ficando por aqui, obrigada pela visita.

 

Beijos e até a próxima!


2 comentários: