09/02/2021

[Resenha] O Visconde Que Me Amava - Julia Quinn


Sinopse: A temporada de bailes e festas de 1814 acaba de começar em Londres. Como de costume, as mães ambiciosas já estão ávidas por encontrar um marido adequado para suas filhas. Ao que tudo indica, o solteiro mais cobiçado do ano será Anthony Bridgerton, um visconde charmoso, elegante e muito rico que, contrariando as probabilidades, resolve dar um basta na rotina de libertino e arranjar uma noiva. Logo ele decide que Edwina Sheffield, a debutante mais linda da estação, é a candidata ideal. Mas, para levá-la ao altar, primeiro terá que convencer Kate, a irmã mais velha da jovem, de que merece se casar com ela. Não será uma tarefa fácil, porque Kate não acredita que ex-libertinos possam se transformar em bons maridos e não deixará Edwina cair nas garras dele. Enquanto faz de tudo para afastá-lo da irmã, Kate descobre que o visconde devasso é também um homem honesto e gentil. Ao mesmo tempo, Anthony começa a sonhar com ela, apesar de achá-la a criatura mais intrometida e irritante que já pisou nos salões de Londres. Aos poucos, os dois percebem que essa centelha de desejo pode ser mais do que uma simples atração.

 

Autora: Julia Quinn

Editora: Arqueiro

Páginas: 288

Classificação: 4/5


Olá, povo lindo!

 

Quem leu o post >> Prefácio 2021 << sabe que um dos projetos desse ano é o “lendo os Brighntons” que consiste em terminar de ler os livros escritos pela Julia Quinn. Li o primeiro livro ano passado, mas ainda não existia o projeto, mesmo assim se você quiser acompanhar é só clicar na tag ou escrever o nome do projeto na busca que está tudo organizado para facilitar a vida.  Dito isso, vamos a resenha.

 

            Vamos seguir com a leitura dessa família super numerosa, hoje vamos falar do Visconde Anthony Bridgerton, conhecemos Anthony no livro anterior como sendo o irmão super protetor da família, um cara que presa pela honra e bem estar dos irmãos. Nesse livro dedicado a ele conhecemos um lado até então escondido do leitor, Anthony é um libertino que pretende se “aposentar” e casar na temporada atual, mas nada tem a ver com amor ou solidão, ele precisa de um herdeiro e rápido, pois devido a um acontecimento passado ele tem certeza que morrerá em algum momento entre os 30 anos (se não me engano) e o relógio está correndo.

 

"Homens são criaturas contraditórias. A mente e o coração nunca estão de acordo."

 

Se de um lado temos um nobre em busca de uma esposa, do outro temos as irmãs Sheffield. Kate e Edwina tem uma relação muito bonita, são protetoras e companheiras. Edwina é a irmã escolhida por Anthony, considerada a mais bela da temporada e a salvação da família. Mas para que o (ex) libertino chegue na jovem ele terá que passar pela aprovação de Kate e a bichinha é osso duro de roer. Alguns podem pensar que ela barra a felicidade da irmã por inveja ou despeito, mas a verdade é que Kate mesmo sabendo que precisam de um bom casamento para ajudar a família visa sempre a felicidade da irmã. É nesse contexto que Anthony e Kate se conhecem travam um cabo de guerra para saber quem tem razão, mas eles não contavam com o destino interferindo em todos os planos feitos.

 

 “Tenho certeza de que pareço otimista demais, mas acho que deve haver algum grande plano na vida para cada um de nós.”

 

Vemos nesse livro de forma nada sutil, que desde sempre mulheres foram postas para competir entre si pela atenção dos homens e sempre existiu um padrão de beleza absurdo. Fica claro que o mundo acha que Kate tem inveja da beleza da irmã, quando na verdade elas se admiram absurdamente. Achei a crítica muito válida, pelo menos eu enxerguei como uma crítica ao padrão de beleza e a competição feminina, mesmo dentro da própria família.

 

"Foi assim que a senhorita formou sua opinião a meu respeito? A estimada Lady Whistledown. Eu deveria ter adivinhado."

 

É inegável que Julia Quinn escreve absurdamente bem, sua narrativa é cativante, envolvente e cheia de diálogos interessantes, junte isso a personagens bem construídos e com algumas nuances para termos uma problemática simples e pronto, temos um romance de época clichê perfeito. Além do que já foi dito ela consegue descreve cenários com perfeição sem que fique cansativo, porém o que eu mais amo nessa série é a gossip girl de época, mas conhecida como Lady Whistledown, eu fico muito curiosa para descobrir que está por trás da coluna de fofoca mais famosa de Londres, sério é muito intrigante.


Eu realizei a leitura bem rápido, o livro tem uma pegada de romance de banca só que mais sofisticado, é bem escrito, bem desenvolvido e conta com situações e personagens de segundo plano bem interessantes e que ajudam a complementar a história. Assim como aconteceu com o primeiro livro, não dei a nota máxima, pois mesmo sendo ótimo é algo com o qual já estou acostumada, ainda espero aquele algo a mais que vai me envolver e surpreender, porém essa receita linear é maravilhosa para passar o tempo e salvar de ressacas literárias, eu super recomendo a leitura.


"O amor não tem nada a ver com o medo de que tudo acabe, mas com encontrar alguém que o complete, que faça de você um ser humano melhor do que jamais sonhou ser.”

 

Eu vou ficando por aqui, espero que tenham gostado da resenha e que acompanhem o projeto. Eu vou seguindo para o terceiro livro, então vejo vocês em breve.

 

Beijos e até a próxima!

 

Essa leitura faz parte do projeto

Lendo os Bridgertons

Um comentário:

  1. Olá Thayza,

    Ainda não conheço a escrita da Julian Quinn, pois no momento não estou lendo romance de época. Mas gostei de saber a autora possui uma escrita cativante, por isso quando eu retornar as leituras do gênero, vou dar uma chance para essa série.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir